VAMOS ACABAR LOGO COM ISSO!!!

Palmeiras não pode se deixar levar pelo “já ganhou”, ainda que, de fato, já tenha ganhado. 

Internauta amigo: nunca fui bom de prever as coisas, principalmente as relacionadas ao futebol. Já tive certeza absoluta de títulos (Paulistão de 1986, Paulistão de 1989, Copa Mercosul de 2000) que se transformaram em verdadeiros traumas. Da mesma forma, cravei que passaríamos vergonha outras vezes (Copa dos Campeões de 2000, Copa do Brasil de 2012), e no fim o que vimos foi a festa alviverde. Porém, desta vez vou lhes adiantar algo que, tenho certeza, irá se concretizar: assim que matematicamente o Palmeiras obtiver o acesso à Série A de 2014, o rendimento do time cairá.

Isso é, até certo ponto, natural. Tem-se um objetivo à frente, montam-se estratégias e se dedicam tempo e esforços para atingi-lo e, quando ele se dá, pinta o relaxamento natural. E isso vale não apenas para o futebol, mas para todas as áreas de atuação. É próprio ao ser humano.

Gílson Kleina recolocará o Palmeiras na elite do futebol brasileiro em 2014, mas dificilmente terá seu contrato renovado

Entretanto, embora saibamos que já subimos, o fato é que ainda não subimos. Parece incoerente, bem sei, mas é verdade. Já subimos porque a diferença que estamos mantendo em relação ao clube que ocupa a 5ª colocação é sempre muito boa, seja ele qual for. Hoje, ela está em 15 pontos, e poderá subir ainda mais se vencermos o América/MG no difícil jogo deste sábado. Mas mesmo que ela caia um pouco, nem de longe irá nos preocupar.

O que me preocupa, isso sim, é a cabeça dos boleiros, quase sempre vazia de dar dó. De repente, uns dois ou três da nossa equipe podem pensar que, como o acesso é apenas uma questão de tempo, eles podem relaxar desde já – afinal, há outros correndo por eles. O problema é que este tipo de comportamento é contagioso – um não corre, o outro não se esforça, um terceiro tem preguiça, um quarto calça os chinelinhos… E por aí vai.

Isso não pode acontecer. Terminar a Série B na melhor colocação e com a melhor campanha possíveis não é apenas uma obrigação do Palmeiras, mas será também uma atitude inteligente dos nossos atletas. Afinal, quanto antes carimbarmos o nosso retorno, mais tempo nossos dirigentes terão para montar o grupo para aquele que promete ser o ano mais importante da história palmeirense. E quanto melhor jogarem nossos jogadores em 2013, maiores serão suas chances de integrarem o elenco em 2014.

Como se vê, manter o ritmo e acabar logo com esta história de Palmeiras na Série B será bom pra todo mundo,

10 Responses to VAMOS ACABAR LOGO COM ISSO!!!

  1. Para evitar acomodação é simples:
    Basta deixar claro que a campanha de 2013 será a base para a formação do elenco para o ano do centenário.
    Quem não mostrar postura, ambição, profissionalismo e espírito vencedor não fará parte do elenco em 2014.
    O ano de 2013 deve ser o processo de seleção para a próxima temporada.

    Caso esses jogadores não consigam vencer a série B estarão assinando sua própria carta de demissão, pois não mostrarão qualidade para ficar no Palmeiras.
    O atual elenco, no papel, é superior a todos os times da série B e a maioria dos times da série A. Poucos clubes no Brasil têm condição de ter jogadores com o perfil do elenco palmeirense e com seu respectivo custo.
    O que esse elenco precisa fazer é concretizar em campo o que o papel determina.
    Nesse ponto será fundamental o trabalho da diretoria, do Departamento de Futebol e da Comissão Técnica colocando ordem na casa.

  2. Epa. ‘Péraí’ amigo Márcio. Você mencionou a Copa Mercosul de 2000. Não foi aquela em que o Verdão foi escandalosamente roubado em pleno Parque Antártica? Aquela que o juizão inventou dois pênaltis pro Vasco quando nós estávamos ganhando de 3 a zero? Eu também fiquei decepcionado mas não com o nosso time e sim com o que aquele senhor do apito fez conosco. Abraço. Fernando.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Tadeu.

      De fato, os dois penais foram discutíveis, sobretudo o segundo, em Juninho Paulista.

      Mas, ainda assim, foi uma derrota vergonhosa. E sabe o que é pior? Ninguém, absolutamente ninguém, nem mesmo o técnico Marco Aurélio, foi responsabilizado.

      Abs.

  3. Robinson - Poços de Caldas

    Márcio,

    Realmente este é um efeito colateral que faz parte do ser humano, porém entra a habilidade do treinador em saber motivar, trabalhar mais do que nunca a cabeça dos jogadores afim de conseguir gerar motivação suficiente para não cairem no esmorecimento até o fim do campeonato.

    Abraços

    • Márcio Trevisan

      Robinson: vc tem razão, mas isso nos leva a um outro problema.

      Se eu sei, se você sabe, se todo mundo sabe que a permanência de Gílson kleina em 2014 é quase impossível, você acha que ele próprio não sabe?

      Então, é o tal negócio: se já conseguiu o principal objetivo da temporada, por que continuar inflamando a equipe se ele mesmo não deverá ficar?

      Complicado, né?

      Abs.

  4. Nós entendemos Marcio. mas será que os nossos boleiros entendem isso? Eis a questão.

  5. Ricardo Santo André

    Grande Márcio:
    Nenhuma ressalva. Excelente post.
    Um abraço alviverde, Ricardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>