MAIS DE MEIO CAMINHO ANDADO

Campanha do Palmeiras até aqui praticamente já garante time na elite no ano do centenário.

Quando ficou decretada a queda para a Série B, no ano passado, o título do meu texto foi: “Caiu. Mas subirá. E rápido.” Quando o escrevi, admito que o fiz com total tranquilidade, pois sabia que, por pior que viesse a ser o time a ser montado para este ano, seria quase impossível não obter o acesso de forma imediata.

Contudo, admito que não esperava que o retorno à divisão principal do futebol brasileiro fosse acontecer de forma tão tranquila e rápida. Sei que o amigo internauta, agora, pode pensar: ‘Calma, Trevisan, ainda não subimos…”, e é verdade. Mas também é verdade que nosso retorno é apenas uma questão de tempo e, como eu disse em 2012, de pouco tempo.

Se somarmos os pontos obtidos por todos os quartos colocados desde 2006, quando o torneio passou a ser disputado no sistema atual, veremos que, em média, foram precisos 63.2 pontos para começar a festa. Confira:

Muito em breve estaremos comemorando outra vez

2006 – América/RN: 61 pontos, 19 vitórias
2007 – Vitória/BA – 59 pontos, 18 vitórias
2008 – Barueri/SP – 63 pontos, 20 vitórias
2009 – Atlético/GO – 65 pontos, 20 vitórias
2010 – América/MG – 63 pontos, 19 vitórias
2011 – Sport/PE – 61 pontos, 17 vitórias
2012 – Vitória/BA – 71 pontos, 21 vitórias

Como se vê, ao somar – até agora – 45 dos 60 pontos que disputou, o Palmeiras já obteve mais da metade da quantia necessária para garantir a volta – ou exatos 71.2%. No que diz respeito às vitórias – 14, enquanto a média necessária foi 19.1 -, o índice é ainda melhor: 73.2%.

Analisando por outro ângulo, veremos que nos faltam cerca de 17, 18 pontos para alcançar o principal objetivo da temporada. É o mesmo que dizer que, se vencermos apenas 6, 7 dos próximos 18 compromissos já estaremos mais do que lá.

Venhamos e convenhamos: não dá pra não subir, certo?

19 Responses to MAIS DE MEIO CAMINHO ANDADO

  1. PALESTRINO NATO

    MARCIO … COM CERTEZA 2014 SERÁ UM ANO HISTÓRICO PARA NÓS, MAS NECESSÁRIO SE FAZ MONTAR UM TIME DIGNO DESSE MANTO SAGRADO. ESTOU FELIZ COM OS ATLETAS QUE TEMOS HOJE, MAS PARA O ANO QUE VEM MUDANÇAS DEVERÃO SER FEITAS. A ALIANZ SEMPRE BRINDA O TIME COM UM SUPER CRAQUE. SERÁ QUE TAMBEM SEREMOS AGRACIADOS?

    • Márcio Trevisan

      Oi, Bianco.

      Pelo menos é isso que ela prometeu. Torçamos, apenas, para que seja de fato um grande craque na ativa, e não um grande craque em fim de carreira.

      Abs.

  2. Sérgio Monteiro Latorraca

    Subir vai subir com facilidade o problema é mais em baixo.

    Não estamos formando um time competitivo para o Centenário. O Brunoro não mostrou para que veio. Trocamos nosso melhor jogador por cinco e só fora entregues 4 e ninguém fala nada. As declarações do Presidente são lastimáveis.

    O que fico mais triste é a passividade e como a torcida está se conformando com pouco.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Sérgio.

      Concordo contigo em relação ao Brunoro e à absurda troca realizada com o Grêmio/RS e também que nosso presidente não é lá uma “Brastemp”.

      Mas não é verdade que o palmeirense esteja passivo. Na verdade, a excepcional campanha na Série B mascara em parte os problemas no elenco e faz com que o torcedor tenha, às vezes, a ilusão de que tudo está muito bem, obrigado. Mas, fique tranquilo: na hora certa as cobranças surgirão. E fortes.

      Obrigado por seu depoimento e seja bem-vindo ao nosso site.

      Abs.

      • Sérgio Monteirrracao Latorraca

        Legal Márcio,

        Quando falo da passividade é justamente de algo mascarar os problemas, um exemplo disto é a Copa do Brasil que “aliviou” a caída da série B. Ouvi torcedor falar: pelo menos ganhamos a Copa do Brasil.

        Tenho medo pois a torcida está se acostumando com maus resultados.

        Muito legal seus comentários!

        Abs

        • Márcio Trevisan

          Oi, Sérgio.

          Eu entendi a sua posição.

          Obrigado pelo elogio que continue aproveitando este espaço.

          Abs.

  3. Fábio P. R.

    O problema é essa DESMOTIVAÇÃO TOTAL que tomou conta do elenco, após a eliminação da Copa BR. Já que está “tão fácil” subir, eles não querem mais dar o sangue…

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Fábio, isso também me preocupa.

      Claro que subiremos pois, como disse acima, estamos a cinco, seis vitórias do acesso, e ainda temos 18 partidas pela frente. Mas o quanto antes carimbarmos a faixa e, se possível, o título, melhor para todo mundo, principalmente para a diretoria, que já poderá começar a montar o time para 2014.

      Abs.

  4. bom dia marcio, estamos ganhando, porem que sofrimento ver este time jogar. tomara que acabe isso de uma vez, um abraço canuso

    • Márcio Trevisan

      Oi, Canuso.

      Assim espero também: que 2014 chegue logo, com a Arena Palestra Itália e um time à altura da nossa centenária história.

      Abs.

  5. Em se tratando de Palmeiras, se faltasse apenas uma vitória em 19 jogos eu ainda assim, iria preferir esperar. Não se esqueça que estamos nas mãos de dirigentes amadores e vários jogadores sem vergonha que são sim capazes de tudo, até mesmo de deixar escapar a volta a primeira divisão.

  6. Vou junto do pensamento do amigo Xavier. O Palmeiras tem obrigação de fazer a melhor campanha da história da série B. Só isso faria a gente comemorar algo neste ano, porque o título por sí só, não vou conseguir comemorar não. Mais um ano perdido na nossa rica história. É vdd. são 57 pontos disputados e não 67.

  7. Vou junto do pensamento do amigo Xavier. O Palmeiras tem obrigação de fazer a melhor campanha da história da série B. Só isso faria a gente comemorar algo neste ano, porque o título, eu não vou conseguir comemorar não. Mais um ano perdido na nossa rica história. É vdd. são 57 pontos disputados e não 67.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Osni.

      Sabe por que me tornei jornalista? Porque sempre fui péssimo em matemática – rs.

      Já corrigi a informação e também os números, o que coloca o Palmeiras ainda mais próximo do acesso.

      Quanto à comemoração, vc não entendeu o que eu quis dizer: quando falo em comemorar, é comemorar a volta à elite, e não a campanha ou mesmo o título da Série B.

      Abração.

      • ah sim, agora entendi…mas eu só ficarei satisfeito mesmo, se forem quebrados os recordes de melhor campanha da história…aí a torcida vai ficar um pouco mais tranquila.

  8. Desculpe-me Trevisan mas não há o que comemorar por um ano perdido na serie B na qual nunca eu disse nunca poderiamos estar. E uma correção: o total de pontos disputados no primeiro turno é 57 e não 67.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Hélio.

      Não é preciso me pedir desculpas. Aqui a opinião, desde que educada, é livre.

      Mas vc não entendeu o que eu quis dizer: quando falo em comemorar, é comemorar a volta à elite, e não a campanha ou mesmo o título da Série B.

      Abs.

  9. Bom dia Márcio. Por falar em subir. Você não acha que temos que subir quebrando o recorde de pontos? E pra você quem deveria ser o Técnico do nosso Alvi-Verde Imponente para o ano do nosso glorioso centenário?
    Grande abraço
    fica Com Deus.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Xavier.

      Acho que o Palmeiras tem a obrigação de subir.

      Se for com o título, melhor (mas não que eu vá comemorá-lo, claro…).

      Se for com a melhor campanha da história, beleza. Mas nada que vá me fazer perder a voz de tanto gritar.

      Em relação ao técnico, sugiro dois nomes: Abel Braga e Renato Gaúcho. Mas acho que vai dar Luxemburgo.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>