RUMO À SÉRIE A: COM ELE OU SEM ELE

Veja as análises técnica e tática de todos os profissionais do Verdão que atuaram neste jogo.

 FERNANDO PRASS – 6,5
MUITO BOM

Voltou a ser exigido e voltou a mostrar competência. Foi perfeito nas saídas de gol, seguro nas defesas e até contra-ataque conseguiu criar.        

LUÍS FELIPE – 7
ÓTIMO

Como sempre digo, apresenta problemas apenas na recomposição do seu setor quando perdemos a bola, algo que com o tempo, é certo, conseguirá corrigir. No apoio, foi excelente, com cruzamentos certeiros e sempre perigosos e insinuantes jogadas individuais, como a que terminou no gol de empate. Dá claros sinais de que chegou para assumir a posição.         

VÍLSON – 7,5
 ÓTIMO

O melhor do time e de todo o jogo. Foi cirúrgico na cobertura de Luís Felipe, rígido na marcação (deu uma grande força a Henrique na perseguição a Reinaldo) e, se já não bastasse, ajudou até na saída de bola, chegando não uma, mas algumas vezes, no campo de ataque e iniciando lá a marcação. Uma das melhores partidas desde que chegou ao Palmeiras.             

HENRIQUE – 6
BOM

Teve um trabalho dos infernos, o qual certamente nem esperava ter, com o veteraníssimo Reinaldo. Daí não ter tido a chance de aparecer mais no jogo a não ser sempre grudado ao ex-centroavante de Flamengo/RJ, Santos/SP e São Paulo/SP, dentre tantos outros.     

JUNINHO – 6,5
MUITO BOM

Sei que não adianta elogiar muitos este rapaz, já que atuações como as que teve no meio e no fim desta semana lhe são raras. Mas a verdade é que neste sábado ele merece o reconhecimento não apenas por ter feito um gol de centroavante, mas por ter sido uma ótima opção da equipe nas jogadas ofensivas sem, no entanto, se descuidar da marcação. Ou seja: fez o que todo bom lateral deve fazer.   

  MÁRCIO ARAÚJO – 5
REGULAR

Voltou a apresentar os conhecidos erros de passes, dos quais alguns resultaram em perigosos contra-ataques. E como ficou mais plantado na cabeça-de-área, de novo carregou o piano que, quando escalado em sua real posição, sabe tocar muito bem.      

CHARLES – 4,5
RUIM

Marcar um gol contra é, na maioria das vezes, um lance casual e de profunda má sorte de seu autor. Mas no caso do desta tarde não foi isso: o lance que originou a vantagem do Paraná Clube/PR surgiu porque este jogador foi dispersivo e displicente no lance, errando o toque de cabeça de forma grotesca. Mas o pior não foi nem isso, mas sim o fato de não ter conseguido se recuperar psicologicamente do erro que cometeu e desta forma comprometido todo o setor de meio-campo da equipe durante todo o primeiro tempo. 

WESLEY – 6,5
MUITO BOM

Nesta que pode ter sido a última ou uma de suas últimas partidas pelo Palmeiras ele mostrou o quão importante tem sido à equipe desde que passou a ser escaldo em sua posição. Caiu um pouco, é verdade, em relação ao jogo contra o Bragantino/SP, mas nem por isso deixou de aparecer em todas as faixas do gramado, com destaque ao apoio à marcação pela lado esquerdo e ao belo gol que marcou, mostrando toda a habilidade que possui. Se deixar o Palmeiras, ainda que temporariamente, o fará de cabeça erguida.   

VALDIVIA – 6,5
MUITO BOM

Extremamente bem marcado, sobretudo no primeiro tempo, mal conseguiu organizar as jogadas do time. Na etapa final, já com outro jogador de armação ao seu lado, seu futebol passou a sobressair e ele voltou a ser o jogador que tem sido nas últimas partidas. Vale lembrar que o gol da vitória começou em uma roubada de bola sua e que também foi dele o passe inicial deste lance.  

 LEANDRO – 6
BOM

Nos últimos jogos não tem demonstrado o mesmo grande futebol que exibiu no começo deste ano. Mas isso é normal: jogadores oscilam sempre entre boas e más fases. Nesta partida, porém, pelo menos não irritou ao prender a bola em demasia e abusar das jogadas individuais, atuando de forma ais vertical e quase marcando um belo gol no primeiro tempo.       

 

ALAN KARDEC – 6,5
MUITO BOM

Podem até parecer estranhas a nota e a avaliação acima, já que um centroavante deve fazer principalmente o que ele hoje não fez – gol. Mas muitas vezes a função tática se sobrepõe à função técnica, principalmente quando feita de forma correta. Foi isso o que aconteceu com o nosso homem-gol neste Pacaembu hoje tão bonito, todo pintado de verde e branco. Alan Kardec saiu da áreas, fez a função de pivô, apareceu pelas pontas, trocou passes e fez tabelas. Faltou o gol, é verdade, mas este ele novamente fará em breve. Pode anotar.  

GÍLSON KLEINA – 6,5
MUITO BOM

Hoje o cara aí de cima foi muito bem, mostrando coerência ao promover a volta de Charles à equipe titular (se este jogou mal, é outra história) e ao optar por três homens no meio-campo, já que o Paraná Clube/PR é um dos melhores times da Série B. A dificuldade da nossa equipe em se livrar da quase perfeita marcação no primeiro tempo foi corrigida no intervalo, quando ele de forma inteligente colocou Mendieta, um jogador mais habilidoso e de visão de jogo, o que fez com que sobrassem mais espaços sobrassem a Valdivia. Esta alteração foi fundamental para que o Palmeiras conseguisse tomar as rédeas da partida e obtivesse mais uma vitória. Kleina também acertou ao mandar a campo Eguren, já que a presença do uruguaio diminuiu os espaços à frente da nossa grande área, os quais o adversário passou a ocupar logo após tomar o gol a virada. Quando um treinador faz o simples e não inventa, normalmente consegue se sair bem. 

MENDIETA – 6
BOM

Sua entrada durante o intervalo foi essencial para que vencêssemos mais uma na Série B. Mesmo sem ter tido uma brilhante atuação, ele passou a dividir a atenção dos marcadores, o que deu mais espaços para que Valdivia pudesse fazer o que melhor sabe: armar jogadas. Além disso, o chute final que originou o gol da virada saiu de seus pés. Se tiver uma sequência de partidas e, sobretudo, se não for o único responsável pela criação, poderá se firmar no time.  

EGUREN – 5,5
REGULAR

Assim que foi a campo diminuíram de forma elogiável os espaços que o Paraná Clube/PR passara a ocupar assim que o Palmeiras virou o placar. Porém, precisa ser um pouco mais cuidadoso e evitar as faltas, já que lembra bem os estilo de marcação uruguaio – em cada enxadada uma minhoca.  

ANANIAS – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Jogou apenas 11 minutos, sem tempo para ser analisado.


Concorda com as notas e as análises acima? Sim? Não? Aproveite o espaço abaixo e avalie você também a atuação do Palmeiras nesta partida.

16 Responses to RUMO À SÉRIE A: COM ELE OU SEM ELE

  1. Júnior Colletti

    Bom dia Márcio!

    Menos mau que não tenho tempo pra perder com os “programas esportivos” da hora do almoço, mas, parece que tem nego pegando pesado com o caso do terceiro cartão do Valdívia, né?! Pena ter perdido esse ataque de desespero… E olha que o dito cujo não está nem na TV aberta…

    Hoje, cheguei à uma conclusão que me deixou tranquilo: o Palmeiras jamais deixará de ser grande. Sabe por que? Os adversários e a imprensa MARROM esportiva brasileira nunca deixarão!

    A exposição que o Palmeiras tem, menos pela transmissão de jogos, mais por notícias (que seja até pelas brigas políticas) nem o time da Globo tem. E, pra mim, prova disso é uma montadora de automóveis italiana que já nos patrocinou estar prestes a fechar contrato com o clube para o resto deste ano e para o centenário, com valor jamais visto no país, visto ser a que mais lucra e mais vende nos últimos anos.

    Se formos falar em ética esportiva, profissional, pessoal, é até discutível. Mas, será que a sinceridade do cara, o que falta neste meio, principalmente, aos integrantes da imprensa (sem generalizações, é claro!), não é digna de ser elogiada. Assumiu o que ninguém nunca teve coragem.

    Se fosse jogador do time “deles”, os caras da imprensa tratariam como exemplo de um jogador vitorioso, campeão de tudo e exemplo para nossas criançinhas!!! Vá pra #$%@….

    Desculpe o desabafo, Márcio. Mas, essa coisa da perseguição contra o Palmeiras já está passando dos limites da paciência. Se eu fosse um cara mais engajado em causas políticas e em protestos, criaria um movimento para os palmeirenses deixarem de assistir à “poderosa”… A proposta seria: ou vá aos estádios ou ouça pelas rádios!!!! Abaixo às novelas e aos telejornais do governo…

    Grande abraço!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Colletti.

      De fato, se fosse qualquer outro jogador, especialmente de outra equipe, o tratamento seria diferente. Mas a verdade é que Valdivia causa uma inveja imensa em todos os que não são palmeirenses.

      Por outro lado, ele deveria ter sido mais inteligente (sei que isso é difícil para um jogador de futebol) e não alertado aos quatro cantos o que faria.

      Abs.

  2. Roberto Alfano

    Com tamanha Torcida, que não falha nunca, e vive dando exemplo de apoio ao Time,chegaremos a volta da série A.

    Valeu por ter mexido bem no intervalo e corrigido, nos meias de articulação como o Mendieta e soltando o Valdivia, só faltou o gol do Alan Kardec.

    Pena que não jogam contra o próximo jogo.

    Abs.

  3. Roberto Alfano

    Com tamanha Torcida, que não falha nunca, e vive dando exemplo de apoio ao Time,chegaremos a volta da série A.

    Valeu por ter mexido bem no intervalo e corrigido, nos meias de articulação como o Mendieta e soltando o Valdivia, só faltou o gol do Alan Kardec.

    Pena que não jogam contra o próximo jogo.

    Vamos Verdão mostra a sua garra,força para aumentar a gordura em pontos corridos.

    Abs.

  4. Marcio

    Eu tive um PESADELO, ou realmente eu li num comentário de um colega Palmeirense que esse INUTIl desse Marcio Araujo tem mais jogos que o Edmundo pelo Palmeiras, e se renovar vai ultrapassar um monte de jogadores MARAVILHOSOS que jogaram no nosso amado time..
    Por favor Marcio, fala que eu tive um PESADELO, que eu estou completamente LOUCO e não há o minimo risco desta TRAGÉDIA ultrapassar até o Ademir da Guia como recordista de vestir o nosso manto sagrado.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      Márcio Araújo ainda não tem mais jogos pelo Palmeiras do que Edmundo, mas o terá muito em breve.

      A partida desta terça, contra o Joinville/SC, será a 229ª do volante pelo Verdão, enquanto o Animal vestiu nossa camisa em 233 oportuniades.

      Hoje, ele já ultrapassou gente do nível de Jorge Mendonça, Roque Júnior, Tupãzinho, Pierre, Valdivia, Antônio Carlos, Roberto Carlos, Oséas, Tonhão, Nardo, Ministro, Marcos Assunção, Mirandinha, Paulo Nunes, Humberto Tozzi, etc., ocupando um já honroso lugar entre os 60 atletas que mais vezes defenderam o Palmeiras em toda a nossa história

      Se mantiver a média de atuações/ano que mostrou até agora no alviverde (63 jogos) e renovar seu contrato até o fim de 2014, deverá terminar o ano que vem com cerca de 320 partidas, o que o colocará entre os 25 primeiros colocados e à frente de nomes consagradíssimos como César Sampaio, Bianco, Servílio, Canhotinho, Fedato, Leivinha, Julinho Botelho, Jair Rosa Pinto, Alex, Arce, Djalma Dias, Evair, etc.

      Se você não gosta dele, amigo, é melhor começar a torcer.

      Abração.

      • Nossa que emocionante Márcio! agora eu gostaria de saber em termos de títulos quem consegue perder para esse perna de pau???

        • Márcio Trevisan

          Oi, Maciel.

          Neste caso, me vêm à memória alguns outros grandes nomes da nossa história: o goleiro Gilmar, o lateral-esquerdo Pedrinho, o meia/atacante Jorginho Putinatti, etc.

          Abs.

  5. Trevisan, o que tu acha dessa negociação envolvendo o Wesley? Ele cresceu muito de produção jogando onde sabe, é destaque sempre, mesmo sendo um volante, e agora o Galo o quer levar, tú não acha que ele seria importante para a disputa da Copa do Brasil? Ou que sem ele nesse esquema que deu enfim, liga, o time não cairia de produção? Ou de repente no seu modo de pensar os outros tantos segundo volantes que temos poderiam desempenhar de igual modo ou melhor ainda, esta função ao qual o Wesley está desempenhando? Hoje não gostaria de sua saída, mas como futebol é cíclico, as vezes se está bem, e outras vezes não, nunca se sabe do dia de amanhã. Não acho que só pelo fato do Galo estar na série A, ainda, e pelo fato de que disputará o mundial que será vencido facilmente pelo Bayern, ele iria crescer tanto assim seu futebol e voltaria melhor ano que vem. É só pra enxugar a folha salarial? Que mandem embora então outros que não estão jogando, isso talvez cobrisse o gasto com ele que está sendo hoje, enfim, importante.

  6. Boa tarde Marcio, se possível, haveria no Palmeiras um planejamento financeiro, verdadeiro sem que tenhamos que mendigar , para termos uma situação estável, que a meu ver ainda o Nobre presidente , não abriu os olhos?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Cláudio.

      As informações que tenho é que, aos poucos, as finanças do clube estão sendo ajeitadas.

      Mas o principal é que nunca se deve esquecer que o Palmeiras é um clube que tem no futebol sua razão de ser, e não uma instituição financeira cuja vida se resume a lucros cada vez maiores.

      Abs.

  7. Fábio P. R.

    FERNANDO PRASS – 6,5
    MUITO BOM
    Voltou a ser exigido e voltou a mostrar competência. Foi perfeito nas saídas de gol, seguro nas defesas e até contra-ataque conseguiu criar.

    E ainda assim leva 6,5? rsrs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Fábio.

      Goleiro é a posição maldita no futebol: só se destaca, mesmo, quando seu time é massacrado pelo adversário e ele impede a derrota com várias defesas milagrosas.

      Entendeu, agora, o meu critério?

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>