UM RAIO PODE CAIR DUAS VEZES NO MESMO LUGAR?

Somente isso garantirá ao Palmeiras a conquista de mais um título da Copa do Brasil.

O maior problema que um grande clube enfrentar quando disputa uma divisão inferior à qual está acostumado é acreditar que, como num passe de mágica, todos os seus problemas acabaram. É exatamente isso o que acontece com o Palmeiras, que literalmente passeia pela Série B do Campeonato Brasileiro e já poderia, se quisesse, começar a fazer as contas de quando irá confirmar seu retorno à elite da bola nacional.

Como seria bom ver um palmeirense levantando de novo esta taça…

Só que não é bem assim. Nossos adversários são, sem exceção, muito inferiores tecnicamente, e mesmo que não joguemos bem uma ou outra vez, que deixemos de vencer ou até mesmo percamos uma ou outra partida, será impossível – isso mesmo: impossível – não alcançarmos o acesso. Mesmo reconhecendo o bom futebol que a equipe vem jogando, sobretudo após o retorno de Valdivia e a volta de Wesley à sua melhor forma, é evidente que o nível da Segundona do Brasileirão é baixíssimo.

E é aí que o bicho pega – ou melhor, pegará. No sorteio da Copa do Brasil, não levamos muita sorte. É verdade que nosso primeiro adversário, o Atlético/PR, não costuma nos trazer muitos problemas, e mesmo estando hoje uma divisão acima não tem um décimo de nossa grandeza e do peso de nossa camisa verde. Assim, mesmo reconhecendo as dificuldades que deveremos enfrentar, sobretudo porque decidiremos a vaga em Curitiba/PR (mas, pelo menos, não na temida Arena atleticana), acredito que possamos eliminá-lo.

A partir daí, só mesmo se os raios começarem a cair no mesmo lugar que em 2012. Nosso adversário, então, será obviamente o Internacional/RS, um dos raros grandes clubes que levam vantagem sobre o Verdão na soma de todos os resultados (33 vitórias deles e apenas 24 nossas em 77 partidas) e o qual não conseguimos superar em seus domínios desde 1997. Contudo, como a Copa do Brasil tem a história do gol fora de casa, dois empates não seriam, assim, tão absurdos, e um deles poderia ser com gols no Sul.

Estaríamos, então, já nas semifinais, e nelas teríamos pela frente Grêmio/RS, Santos/SP ou Corinthians/SP. Sei que nosso atual momento dá a ilusão de que podemos encarar todos de igual pra igual, e que o fato de não termos sido derrotados em clássicos neste ano aumenta mais a nossa esperança. Mas a verdade é que nosso time e nosso elenco podem, no máximo, medir forçar com a equipe da Vila Belmiro.

Mas para que vocês não me acusem de amplo pessimismo, quem sabe Luverdense/MT e Salgueiro/PE não possam surpreender e facilitar nosso caminho até a decisão? E por que nela não poderá estar o Nacional/AM?

Não custa nada sonhar. Afinal, um raio pode cair – está provado – duas vezes no mesmo lugar.

20 Responses to UM RAIO PODE CAIR DUAS VEZES NO MESMO LUGAR?

  1. PALESTRINO NATO

    VERDÃO DO NORTE … TO DENTRO … VAIIIIIIIIIIII PALESTRA !!!
    LUVERPOOL, GRANDE TIME. PRÁ CIMA DELES.
    SE TIRAR O “TIME DOS INIMIGOS” EU VOU RIR O RESTO DA VIDA E ASSIM, ACABA A HUMILHAÇÃO DO ASA.

  2. Boa noite a todos, Marcio o maior problema alviverde, é interno, pois há muita sujeira em todas as questões politicas do clube, muitos interesses , que obstruem o bom andamento do clube em todas as esferas de poder e gestão!

  3. Trevisan, caramba a copa do brasil nem começou e voce já nos coloca fora da disputa do título. Discordo totalmente de voce. O Palmeiras tem sim time pra chegar a final e ser campeão. mesmo estando abaixo de alguns clubes grandes que irão disputar a copa a camisa pesar neste tipo de competição.
    O grande problema é que temos um técnico amador, pequeno e fraco. que nao tem “sede” de títulos. e ele é fraco na parte tática. repare no jogo contra o São Caetano. ele nao fez nada. o time que se acertou em campo e tb por que o time do abc é fraco demais. e tb temos um goleiro reserva frangueiro. se o Prass machucar pode esqueçer…. mas tirando isso o Palmeiras tem chance sim! VAMOS TORCER ! AVANTI PALESTRA.

    OBS: Gostaria de fazer um pedido a todos com gentileza: VAMOS PARAR DE CRITICAR A ATUAL DIRETORIA, PÔ! ELES são bem melhores que tirone, frizzo, etc…pelo amor deus! não perçeberam que o clube está em paz…os jogadores não estão dando problemas, não vaza mais informação interna e etc… VOLTO A REPETIR….confio muito nesta atual gestão. Se deus quiser eles vão conseguir montar um time forte pro centenário ano que vem. vamos torcer e parar de criticar!

  4. Júnior Colletti

    Boa tarde, Márcio!

    Não fosse a falta de reposição à altura de TODOS os titulares do nosso time titular, eu discordaria do seu texto.

    No entanto, time titular por time titular, não nos vejo atrás de nenhum dos que estão na nossa chave. Quanto ao futebol jogado por todos, também vejo um mesmo nível, desde o início do ano. Grêmio fracassou até no seu estadual, um dos mais fracos do país… Inter não convence… e “eles” tem seu esquema de jogo retranqueiro já manjado por todos os técnicos do país. Basta o Kleina se ligar nisso…

    No entanto, todos os 03, na minha opinião, tem mais jogadores capazes de decidir uma partida do que o Palmeiras, inclusive saindo do banco. Mas, nenhum têm um Valdívia, por exemplo…

    E sobre o Wesley, hein? Lí num blog que a economia com o salário dele e mais uma grana que o CAM repassaria pelo empréstimo seria para quitar uma divida de 1,5 milhão de reais com intermediários que o Palmeiras assumiu quando da contratação. Até aí seria bom, penso eu, pela economia e valorização do cara com o mundial no fim do ano. Mas, o CAM também disputará a Copa do Brasil. Aí pergunto: vamos reforçar e qualificar um time que já é forte candidato ao título, independentemente de ter sua vaga na Liberta do ano que vem já garantida?

    O que você pensa a respeito?

    Grande abraço e ótimo final de semana!

    • Márcio Trevisan

      Colletti, salve.

      Por um lado, a saída de Wesley quando ele vive seu melhor momento seria maléfica ao time e mostraria a todos que o primeiro interesse da diretoria é a economia, e não o futebol.

      Por outro lado, temos no elenco jogadores que podem substituí-lo (como Mendieta ou Márcio Araújo, neste caso jogando em sua real posição), o que não faria a equipe se enfraquecer tanto assim.

      Se ele for, mesmo, para o Galo, fique tranquilo: não poderá jogar contra o Palmeiras caso nos encontremos na Copa do Brasil.

      Abs.

  5. Edison Nogueira

    Márcio, com relação a situação financeira do Clube e empréstimos de jogadores vai aqui uma sugestão: Presidente, pega todos os grandes salários e empresta ou doa de graça, talvez a solução para os problemas financeiros do Clube !!! Com todo o respeito ao sr. o Palmeiras é muito grande para achar soluções tão pequenas, tipo da Diretoria anterior e do câncer que temos no clube. Espero que o sr. seja um pouco mais ousado e busque outras soluções, ponha o Brunoro para justificar o salário e a sua competência, que não deve ser quando os cofres tiverem cheios.

    • Márcio Trevisan

      Edison: sua indignação é idêntica à minha.

      Até porque o Palmeiras é um clube, e não uma instituição bancária.

      Forte abraço.

  6. Trevissan, acho que o Verdão atualmente esta no mesmo nivel dos times que estão na serie A, exemplo o 2º colocado da serie A Botafogo por exemplo só se classificou nos penaltis contra o Figueirense 5º colocado serie B.
    Minha unica preocupação infelizmente são os que vão apitar, e com a maldita TV Gamba, é como diz o Marco no seu comentario o Palmeiras derrubado para serie B.
    Abçs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tácio.

      Agradeço o seu depoimento e lhe dou as boas-vindas a esta seção.

      Escreva sempre!

      Abs.

  7. Marcus Mundim

    Como palmeirense e mato grossense irei torcer demais para que meu Verdão repita a dose na Copa do Brasil e que o Verdão do Norte (como é conhecido o Luverdense) consiga o improvável e elimine o time da marginal!

  8. Davi Dalberto

    Marcio… o Luverdense é do Mato Grosso!!! Corrige isso aí!!

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Davi.

      Como dizem os torcedores do time “deles”, “NÓIS FAIÔ”.

      Abs.

      • Davi Dalberto

        Sim sim.. acontece… Espero que não tenha parecido com “reprovação”…

        é que como todo bom mato-grossense, estou orgulhoso de ver, pela primeira vez, um time do meu estado nas fases finais da copa do Brasil!

  9. Mauro Braga

    Assino embaixo!

  10. Também não concordo com essa sua opinião. Somos muito mais time que as sereias da vila, estamos no mesmo nível dos marqueteiros,só estamos abaixo de Inter e Grêmio nessa Copa do Brasil, mas os dois gaúchos não estão jogando nada.

    Com Prass, Henrique e Vilson, Wesley e Valdivia, Leandro e Kardec, sinceramente acho que somos sim favoritos a Copa do Brasil, basta o Prof. Pardal colocar um volante de contenção e parar com as invenções dele.

  11. Márcio, aproveitando o tema da Copa do Brasil, o comentário a seguir tem como objetivo apresentar uma comparação diferente do que se passa com o futebol brasileiro nos últimos tempos com a forma geral do Palmeiras ser avaliado.

    O torcedor brasileiro está acostumado a acreditar que o futebol do seu país ainda é o mesmo de décadas atrás.
    O time titular da seleção brasileira que venceu a Copa das Confederações tinha apenas um jogador que hoje atua em território nacional.
    Basta que um atleta se destaque de verdade para ser alvo dos grandes clubes estrangeiros.
    Vivemos a era dos refugos, onde aposentados da Europa voltam para serem ídolos.
    Em determinadas equipes, cuja tradição é a de formar times com o que sobrou dos chamados grandes, apenas um atleta consegue mudar a condição dela. Isso é visto em vários times deste brasileirão.
    Quantos ex jogadores do Palmeiras, renegados por aqui, estão na série A e se dando bem? Mas aqui ninguém serve e ninguém presta!

    Dentro dessa realidade, somente o Palmeiras é classificado como limitado, não importa sua fase e seu desempenho em campo.
    Não se trata de ufanismo, de achar que passando por cima dos adversários da série B já estamos no auge de um time de futebol, mas de considerar que fazemos parte dessa realidade do futebol brasileiro.
    Nosso futebol não vai mais à Espanha em meio de temporada e traz “Ramons de Carranza”, vai lá e toma de oito.
    Nesse torneio, por exemplo, precisaram operar o Palmeiras em uma edição para o time não voltar mais. Estava ficando chato ir jogar o torneio e tirar a taça dos espanhóis.

    Hoje, estamos na série B, jogando com uma equipe muito diferente daquela que foi derrubada em 2012.
    Comparado ao Palmeiras temos o Flamengo, que dentro de campo apresentou um futebol mais fraco no ano passado e só não caiu todo mundo sabe por quê. Mas hoje o Flamengo é série A e o Palmeiras é série B!
    Ressaltando novamente o que já escrevi por diversas vezes. Jamais poderemos negar que tivemos problemas muito sérios em 2012, limitações técnicas e falta de elenco, mas mesmo com tudo isso as nossas condições e o nosso desempenho em campo não seria suficientes para o rebaixamento. Não caímos, fomos derrubados, pois doze a quinze pontos tirados a força no primeiro turno mudam qualquer competição de pontos corridos com 38 rodadas.
    Estamos na série B porque nos jogaram lá. Basta relembrar as aberrações que foram cometidas.

    Nessa Copa do Brasil vamos jogar contar os times da série A. Caso o time se classifique contra o Atlético deve enfrentar o Inter, o mesmo Inter que perdeu de três a zero para o Náutico. Esse Inter e o nosso Palmeiras não contam mais com os jogadores que construíram a estatística dos jogos. Estatística que não entra em campo quando nos é favorável, mas lembrada quando pode representar um fator negativo.

    Ontem, escrevi excluindo quatro times da possibilidade de título. Reformo a opinião e incluo também o Goiás. São treze equipes, incluindo o Palmeiras que podem ser consideradas favoritas para a Copa do Brasil e qualquer uma delas que vencer não será surpresa ou sorte.
    A única situação anormal que pode ocorrer é a mesma que conturba o futebol brasileiro nos últimos tempos onde time de padrinhos fortes se tornam candidatos mais sérios por fatores divinos. Tem time que joga tranquilo e isso facilita!

    Na Copa do Brasil o Palmeiras e o palmeirense não pode ter os extremos: achar que já está tudo certo ou pensar que só ganharemos por milagre. Estamos na briga igual a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>