CHEGOU A VEZ DOS MENINOS… IREM EMBORA.

Filosofia adotada por Kleina e diretoria não deixa outra opção aos nossos pratas-de-casa.

Em 2003, quando disputamos a Série B pela terceira vez (isso mesmo: antes já a havíamos disputado também em 1981 e 1982), o então treinador Jair Picerni resolveu apostar na promoção de seis jogadores que haviam brilhado no time de juniores e conquistado o título paulista da categoria no ano anterior: o lateral-direito Pedro, o zagueiro Gláuber, o cabeça-de-área Alceu, o meia Diego Souza e os atacantes Edmílson e Vágner Love. Da mesma forma, promoveu do Palmeiras B seus três principais atletas: o lateral-esquerdo Adalto, os volantes Correa e Francis e o centroavante Anselmo.

É bem verdade que nem todos os acima citados conseguiram no time principal o mesmo sucesso que haviam tido nas equipes inferiores, mas é inegável que alguns deles foram essenciais ao nosso retorno à elite do futebol nacional sem sofrimento algum e permaneceram com destaque por um bom tempo no Verdão.

Daí a quase certeza absoluta de que isso se repetiria agora, o que acabou não acontecendo. Obviamente, o fato de disputarmos a Libertadores no primeiro semestre influenciou o técnico Gílson Kleina e a nossa diretoria no sentido inverso, já que o principal torneio sul-americano requer um time experiente. Mas nada impediria que alguns destaques oriundos de nossas categorias de base ganhassem uma chance a partir do momento em que começamos a disputa da Série B – afinal, se deu certo em 2003, por que não daria em 2013?

João Denoni: neste caso, empréstimo certamente evitará o desperdício de um futuro talento.

Contudo, não foi isso o que aconteceu. Mesmo tendo no atual elenco 17 jogadores revelados pelo clube, apenas cinco deles vêm recebendo oportunidades seguidas – os já pra lá de experientes e nada garotos goleiro Bruno e volante Wendel, os atacantes Patrick Vieira e Vinícius e o centroavante Caio Mancha. Dos 12 restantes, também apenas três parecem fazer parte dos planos do treinador para compor o grupo ou, no máximo, o banco: o terceiro goleiro Fábio, o zagueiro Luiz Gustavo e o recém-promovido a titular Luís Felipe, lateral-direito.

E o que fazer, então, com o goleiro Raphael Alemão, os zagueiros Wellington, Thiago Martins e Marcos Vinícius, o cabeça-de-área João Denoni, os meias Bruno Dybal (foto na capa) e Diego Souza e os atacantes Edílson e Émerson, todos com boas passagens pelo nosso time Sub-20? O ideal seria dar a estes as oportunidades necessárias para que pudessem provar se têm ou não condições de seguir no Palmeiras, pois é certo: nem todos as têm.

Só que, ao contrário de Picerni, Kleina não gosta de trabalhar com garotos, e por isso os relega ao segundo plano. Aliás, ele não é o único a agir desta forma: nomes consagrados, como Luxemburgo, Muricy e aquele que rebaixou o Verdão no ano passado e hoje dirige a Seleção Brasileira são muito mais reticentes à filosofia de se valorizar e de lançar jovens talentos.

Então, não há outra saída: nossos dirigentes devem fazer com todos os jovens citados acima o que acabaram de fazer com Chico, talvez o maior destaque da nossa base. Dar a estes meninos a chance de ganhar experiência em equipes de menor porte é a única saída para saber quais deles poderão, de fato, fazer história com a camisa do maior campeão do Brasil.

Não é o ideal, não é o correto. Mas, diante da filosofia de Kleina, Brunoro e afins, é o possível.

17 Responses to CHEGOU A VEZ DOS MENINOS… IREM EMBORA.

  1. DU PALESTRA PALMEIRAS

    otimo post
    Até hoje não me conformo que os jogadores que se destacaram na copa sp jr deste ano como o Chicão por exemplo, não estão sendo utilizados da maneira que poderiam ser!!!
    Estou perplexo com tamanha atitude…

    Poderemos perder jogadores que poderiam dar grandes resultados ao SEP e, que não o farão, pelo menos não agora!

    Lamentavel

  2. É lamentável saber que o Denoni pode ser negociado a qualquer instante, o pseudo técnico escalando o Marcio Caramujo como primeiro volante e a imprensa babando nesse jogador que chamam “carregador de piano”…mas que na minha opinião é banco do charles, pois é segundo volante.Contrataram o Eguren, que talves seja utilizado algumas partidas pelo técnico, só pra mostrar pra mídia que ele escalou sim, o recém contratado, e depois ele volta com o Caramujo eterno. Aí por falta de espaço e elenco inchado, eles vendem o Denoni e daqui um ano o moleque tá se destacando na europa, e a gente aqui passando raiva com o Caramujo. É lamentável vcs não verem isso.

  3. BOA TARDE, DIGO PERTO DE SJ DO RIO PRETO, MINHA CIDADE É A QUE TEM MAIS PALMERENCE POR NUMEROS DE HABITANTES DE TODO BRASIL.
    ABRAÇO.

  4. Parabens Marcio Trevisan, vc disse realmente o que gostaria de falar sobre os garotos da base dp Palmeiras, eu digo mais esse time da base do Palmeira é melhor que muitas que estão jogando no time pricipal, logico menos Valdivia, Henrique agora com a chega do Mendieta o Sebastian, si fizer um jogo pegando a base contraesses titulares menos os que ja citei, o time da base é melhor , daria pra fica muito bem no banco e entrar sim aos poucos, so assim eles tinham condição de ser melhor avaliado, se estivesse no Santos FC. com certeza muitos deles ja eram titulares, mas pra isso teria que volta Jorjinho, o palmeiras não precisava gastar muito com jogadores, esse Tecnico pode ser boa gente mas é uma Anta, pra dirigir futebol, quer aparecer e não deixar os garotos aparecerem , boa tarde amigo Marcio Trevisan, sou da cidade de Floreal pertro de SJ DO RIO PRETO SP.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Angelo.

      Agradeço suas palavras e lhe dou as boas-vindas ao nosso site.

      Abraços e escreva sempre.

  5. Os meninos do Santos fazem gols em clássico, os nossos, nem contra o América RN.

  6. Ricardo Santo André

    Grande Márcio
    Só passei para lhe dar as boas vindas! Senti sua falta! Bom retorno e que Deus o abençõe! Forza Palestra!
    Um abraço de seu fã, Ricardo

  7. Mauricio Mahfud

    Prezado Marcio, entendo perfeitamente seu raciocinio, mas na minha opinião, quando o garoto é bom mesmo, se percebe nos treinamentos e nos jogos em que entra, mesmo indo mal num jogo, voce percebe sua técnica. Sinceramente, e infelizmente, não vejo nesses garotos citados nenhum que possa vir pra “dominar” seu pedaço, como aconteceu com Vagner Love em 2003.

    Eu acho que seria bom pra eles sairem pra pegar experiencia, pricipalmente os que parecem ter algum lampejo de talendo pro Verdão no futuro, como o Denoni o Dybal (será??), D. Souza (será??) e o Chico. No mais, eu não me iludiria, não passarão de ser no máximo jogadores pra compor elenco. Mesmo o Caio Mancha deveria ser emprestado, vejo nele baixissima capacidade de envergar nossa camisa, além de ser um sujeito “triste” em campo. Na idade dele, deveria estar com “sangue nos olhos” de vestir nossa camisa no time principal, mas falta personalidade.

    Evidentemente respeito todas as opiniões, mas não vejo muitos garotos com futuro pro nosso time entre esses ai.

    Quanto ao Wendel, já passou da hora de dar-lhe passe livre.

    Abraços,
    Mauricio

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maurício.

      Pensamos da mesma forma. Nem todos darão certo, mas precisamos saber quais deles vingarão.

      E, para tanto, só mesmo colocando esses moleques pra jogarem, no Verdão ou em outro clube.

      Abs.

  8. Isso só me prova cada vez mais que o Kleina foi pesado, medido e considerado incapaz.

    Pegando um gancho no que o Junior escreveu, achei um absurdo o Chico ter sido emprestado para um time disputando Segunda Divisão de Paulista e Quarta Divisão de Brasileiro. Ele ganharia mais experiencia treinando com Valdivia que jogando essas divisões sem qualquer competitividade, ainda correndo o risco de perder o atleta para campos mediocres, ou jogadores “caneludos” que só sabem bater.

    O Kleina é um imbecil, não soube nem aproveitar a pausa para testar a garotada, tecnico mediocre, o Palmeiras tem Fernando, Victor Hugo, Fabiano, Dybal, D. Souza e Chico, alem do Denoni e Patrick Vieira, juntanto mais alguns da base aposto que ganharia facil de qualquer time que tenha Bruno, Mauricio Ramos, Marcio Araujo, Juninho, Maikon Leite e Caio Mancha.

    O Palmeiras esta com elenco inchado por culpa desse tecnico sem atitude, Wellington, Marcio Araujo, Wendel, Serginho, Rondinelly, Caio Mancha e Maikon Leite nem deveriam mais fazer partes dos planos do Palmeiras.

    Temos um time infinitamente melhor que o de 2012, e com um tecnico pior que o de 2012. Não vejo esperança para nosso Centenario.

  9. Júnior Colletti

    Bom dia Márcio!

    Ótimo ter nossos magos de volta: o do jornalismo alviverde e o dos gramados, rs!

    Acho que faltou o Patrick Vieira aí, não? Ele é da base, certo?

    É duro usar adversários como exemplos, não gosto disso, mas, é só ver o que faz Santos, “Elas” e o Inter-RS. Ganham muito dinheiro com revelações e transações internacionais. Se gastam o dinheiro errado e têm dívidas iguais ou maiores que a do Palmeiras, aí é outro problema.

    Eu, sinceramente, não me lembro de um caso de jovem jogador que foi emprestado para time menor, estourou, voltou e rendeu milhões. Não precisamos ver “do outro lado do muro”, é só olhar pra dentro do clube mesmo. Vagner Love e Diego “Bengala” Cavallieri foram emprestados? Pelo que sei, não!

    E o Souza, pra mim, é reserva do Charles, Wesley, M. Araújo e Gago.

    É evidente a superioridade técnica desses meninos. J. Denoni é melhor na contenção do que qualquer um dos volantes do time, e ainda sai pro jogo. Dybal e D. Souza não perdem para o Thiago Real (e acho que a diferença de idade entre os três não é de 03 anos). Experiência ganhariam jogando ao lado do Valdivia (a fim de jogo, claro), com seus lances, domínios, visão de jogo… os meninos atacantes, bom, qualquer um conclui melhor que MK7 e Caio Mancha juntos…

    Pra que o Ananias, se temos bons e rápidos atacantes? É, alguma coisa continua errada no Palmeiras, parece que não conseguem dar dois passos a frente sem voltar um…

    Sinceramente, acho um grande desperdício, de dinheiro e talento.

    Grande abraço!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Colletti.

      Fiquei envaidecido com o elogio que me fez. Não o mereço, eu sei, mas gostei.

      E vc tem razão: me esqueci do Patrik Vieira.

      Abs.

  10. Paulo Bergo

    Bom dia, Márcio.
    Eu penso diferente. Somente num time equilibrado e com mais calma, coisa rara no Palmeiras, o garoto terá tranquilidade para exercer sua função. Parece contraditório o que escrevi acima, mas explicarei:
    Agora, parece que o Palmeiras está montando um bom elenco, acho que esses garotos deveriam ser lançados aos poucos, pois são a maior fonte de receita que podemos ter em curto espaço de tempo. Se um ou dois forem bem e consequentemente vendidos em dezembro, o caixa dará uma aliviada para 2014. Enfim, torço para que aconteça o melhor tanto para o Palmeiras, como para os garotos. Abços.

    • Robinson - Poços de Caldas

      Concordo com vc Paulo!

      Márcio espero que esteja 100% de saúde e marque o encontro dos Palmeirenses que escrevem assiduamente em alto nível neste site

      Abraços

      Robinson

      • Márcio Trevisan

        Oi, Robinson.

        Agradeço a preocupação e estou, sim, totalmente recuperado.

        Sei que já lhe prometi este encontro, e ele acontecerá. Quem sabem ainda neste ano?

        Aguarde um pouco mais.

        Abraços e obrigado.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Paulo.

      Eu não disse que todos teriam de ser lançados simultaneamente. Disse que alguns poderiam te rmais chances.

      Por exemplo: em vez de trazer Felipe Menezes, por que não dar uma oportunidade a Dybal?

      Abraços e escreva sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>