PIOR DO QUE O INSS…

DM PALMEIRENSE COSTUMA ESTAR SEMPRE REPLETO, MAS ISSO NÃO SIGNIFICA INCOMPETÊNCIA DOS MÉDICOS.

O mundo do futebol tem muitas verdades, mas também inúmeras mentiras. Uma delas, confesso, sempre me irritou demais: quando muitas contusões acontecem dentro de um curto espaço de tempo é porque os médicos não têm competência para curar os lesionados.

Minha bronca em relação a isso se resume a dois motivos: o primeiro é que a recuperação de uma contusão – ou mesmo de uma doença qualquer – varia de pessoa para pessoa. Por exemplo: um cidadão, quando se resfria, pode estar curado em três dias, enquanto outro pode levar três semanas, dependendo de uma enorme gama de situações e condições. Já a segunda razão é que o torcedor nem sempre sabe separar os tipos de contusão, pois muitas vezes o jogador fica fora da equipe devido a uma pancada ou torção, situações inerentes ao esporte que pratica. E mais: dos 11 profissionais que hoje compõem o DM do Verdão, trabalhei com cinco deles e conheço os outros seis, podendo desta forma atestar a qualidade profissional de cada um deles.

PÉ DE MAIKON LEITE APÓS NOVA LESÃO: PONTA RIVALIZA COM VALDIVIA NA CONDIÇÃO DE REI DO DM PALMEIRENSE

Resolvi tocar no assunto porque, obviamente, as contusões musculares no Palmeiras se sobrepõem e as desconfianças por parte do torcedor se tornaram naturais. Souza, por exemplo, sem nenhum histórico grave neste sentido, já se contundiu muscularmente duas vezes neste ano – e ainda estamos em abril… Antes dele, vários outros, como os recorrentes Maikon Leite e Valdivia, até o mais recente, Patrick Vieira, sofreram e sofrem do mesmo mal.

Não quero, aqui, criar um juízo de valores, pois também me julgo leigo para tratar do assunto, mas não vou me furtar em dividir com todos vocês a experiência que tenho de quase 25 anos como jornalista esportivo ou, melhor dizendo, “futebolístico”: quando um grupo de jogadores amplamente heterogêneo como o do Palmeiras começa a apresentar lesões musculares seguidas, simultâneas e similares, normalmente o que acontece é um exagero na preparação física.

Mas, que fique bem claro: isso não significa dizer que o trabalho de Fabiano Xhá e Marco Aurélio Schiavo, responsáveis pelo setor em nosso time, está equivocado. Pode, simplesmente, indicar que a sequência de jogos, aliada a uma pressão infernal cujo tamanho todos nós conhecemos e a carga de trabalho aplicada diariamente podem estar contribuindo para esta situação. Então, o que deve ser feita, e com urgência, é uma fria análise dos fatos para que se detecte, enfim, o que realmente vem fazendo os jogadores palmeirenses se contundirem tanto e com tamanha frequência.

E, por fim, também é bom lembrar: nem sempre o atleta contundido de fato o está: às vezes, mesmo com todos os exames apontando que não há lesão alguma, ele afirma: “Está doendo”. E seu dissesse, agora, os nomes de todos os que vi agindo dando o famoso “migué”, o queixo de vocês é que sofreria uma contusão muscular.

22 Responses to PIOR DO QUE O INSS…

  1. BIBANCO, ILDEBRANDO

    MARCIO … ANDO MUITO TRISTE COM O NOSSO PALESTRA E NEM DE LONGE JULGO A “MOLECADA” COMO SALVADORES DA PÁTRIA. fORAM DIGNOS DE ELOGIOS COM RELAÇÃO AO TIGRE, SÓ ISSO. NA LIBERTADORES O TIGRE NÃO PASSA DE UM GATINHO E PARA ENFRENTAR OS VERDADEIROS TIGRES QUE VIRÃO, SE´RA NECESSÁRIO GUERREIROS TREINADOS PARA ESSE TIPO DE CONFRONTO. EU AMO MEU PALESTRA.

  2. Márcio contra fatos não há argumentos, já disse aqui, das duas uma: ou os jogadores estão fazendo corpo mole ou o DM está ultrapassado, o resto é conversa fiada! abraços.

  3. Robinson - Poços de Caldas

    Marcio e amigos palestrinos,

    Na minha opinião acredito que não são os médicos os culpados, pois acredito que grande parte do tratamento (para dar certo) depende da conduta do individuo.

    Portanto se o médico indica um tratamento e diz para evitar alguns alimentos e bebidas e o paciente descumpre, não dá para julgar a capacidade do médico, pois a responsabilidade é do paciente.

    Eu só julgaria se o médico é bom ou ruim, caso o paciente seguisse a risca o que foi determinado e o resultado ao final do tratamento não desse resultados.

    Abraços

  4. Cássio Alves Machado

    Olá! Márcio, esse problema vem acontecendo no Palmeiras desde o ano passado, você se lembra muito bem, após a final da copa do Brasil o Palmeiras tinha um time inteiro no DM e esse foi um dos principais motivos do rebaixamento do Palmeiras para a série B.
    Os profissionais da comissão técnica eram outros, mas, no DM eram os mesmos de hoje. Será que os preparadores físicos não teriam que ver o que tem de novo na área deles e fazer o mesmo no Palmeiras? Essa gente precisa se modernizar, o mesmo se aplica aos médicos e seus métodos. E tem mais uma coisa que me intriga, será que os equipamentos para recuperação muscular tem passado por manutenção?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Cássio.

      Não posso assegurar sobre a atualização dos profissionais do Depto. Físico, mas acredito que eles a façam – afinal, são profissionais de ponta, pois trabalham em uma grande empresa.

      Quanto aos equipamentos, com toda a certeza eles passam por frequente manutenção. Caso contrário, nem poderiam ser utilizados.

      Seja bem-vindo novamente a esta seção.

      Abs.

  5. Márcio, com todo o respeito vou fazer algumas perguntas e não precisa responder se não quiser. Será que todo esse tempo que vc conviveu com esses profissionais não se transformou numa bela amizade que não te permite os avaliar como profissionais ?? Vc conhece o trabalho dos outros profissionais médicos de outros clubes para comparar ?? Como pode saber se eles são competentes ou não sendo leigo no assunto ??
    Espero que não entenda isso como falta de respeito de minha parte com vc. Estou apenas questionando pois eu tenho dúvidas não do caráter dos profissionais médicos do Palmeiras, mas acho que já estão há muito tempo no Palmeiras e talvez podem não estar acompanhando os avanços da medicina como se deve.

    Abraços !!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Ed.

      Fique tranquilo, pois não me ofendi.

      Como disse, trabalhei com alguns dos atuais integrantes do DM (os três médicos, um massagista e um fisioterapeuta) e fiz, sim, uma boa amizade com todos. Mas justamente por ser leigo jamais afirmaria a competência destes se não tivesse certeza dela.

      Obviamente conheco e conheço outros médicos que trabalham no futebol e em outros clubes, e para ser sincero nunca vi um erro grave de nenhum deles.

      Quando você se consulta com um médico, também não tem como avaliar, de cara, se ele sabe o que faz. Só com o tempo e os resultados isso se torna possível.

      Por fim, não é muito fácil tratar de doentes que, muitas vezes, quase toda noite saem pra balada e enchem a cara.

      Abs.

  6. Senhores boa tarde, o DM está lotado por que o DF (depto financeiro) não funciona. Dois meses de salários atrasados, ai esse bando de pseudos jogadores de futebol, arrumam uma dorzinha aqui outra ali. Lembra do idiota do Vampeta, eles fingem que me pagam e eu (Vampeta) finjo que jogo bola. Acertem os salários, nada mais justo, ai sim ach que teremos um time!

  7. Me desculpe, Márcio, por às vezes (raramente) ter democraticamente opinião contrária à tua, como ao considerar que o Dulcídio Vanderley Boschilla e o Paulo César de Oliveira, serem dois árbitros que sempre prejudicaram e prejudica (no caso do PCO, pois o Boschilla já é falecido) o Palmeiras. Mas vamos aos fatos atuais em questão: acho que o DM do Palmeiras não presta,pois não recupera NINGUÉM! (saudades do Dr. Nelson Rossetti, já citado aqui). Jogadores de outros clubes chegam ATÉ a quebrar a perna e duas semanas depois já estão jogando. Jogador do Palmeiras, com “caspa na sobrancelha”, fica três, quatro meses encostado! E onde estava esse mesmo DM que não viu que o Valdívia era um jogador “bichado” quando foi trazido pelo Belluzzo?

    Ainda te devo um comentário sobre o Rivelino ter sido um jogador perna-de pau no tempo dele, o qual ainda não tive a oportunidade de o fazer.

    Um grande abraço

    do teu amigo e admirador de sempre

    Roberval

    • Márcio Trevisan

      Oi, Roberval.

      Fazia tempo que não o via por aqui. Ótimo tê-lo de volta.

      E não precisa se desculpar. Tudo é uma questão de opinião e vivência.

      Abs.

  8. Marcio
    Só faltou voce citar o fato de alguns craques misturar alcool com remédios, o que torna todo tratamento demorado.
    Com relação ao chileno chinelinho nada a acrescentar além dos comentarios dos colegas.
    Quanto ao Maikon Leite, eu gostaria de ver uma ressonancia magnetica do CEREBRO dele, ao invés da foto do tornozelo machucado.
    E para saber quantos neuronios este infeliz tem no cerebro!

    • Caio Palmeiras

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkk….., falou tudo! Os caras estão afastados e saem pra balada, bebem , fumam etc…, na sua maioria! E ainda vem o Café com Leite e corre mais que o tico e o teco desse lesado! Assim fica incompatível essa mistura.., não sei se é pior álcool com remédio ou a correria desarcebada do Café com Leite e seu tico e teci! Abraço.

  9. Sou um analfabeto nesta matéria, apesar de ter trabalhado por mais de 20 anos na área administrativa de saúde, mais realmente Márcio você tem razão, alguma coisa precisa ser esclarecida na situação que já vem do ano passado e neste ano estamos vendo o mesmo filme. Só existe uma situação bem clara e ai não precisa ter conhecimento médico, só não pode ser cego: é o caso do chileno enganador, quer não quer nada com nada, ainda mais ganhando o que ganha e o custo benefício que representa. Enquanto tivermos este “come-dorme” no elenco, não adianta muita coisa. Só espero que o salário dele também esteja atrasado, nada mais justo. E ia me esquecendo, estamos indo pelo mesmo caminho em outros casos, tais como Maikon Leite, etc

  10. gleimar rubio luciano

    Quantas vezes o Ademir da Guia se machucou na carreira?
    Quantas boladas o Dudu levou e voltou logo em seguida ao jogo?
    E o Evair que operou a coluna e continuou jogando ?

    O que acontece hoje é que os jogadores são todos “dondocas”, “canelas de vidro” , ninguém pode encostar que já armam um circo, e, principalmente o Valdivia não quer saber de jogar, é o maior chinelinho do clube e, coincidentemente, o maior salário.

    É nisso que se transformou nosso clube, infelizmente.

    • Você citou o Ademir, Gleimar. Lembro que em 1972, o Palmeiras jogou 91 partidas e o lateral esquerdo Zeca jogou TODAS!Só o Leivinha “canelinha de vidro” é que visitava o DM do doutor Nelson Rossetti de VEZ EM QUANDO! Hoje só o Márcio Araújo é que não se machuca, por que será?

  11. Júnior Colletti

    Bom dia Márcio.

    Lí ou ouvi, não me lembro exatamente onde e quando, que o stress é fator importante para a ocorrência de lesões muscalares, pois, o organismo parece que produz umas enzimas prejudiciais e blá, blá, blá… Putz, um Contador querer falar de fisiologia já é demais, rs!

    Enfim, é um dado que vai de encontro com a sua informação, ou seja, essa pressão sobre os caras tem que “escapar” por algum lado e, infelizmente, está ocorrendo nas lesões e complicando o elenco.

    No entanto, medindo por aqui e em outro site que acompanho, se a entrega do jogo de terça continuar, essa pressão tende a diminuir. Fomos contagiados pela vibração do time e os contagiamos com o apoio.

    Ontem assisti ao jogo do A. Mineiro. R10 deu uma entrevista no final em que mencionou o tratamento que recebe pela comissão técnica e DM do clube: é poupado de jogos no mineiro para estar inteiro na Libertadores. Se você assistiu ao jogo, viu a bola que o cara jogou? E os dois tempos correndo e voltando para marcar e buscar jogo. Enfim, esse sim é um exemplo que o Palmeiras poderia seguir com o Valdívia.

    Deveria jogar jogos seguidos do Paulistinha quando não houvesse Libertadores no meio. No segundo semestre qual a nossa chance de título na Copa do Brasil (não que tenhamos alguma na Libertadores)? Então, tira o cara desses jogos e só deixa jogar a Série B, por ritmo, confiança, certeza de boa campanha que farão e, consequentemente, tirará o peso das cobranças. Bom, tudo isso são situações hipotéticas, em se tratando de Valdívia.

    Abraço!

    • Bom dia Marcio,

      Infelizmente, descordo de vc, o nosso problema esta sim no departamento médico, é só vc olhar nossos maiores rivais, com a mesma quantidade de jogos e não tem a quantidade de jogadores no DM.
      A Maior indicação de que o problema esta no DM, é que os jogadores se machucam continuamente, eles se machucam voltam ao time e se machucam denovo, isso é ridiculo.
      Mais indicações, o Henrique senão me engano ficou quase 15 dias fora, voltou para o campo e sentiu denovo, o Kleber “Lombriga”, onde que em 20 dias vc não consegue liberar um atleta de uma tendinite no joelho????? com os recursos de tratamento que o palmeiras tem?
      Falo isso pois sou um atleta paraolimpico de tenis de mesa, represento nosso pais desde 2009, e nas competições internacionais que vou, já temos um acompanhamento completo, e nunca deixamos de jogar……..imagina se tivessemos a estrutura de um time de futebol como o Palmeiras.

      Abraços

      • Márcio Trevisan

        Olá, Guilherme.

        Respeito sua opinião.

        Muito obrigado pelo seu depoimento e seja bem-vindo a este espaço.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Colletti: infelizmente sou obrigado a concordar contigo.

      Valdivia, assim como Pato (no time “deles”), não pode ser escalado todo jogo.

      Abs.

    • Márcio Trevisan

      Colletti: é verdade.

      Fatores psicológicos, como o stressm interferem no surgimento de problemas físicos.

      É o que se chamade de doença psicossomática.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>