SE CONTINUAR ASSIM, VAI VIRAR O “PIRATINHA”

CONFIRA AS ANÁLISES TÉCNICA E TÁTICA DE CADA UM DOS PROFISSIONAIS DO VERDÃO QUE PARTICIPOU DA PARTIDA DE HOJE.

FERNANDO PRASS – 6,5
MUITO BOM

Ao contrário do que vimos no domingo, hoje provou estar atento durante toda a partida. Não foi muito exigido, mas nas vezes em que a equipe precisou de suas defesas – algumas delas importantes, por sinal – elas não faltaram. Também saiu bem do gol algumas vezes.     

 

WELDINHO – 5
REGULAR

A sorte deste rapaz é que Ayrton não sabe marcar. Hoje, ciente do quão mal foi no domingo, evitou o quanto pôde as jogadas de linha de fundo e, sobretudo, os cruzamentos – sempre que o mais indicado era cruzar a bola em direção à grande área, tocava para algum companheiro. Sua a camisa, e isso é importante, mas é limitado demais.     

  

VÍLSON – 6
BOM 

Nosso “Gangorra”, como se previa, hoje foi bem – afinal, havia jogado muito pouco diante do Azulão. Atuando na sua posição, deu segurança à nossa zaga e revezou tanto com Henrique quanto com André Luiz na marcação a Nunes, saindo-se satisfatoriamente nesta função. Detalhe: mesmo oscilando sempre, é superior a Maurício Ramos.         

 

HENRIQUE – 5,5
REGULAR

Vinha tendo uma boa atuação, não apenas na defesa mas também nas arrancadas ao ataque, até se contundir. Rezemos para que não seja nada grave e ele possa jogar o quanto antes.                    

JUNINHO – 5
REGULAR 

Se a ideia era ter em campo um lateral que chegasse ao campo de ataque com certa frequência, sua volta ao time foi um acerto de Kleina. O problema é que, da mesma forma que uma jaqueira dá jaca, e não maçã, um jogador mediano será sempre mediano, não craque. Hoje, como contou com a cobertura de Gago, teve uma atuação que, pelo menos, não nos irritou.          

MÁRCIO ARAÚJO – 6,5
MUITO BOM
 

Mais uma vez foi escaldo ora de sua posição – é segundo volante, não primeiro. Porém, ainda assim conseguiu se destacar ao fazer perfeitas coberturas e ótimo desarmes. Vez ou outra, quando a situação permitiu, até saída de bola mostrou. Não é um grande jogador, jamais o será, mas na média também não é tão ruim quanto alguns apregoam.   

LÉO GAGO – 6
BOM

Mais um dos 439 volantes escalados por Kelina nesta partida, teve uma interessante atuação sob o ponto de vista tático: ao mesmo tempo em que ajudou Márcio Araújo a proteger a zaga, cobriu os avanços de Juninho (tornado-se, assim, quase um meia pela esquerda) e aina arriscou alguns chutes de fora da área. 

WESLEY
ÓTIMO – 7,5

Sem dúvida, o melhor do time. Como jogou sem posição fixa, pode aparecer em todas as faixas do gramado, levando consigo a marcação botafoguense. Em ótimas jogadas individuais, sempre colocou o time no ataque e acabou tendo uma das melhores apresentações desde que chegou ao Palmeiras.   

CHARLES – 6
BOM

Começou meio perdido, como se fosse um falso ponta pela direita – ou seja, fazendo a mesma função de Patrick Vieira, porém sem a mesma ofensividade. Aos poucos, porém, encontrou-se em campo, passando a povoar o meio-campo e a cobrir os poucos apoios de Weldinho. E ainda teve participação direta no segundo gol, pois ganhou a “segunda bola” de cabeça, tocando-a para Leandro. 

KLÉBER – 5
REGULAR

Mais uma vez correu, tentou dominar a bola (o que quase nunca consegue, como sabemos), até buscou um pouco o jogo. Mas durante os 35 minutos em que esteve em campo não deu um único chute a gol. Contundiu-se, deixou a partida e, se Deus ajudar, ficará um bom tempo fora do time. Não custa nada a gente torcer.   

LEANDRO – 7
ÓTIMO

Este rapaz é um craque? Não, não é (talvez um dia seja, mas ainda é muito novo pra isso). Este rapaz jogou hoje o fino a bola? Não, não jogou (aliás, até errou alguns lances banais). Então, por que recebe a nota e a avaliação acima? Porque teve três chances claras de gol e converteu duas delas em mais dois gols. E dito isso creio não ser preciso dizer mais nada.          

GÍLSON KLEINA – 6
BOM

Se você xingou nosso treinador assim que viu a escalação inicial do Palmeiras, saiba que não foi o único: um amigo seu, o qual você lê todos os dias, teve a mesmíssima reação. Afinal, em casa e diante de um pequeno time do Interior, o que se espera é que a equipe grande parta pra cima, mesmo sabendo que o adversário cumpre boa campanha após quase 100 anos de péssimos resultados. Contudo, há de se admitir que sua ideia deu resultado, e não porque o Palmeiras venceu - mas porque o Palmeias mereceu vencer. O esquema tático com quatro volantes preencheu o nosso meio-campo, impediu que o Botafogo/SP tivesse tempo para respirar, garantiu-nos a posse da bola por muito mais tempo e, principalmente, deu a Wesley uma liberdade que ele soube aproveitar muito bem. Não é a formação que mais me agrada, mas provavelmente será reeditada contra o Santos/SP e, talvez, até que Valdivia possa  voltar ao time – e pode ser que dê certo outras vezes. Nas substituições, não inventou e foi bem. 

ANDRÉ LUIZ – 5
REGULAR

Pelo que mostrou hoje, entrando no decorrer do primeiro tempo, pareceu ser um zagueiro mediano, mas que tem uma qualidade: não brinca em serviço, não enfeita as jogadas. Foi o principal responsável pela marcação do único efetivo atacante do Botafogo/SP, Nunes, e não permitiu que levássemos nenhum susto.   

CAIO MANCHA – 5
REGULAR 

Sua inexperiência serve de lenitivo às suas atuações que, até agora, não arrancaram suspiros de ninguém, mas é preciso entende que, mesmo jovem, não terá chances para sempre. Por isso, é preciso saber aproveitá-las. Hoje, entrou no lugar de Kléber Lombriga e não melhorou em nada o nosso time.     

PATRICK VIEIRA – 4,5
RUIM 

Único jogador da nossa equipe a não ter nesta noite uma atuação pelo menos satisfatória. Entrou para segurar a bola e realizar jogadas pela direita, mas abusou das jogadinhas de efeito que não deram em absolutamente nada e ainda irritaram o torcedor. Quando joga sério, geralmente joga bem.  Mas ainda é jovem e, vez ou outra, vai fazer bobagens em campo.  

AVALIAÇÃO NOTA AVALIAÇÃO NOTA
MAGNIFÍCO 10 REGULAR 5.0 a 5.5
EXCELENTE 9.0 a 9.5 RUIM 4.0  4.5
ÓTIMO 7.0 a 8.5 PÉSSIMO 2.0  a 3.5
MUITO BOM 6.5 HORRÍVEL 1.0 a 1.5
BOM 6 VERGONHOSO 0.0  a 0.5
 
CONCORDA COM AS NOTAS E AS ANÁLISES ACIMA? SIM? NÃO? APROVEITE O ESPAÇO ABAIXO E AVALIE VOCÊ TAMBÉM A ATUAÇÃO DO PALMEIRAS.

32 Responses to SE CONTINUAR ASSIM, VAI VIRAR O “PIRATINHA”

  1. ” Trabalhar no Palmeiras é como morar em Israel ” diz Gilson Kleina a emissora de Tv.

    Sensacional. Foi a denominação mais perfeita do ambiente do Palmeiras que vi até hoje.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Ed.

      Concordo plenamente, até porque já estive lá dentro por muito tempo e sei que a frase é verdadeira.

      No Palmeiras, amigo, o cara sorri pra você e, quando você segue seu caminho, dois passos depois ele enfia uma faca na jugular.

      Abs.

  2. Márcio estou achando muito estranho todas essas contusões dos jogadores do Palmeiras! Das duas uma: ou estão fazendo corpo mole ou esse departamento médico está ultrapassado! Porque no time gambá ninguém se machuca né???? Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maciel.

      Quando várias contusões musculares (contratura, estiramento, distensão e ruptura) acontecem frequentemente em um mesmo grupo, normalmente é resultado de um excesso de preparação física.

      Mas, atenção: o problema do Vílson não se encaixa no exemplo acima, pois o que ele teve foi um edema, ou seja, apenas uma pancada localizada.

      Abs.

  3. Marcio

    Voce vai lançar o seu livro com fatos, estatisticas, as historis do Marcos, etc., ainda em 2013, na inauguração da nova arena ou nas comemorações do nosso centenario.
    Um abraço!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      O objetivo é lançar, no segundo semestre deste ano, vários livros no formato de e-books. Mas destre as obras não há histórias do goleiro Marcos.

      Agradeço muito o interesse.

      Forte abraço.

  4. Pergunta:
    João Denoni e Bruno Sabiá são agenciados pelo mesmo empresário?

    • Márcio Trevisan

      Oi, Marco.

      Perdoe-me, mas não tenho esta informação.

      O que sei é que Sabiá não pertence mais ao Palmeiras – foi para o Inter/RS.

      Abs.

  5. Teoricamente, o Palmeiras teria direito a mais um jogador do Grêmio.
    Entretanto, não deveria tentar essa possibilidade. Transforme o empréstimo do Leandro em aquisição definitiva e encerra a negociação!

    Também não entendo a exclusão até do banco do nosso melhor volante de marcação, João Denoni.

    Patrick Vieira tem grande potencial e precisa ser escalado na função correta e não ficar isolado em um lado do campo tentando fazer jogadas de efeito. Basta orientação.

    Márcio Araújo melhorou demais e hoje é outro jogador, sendo muito útil ao time. Porém, ainda recebe criticas de alguns torcedores por questão de conceito estabelecido.

    Ontem, o Santos mais uma vez ganhou pontos contra um time pequeno graças ao favorecimento de arbitragem. Apenas pelo desempenho técnico em campo, o time Santista não estaria entre os oito classificados. Para o Santos, não se fala em “Neymar dependência” ou em elenco limitado.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marco.

      Sabe quando o Grêmio/RS vai topar o negócio que você sugeriu?

      No dia em que Brunoro comandar o futebol do time gaúcho.

      Abs.

  6. Pq ele nunca enm deixa no banco o João denoni que é primeiro volante de fato, e fica sacrificando o araújo sendo que este mostrou enfim ser bem melhor sendo segundo volante?…o denoni é o único primeiro volante que temos e o cara nem o escala…fala serio…

  7. Robinson - Poços de Caldas

    Bom dia Márcio!

    Excelente análise, Parabéns!

    Pergunto: Como é a situação do Leandro? Ele veio por empréstimo?

    Se é emprestado, vamos correr o risco de valoriza-lo para o Gremio?

    • Júnior Colletti

      Robinson, desculpe-me pôr o bedelho aqui. Mas, penso que informação a gente não guarda, partilha, rs!

      O Leandro está, sim, emprestado ao Palmeiras. Acontece que, como em todo contrato, deve existir uma cláusula com valor fixado para compra ao fim do empréstimo, garantindo, inclusive, preferência ao Palmeiras cobrir eventuais ofertas superiores, caso elas cheguem ao Grêmio.

      Em outras palavras, se ele vale, hoje, R$ 1,00 e este valor é o que ficou no contrato, mesmo que ao término ele valorize para R$ 5,00, o Palmeiras deverá pagar apenas R$ 1,00.

      Mas, enfim, como no futebol certas regras não são cumpridas e/ou respeitas, ainda mais em se tratando do atual Palmeiras, penso que sua preocupação seja bem pertinente.

      Contudo, esperemos pelo Márcio, rs!

      Abraço alviverde!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Robinson.

      Agradeço os elogios.

      É isso mesmo: se, no final do ano, o grêmio/RS o quiser de volta, poderá levá-lo. A única vantagem do Palmeiras é ter prioridade na compra de seus direitos federativos por um preço um pouco mais baixo do que o de mercado. Como se vê, baita negócio para eles, não?

      Contudo, dependerá muito também do atleta. Se el bater o pé e não quiser voltar, não haverá quem o obrigue.

      Abs.

  8. júlio cesar dos reis

    Olá Márcio,
    Gostei muito da atuação do André Luiz, principalmente por não se apavorar na saída de bola, aliás ontem o time teve saída de bola ! os volantes fizeram a ligação com o ataque, fiquei impressionado !
    E o tal do Kléber ? problema de adaptação ou é ruim de bola mesmo ?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Júlio.

      Se o Kléber é centroavante eu sou piloto da NASA e já fui a Júpiter sete vezes.

      Abs.

  9. Fabiano Castro

    Bom dia Márcio,
    ótima avaliação da equipe, mas só discordo da nota 5 para o André Luiz, pra mim entre 6,0 e 6,5 o cara estreiou na fogueira e não compromoteu e pareceu ser sério e objetivo.
    Esperamos que seja contratado um novo camisa 9 pois o Kleber lombriga é ruim e o Caio consegue ser pior.
    Por enquanto “veste a 9 Paulo Nobre”.
    abraços.

  10. marcio bom dia; o time esta se encontrando jogamos bem mas falta nosso armador que da medo no adversario e o nosso atacante matador pois estamos sem referencia la na frente;por que nao subir o chico pois ele é melhor que o vinicius e o caio; rodinelly por que nao entra nosso treinador é retranqueiro demais temos boa zaga volantes p/ dar e vender precisa ser mais ousado mostrar que somos imponentes como diz nosso hino.abraço marcio vc nao gostou do kleber mesmo hei,quando ele fazer gols acho que melhora vaaaaaaaaaaaaaaaaleu!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jobson.

      Chico está no Palmeiras B e, enquanto a série A-3 não terminar para o Verdinho, ele não poderá ser utilizado.

      De fato, não gostei do Kléber. Mas alguem gostou?

      Abs.

  11. Júnior Colletti

    Márcio, bom dia!

    Assistindo ao jogo, refleti bastante sobre sua teoria de que retornaremos à Série A com os pés nas costas, “mesmo jogando comigo de goleiro e você de centroavante, ou vice versa”. É mais claro que diamante que este time não condiz com o Palmeiras, mas, jogando encaixadinho vai dar muito trabalho para ser batido. Haja vista que não perdemos os que têm elenco superior (pôxa, mas perdemos para 03 inferiores, rs)!

    Certa vez lhe escrevi que a nossa diferença para o time “deles” é o técnico e a ausência de pernas de pau no time, mas, sem ter um craque, só bons jogadores. E isso, infelizmente, nós ainda temos, mas, acho que é questão de tempo.

    E é só o Wesley se empenhar como ontem, que será tão importante ao time quanto um Valdívia, por exemplo (em condições, é claro!). Impressionante o que o cara correu e se apresentou para o jogo, é disso que o time precisa. Me chamou a atenção, também, o Márcio Araújo, acertou um ou dois dribles e pegou uma confiança que arriscou até jogadas de efeito, rendendo cartão aos adversários. Vejo que tudo é uma questão de confiança pra essa moçada! E bons resultados!

    Abraço!

    PS.: Ah, o XVzão é melhor que o Chelsea, kkkkkkk!!!!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Colletti.

      Raça, vontade, união. Tudo isso é importantíssimo, mas não suficiente.

      Precisamos de dois laterais de bom nível (não precisam ser craque, mas têm de saber marcar e apoiar) e um centroavante de verdade.

      Com estes três e mais uma espinha dorsal formada por Prass, Henrique, Araújo, Valdivia e Wesley, não ganharemos a Libertadores e nem o Paulistão, mas pelo menos não passaremos vergonha.

      Duro é chegarem estes três reforços.

      Abs.

  12. Antonio o Verdão

    Márcio, concordo com as notas, principalmente com a justiça feita ao Márcio Araujo.
    Quanto ao Wesley, ontem relamente fez uma excelente partida, sabe ele deve ter para e refletido, ele não é atacante, e quando passou a fazer o que fazia no Santos e no Atl Paranaense mostrou o que queeremos dele.
    E vi ontem uma coisa negativa apesar da derrota. o time tocou muito a bola para tras, toquinho de lado, sem buscar o 3º , conformado em ganhar por 2×0 conta o time que outrora vencemos 8×0. Uma goleada não melhoria os todos os problemas o Verdão estar passando, mas daria uma levantemento no astral, ou os propios atacantes para mostrar serviço.

    • Márcio Trevisan

      Verdão: para tentar o 3º gol o time precisaria confiar no próprio taco.

      E isso, pelo menos por enquanto, não dá.

      Abs.

  13. antonioo carlos

    bom dia marcio

    Gostei do time ontem(só acho que o kleina poderia ter entrado com rondinelli no lugar do charles) pois todos mostraram personalidade,
    mesmo sendo contra o pequeno botinha, aqui de ribeirão.
    Só que já estavam se achando maior que o palmeiras, e consideravam-se favoritos para o jogo. Acho que não levaram em conta o retrospecto desse confronto.
    Agora, é incrivel como a midia gosta de desvalorizar nossas vitórias;
    è só acompanhar os sites esportivos agora de manhã. Salários atrasados,
    falha escandalosa do goleiro, botafogo não jogou nada, time do palmeiras cheio de volantes, etc, etc….
    Será que é muito dificil, aceitar que o time jogou bem, conseguiu ter posse e toque de bola que há muito não se via, e venceu a partida merecidamente. Meu Deus!!!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Antônio Carlos.

      Vc está coberto de razão: falar mal do Palmeiras virou algo tão frequente que até mesmo quando fomos campeões da Copa do Brasil não foram poucos os que desvalorizaram o título, preferindo dizer que ele só aconteceu porque as melhroes equipes do País disputava a LIbertadores.

      Abs.

  14. Marcio
    Concordo com as notas e analises de todos jogadores.
    Sobre o Kleina, considero que ele entrou com 4 volantes porque pensava que o catastrofico Mauricio Ramos estaria na zaga.
    Por Falar nesse PEREBA, junto com o Vinicius quantos jogos estes mediocres já fizeram pelo Palmeiras.
    E abusando de voce, na sua opinião e tendo as estatisticas que voce tem qual foi o maior PEREBA da historia do Palmeiras a vestir nosso sagrado manto (na quantidade de partidas)?
    Um abraço e parabens pelas analises.

  15. Carlos E. Marcomini Jr

    Bom dia amigo Marcio.

    Sei que sumi dos comentarios a algum tempo, mas tenha a certeza que continuo lendo seus textos.

    Gostei de certa forma da atuação de ontem, achei que algumas peças foram bem. Acho que Leo Gago pode estar entre os 11 mais frequentemente, acho que Kleina conseguiu achar um jeito do Wesley jogar… solto pelo campo! Ontem me fez lembra de fato o Wesley antigo! Participou bem do jogo, gostei! Mas sinceramente não vejo motivo para Charles jogar, mesmo que tenha cumprido com uma função tatica cabivel, mas não o acho muito útil! Ainda não entendo porque o João Denoni perdeu todo o espaço com a chegada desse jogador!

    Grande abraço

    • Márcio Trevisan

      Olá, Carlos.

      Estávamos sentindo a sua falta. Ótimo tê-lo de volta.

      De fato: Denoni não aparece nem no banco. Kleina deveria repensar esta situação.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>