O MAL NECESSÁRIO

MESMO SEM TER REEDITADO O MÁGICO FUTEBOL DE SUA PRIMEIRA PASSAGEM, VALDIVIA FAZ UMA FALTA GIGANTESCA AO PALMEIRAS E, QUANDO NÃO JOGA, O TORNA AINDA MAIS FRACO DO QUE JÁ É.

O tema é polêmico e, por isso, já sei que muitos de vocês discordarão de mim, mas a verdade é uma só: Valdivia é um mal necessário.

Mal? Mas não falamos de um jogador de futebol de inegáveis qualidades?

VALDIVIA SE CONTUNDE COM ENORME FACILIDADE. MAS QUANDO ELE JOGA, O PALMEIRAS É SEMPRE MELHOR.

É verdade. O Mago é jogador à moda antiga, que parece ter o dom de colar a bola nos pés quando a conduz ao campo de ataque, e que quase sempre sabe o exato momento e a força exata com a qual tem de tocá-la a um companheiro que, também quase sempre, fica em ótima condição para finalizar.

Então, por que classificar o camisa 10 como “mal”. Porque, meus amigos, talvez devido à violência com que é marcado, talvez porque seu corpo já não consegue mais se recuperar completamente das pancadas que leva, talvez porque a vida extracampo não seja a mais indicada a um atleta de ponta, a verdade e uma só: Valdivia jamais voltará a ser o que foi.

Então, o melhor é mandá-lo embora, certo? Talvez um dia, talvez em breve, mas não agora. E a razão é simples: mesmo jogando só de vez em quando, ainda que não consiga disputar uma série de partidas seguidas, a verdade é que, com Valdivia, o Palmeiras não é grande coisa, mas sem Valdivia o Palmeiras é ainda pior. Ou ele não fez falta em São Caetano do Sul/SP?

Assim, pelo menos por enquanto, o chileno chinelo é, de fato, um mal necessário.

14 Responses to O MAL NECESSÁRIO

  1. Nosso próximo treinador já está pronto para assumir. É só questão de tempo: Dorival Júnior. Querem apostar ???

    • Se bem que eu prefiro o Mano Menezes. Se o rival deu certo com um técnico que já foi nosso por que não o contrário ???

    • Márcio Trevisan

      Oi, Ed.

      Gosto do Kleina, apesar de algumas vezes ele cometer erros (como o de improvisar alguns jogadores e insistir com outros).

      Mas se Dorival vier será uma boa: convivi com ele nos meus tempos de repórter e dele atleta, e se trata de uma excelente pessoa. E mais: é palmeirense de coração.

      Abs.

      • Concordo com vc Márcio e apesar da vitória de ontem acho que tem que aproveitar a chance e trazer o Dorival que está a disposição. Não adianta esperar, é questão de tempo para o time do Kleina começar a tropeçar um monte de vez e aí vão mandar ele embora e não vai ter treinador no mercado.

        Abçs !!

  2. Independentemente de contar ou não com o Valdívia, a necessidade de uma opção a ele no elenco é inegável. Aliás, todo jogador do time titular precisaria ter um concorrente no banco lutando para ocupar seu espaço.

    Já opinei aqui e em outros lugares sobre a importância do Valdívia para o time do Palmeiras e o tratamento diferenciado que deve ser dado ao jogador, a começar pela comissão técnica que já deveria saber que não poderia usá-lo toda quarta e domingo.

    Considero que nesse caso da opção necessária para o nosso meio campista, um aspecto deve ser levado em consideração. Um problema que envolve o Palmeiras há muito tempo, bem antes da primeira passagem do Valdívia pelo nosso time.

    Para isso é preciso considerar os seguintes situações:

    1 – Nossa prioridade para a contratação de volantes e zagueiros na história recente do Palmeiras em detrimento à contratação de atacantes.
    2 – Esquemas de jogo baseado no medo e no defensivismo.
    3 – Postura covarde em campo, não intimidando adversários, mesmo quando esses adversários são times pequenos e de muito menor história e estrutura.

    Por que o Palmeiras se transformou em uma instituição covarde na disputa das competições?

    A resposta não é difícil e explicação está nas campanhas constantes de condicionamento mental negativo exercidas sobre o clube, sobre seus profissionais e dirigentes e também sobre a torcida.
    O palmeirense em geral passou a aceitar o rótulo de time e elenco limitado, (como se os demais clubes brasileiros fossem todos superiores ao Barcelona). Passou a julgar que nunca é capaz de vencer competições (não importa quem esteja no elenco), que não tem condição de igualdade, mesmo competindo no fraco futebol brasileiro atual, contra equipes de igual condição. Passou a ser cultural afirmar e insistir que o Palmeiras é fraco,(realismo idiota de quem quer parecer equilibrado, mas não percebe que se tornou massa de manobra). A imprensa “martela” isso na cabeça das pessoas todos os dias, há muitos anos e a maioria dos palmeirenses repete como papagaios.
    Predomina entre nós e na equipe o medo, a covardia e a falta de ambição que foram impostas sobre todos no Palmeiras. Mentalidade aceita pela direção e pela torcida e que impede o time de enfrentar seus problemas como qualquer outro clube brasileiro faz. Nenhum time brasileiro tem tanta gente em cima, enchendo a paciência como tem o Palmeiras!
    Por essa razão é quase impossível nosso time jogar com dois atacantes e dois meias de criação, como a maioria dos concorrentes joga. Sempre haverá o comentário e a imposição de que jogando assim nosso time ficará exposto e será derrotado. Praticamente todos os times brasileiros que conquistam competições jogam com o número mínimo de quatro jogadores entre os setores de criação e de ataque, mas o Palmeiras consegue escalar no máximo três. Logicamente, sempre será mais difícil fazer gols e ter boas campanhas.
    Esse fator dificulta o surgimento de um substituto à altura para o chileno, pois se ele consegue jogar e criar por dois, quem entra no seu lugar sabe jogar apenas por um. Seu companheiro ao lado no meio de campo será um volante e nunca um outro meia de criação.
    Não é sem motivo que todo treinador que chega ao Palmeiras, seja ele de nome ou em início de carreira faça a opção pelo conservador, pela “cautela” na escalação da equipe. Nossos times jogam sempre com excesso de volantes, ocupando espaço de um jogador de criação ou de ataque pelo condicionamento mental que afeta a todos indicando que nosso time é fraco e precisa encher seu meio campo de marcadores.
    Nosso elenco atual tem sete volantes (Charles, Denoni, Souza, Wesley, Léo Gago, Márcio Araújo e Wendel) e mesmo assim improvisa um zagueiro para a função.
    Dessa forma, sempre vai faltar a criação e a qualidade para concluir as jogadas. Muda o treinador, mas o problema persiste, pois ficou a mentalidade do medo!
    A discussão sobre Valdívia, sua importância na equipe e a opção necessária a ele acabam se tornando temas secundários quando o problema maior está na cultura instalada.
    Valdívia pode ir embora e o Palmeiras buscar no passado por meio de uma máquina do tempo o Ademir da Guia no auge de sua forma que nada mudará no time enquanto a covardia e o medo generalizado não sumirem do nosso cotidiano.
    Em pouco tempo os blogs estariam lotados de participantes pedindo a cabeça do Divino porque ele é muito lento e atrapalha a equipe.

  3. Amigos Palmeirenses,
    Existe um consenso entre os comentários.
    Todos consideram o Valdívia um jogador acima da média.
    Todos avaliam que o sucesso do time atual depende do bom desempenho do Valdívia.
    Todos concordam que precisamos ter alternativas para as frequentes ausências do Valdívia.

    Particularmente, tenho 2 pontos que me incomodam na situação:
    1. Não confio no departamento médico. Não sou médico e não tenho competência para avaliar tecnicamente esse depto. Somente tenho a sensação de que a recuperação dos jogadores é demorada demais e não voltam totalmente recuperados. Repito: trata-se apenas da opinião de um leigo. Cabe a nova diretoria essa rigorosa e analítica avaliação;
    2. Valdívia não é confiável. Desde seu retorno, nunca houve dedicação compatível com sua importância no elenco e sua remuneração. Além dos cartões bobos recebidos, passando a sensação de que forçava a suspensão. Ele parece mais disposto este ano. Não vamos nos iludir pois o interesse dele é a seleção chilena e a Copa do Mundo. Portanto, resta-nos torcer pelo seu sucesso no Palmeiras, sua convocação para a Copa e uma possível negociação vantajosa financeiramente.

    Descobrir imediatamente um substituto é mais um desafio indelegável da nova diretoria.
    O Palmeiras precisa, o elenco precisa, a torcida precisa e Valdívia precisa de alguém para fazer sombra.

  4. Concordo com o texto. Ruim com Valdívia pior sem ele. O Palmeiras deve fazer um planejamento que vise resguardar o Valdívia apenas para jogos importantes. Nada de usá-lo no paulistinha; só em caso de decisão. Devemos nos dar esse luxo, é necessário.

  5. Sómente uma pergunta ao amigo palmeirense Nelson do comentario acima:-
    Remédios e ALCOOL ajudam na recuperação de atletas?

  6. Já passou da hora dos departamentos Medico e Fisiologicos serem reformulados.

    Temos umas das melhores infraestruturas do pais, modernos equipamentos, então por que só no Palmeiras os atletas levam uma eternidade para se recuperarem, e sempre voltam fracos, suscetíveis a novas lesões. Inumeros jogadores que nunca se recuperam aqui, saem para outros times e conseguem manter uma sequencia.

    Quanto ao Valdivia, nunca fui a favor de sua saida, e nunca serei, no Brasil existem somente dois meia-armadores de qualidade, e ele é um deles.

  7. Bom dia Márcio e Nelson,

    Se me permitem, discordo de vocês. O Valdívia não pode ser um mal necessário e o Palmeiras precisa entender que, se não pode mais contar com ele, precisa urgentemente desenvolver alguém que ocupe a sua posição.

    De que adianta ter um jogador diferenciado, se quando precisamos dele ele não pode ser utilizado? Até quando o Palmeiras irá ter esta novela, com um jogador que não consegue uma sequência de 05 partidas seguidas sem voltar para o DM?

    Não acredito que o DM do Palmeiras seja ruim. O Valdívia já esteve no Chile fazendo consultas particulares e também não teve o problema resolvido. Além do mais, outros jogadores com problemas muito sérios foram tratados pelo DM do Verdão e voltaram a campo com o mesmo desempenho.

    Acredito que o Valdívia, assim como os outros exemplos citados pelo Nelson, são exemplos de lesões muito graves, que põe em dúvida a carreira destes jogadores. Desde que voltou ao Verdão em 2010, quanto tempo o Valdívia ficou sem jogar e – mesmo assim – a lesão não se cura?

    Campo ruim, faltas duras e ritmo de jogo para mim não são justificativas. Afinal, estas são condições a que todos os jogadores estão submetidos e que não causam estes problemas.

    Acredito que o Palmeiras precisa entender que não pode mais contar com o Valdívia e partir para uma outra opção.

    Um grande abraço.

    Valter

  8. Comentário muito bem pautado,concordo!
    A condição física do Valdívia me lembra um seminário de medicina esportiva que estive há pouco tempo,seminário o qual vários profissionais palestrantes falaram de casos como Valdívia,Ganso,Douglas……Maioria dizendo,que hoje em dia,a lenta recuperação se deve mais a defeitos de gramado,ritmo de jogo e faltas duras,tudo isso aliado ao stress que os profissionais são submetidos! Mas fica uma dúvida que deixo pra você Márcio:a estrutura do departamento médico do Palmeiras,é compatível com a dos outros grandes clubes?Pois na minha experiência com residente de medicina você vê que mesmo os melhores médicos,sem estrutura e comprometimento do paciente,não são tão eficientes!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Nélson.

      Em meus tempos de assessoria de Imprensa, o DM e o DF do Palmeiras beiravam o ridículo.

      Porém, assim que o turco saiu do comando, tudo começou a melhorar, e hoje temos os dois departamentos em nível internacional. Além disso, os profissionais que lá estão são muito competentes.

      Isso eu te garanto.

      Abs.

  9. ……………………………………………………………

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>