QUEM PAGA É SEMPRE APLAUDIDO

NEM PRECISA SER MUITO BOM: SE AJUDAR NAS DESPESAS, JOGADOR TERÁ APOIO INCONDICIONAL DA ARQUIBANCADA.

Logo de cara, vou começar este texto pedindo desculpas. E o motivo é simples: não poderei identificar os dois ex-jogadores do Palmeiras que protagonizam esta história pelo simples fato de que ambos ainda estão em atividade em pequenos clubes do País. E muito embora tudo seja verdade, o que importa, mesmo, é o fato, e não as personagens.

VALDIVIA NÃO PAGA. E TOME VAIA!

Na época em que respondia pela assessoria de Imprensa do Verdão, havia um jogador bastante esforçado, até certo ponto habilidoso, mas que nunca conseguia jogar duas partidas seguidas em ótimo nível. Fazia um jogo bom, no outro era mais ou menos, no seguinte a atuação já era bastante discutível. Depois, melhorava um pouquinho, mas logo caía de rendimento outra vez. Mesmo assim, seu nome era gritado com força nas arquibancadas quando começava quando titular ou mesmo nas vezes em que era uma opção no banco de reservas.

Naquele mesmo time havia outro atleta, igualmente esforçado, mas que na média tinha atuações bem mais convincentes. Titular absoluto, ajudava o time em todos os setores e, vez ou outra, até seus golzinhos fazia. Mas nada adiantava: era seu nome ser anunciado pelos alto-falantes para se ouvir uma grande vaia. E ai dele se errasse um passe que fosse, pois a pressão ficava tão insuportável que, mesmo à revelia, o treinador era obrigado a sacá-lo do jogo.

Incomodado com esta situação, um dia comentei com o perseguido: “Cara, não sei por que a torcida pega tanto no seu pé…”. E ele, sem titubear, me respondeu, na lata: “Porque eu não pago. E nem vou pagar”. Naquele momento, entendi tudo, principalmente o motivo que fazia aquele outro jogador ser sempre incentivado, mesmo quando não jogava bem.

Lembrei-me desta história ao ver Valdivia (que – incrível! – sofreu nova contusão muscular), ser vaiado e quase agredido após os últimos jogos do Palmeiras mesmo tendo atuações muito boas. 

Acabamos de descobrir que o Mago é pão-duro.

22 Responses to QUEM PAGA É SEMPRE APLAUDIDO

  1. Pede ser que estou pensando errado, mas acho que o Dpto. Medico do Palmeiras não esta conseguindo resolver os problemas de lesão do Valdivia, porque talvez o organismo dele não tenha mais condição de uma seguencia muito grande de jogos.
    Se este for o caso o Kleina deveria escala-lo em jogos de maior importancia, dizendo para imprensa que a não escalção foi por opção tatica, talvez fazendo isso, não teriamos que ler sobre nova lesão do Valdivia com tanta freqüencia, melhorando assim relação do jogador com alguns torcedores e teriamos ele em forma para jogos de maior importancia como os jogos da Libertadores.

    abs

  2. Passou da hora dos Departamentos médicos, e fisioterapia e de fisiologia do Palmeiras adotarem um tratamento adequado para o jogador Valdívia, que é diferenciado e que quase nenhum time do Brasil tem em seu elenco.
    A torcida do Palmeiras, ou melhor, parte dela, deveria ajudar ao time e não transformar em polêmica todo e qualquer problema. Problemas existem para serem enfrentados e resolvidos e não para transformar nossas vidas em infernos. Não observamos esse comportamento negativo em relação aos outros clubes, com situações muito mais sérias, mas que são blindadas e não se tornam debates públicos constantes.
    Por exemplo, não se fala e nunca se falou para custo benefício para jogadores como Fabrício, Cañete, Ganso e Luís Fabiano, este último sempre ausente dos jogos decisivos do seu time por atos de indisciplina. Entretanto, jogador do Palmeiras é sempre analisado se deve ser mandado embora ou não, especialmente quando é atleta de qualidade.

    Quando os profissionais dos vários Departamentos e também a comissão técnica entenderão que é preciso fazer um trabalho diferente com ele, tanto em termos de calendário de jogos, treinamentos e em tratamento clínico? Quem não sabia que jogando quarta e domingo, tendo que fazer tudo no meio de campo do time, ele iria “quebrar” novamente?

    Valdívia pode não jogar 100% dos jogos, mas jogando metade é muito mais útil em campo do que vários João Vitors, Rivaldo Genéricos e tantos outros que estão sempre à disposição do treinador.

    Além de levar o meio de campo nas costas, acaba se contundindo e recebendo criticas de pessoas sem a menor noção e condição para opinar tecnicamente sobre futebol, sem conhecimento médico ou técnico das condições dos jogadores.

    Para este jogo com o Paulista o Palmeiras tinha a possível volta do Thiago Real, a estreia do Rondinelli e ainda a opção do Wesley, mas Valdívia teve que ir a campo para garantir que houvesse o mínimo de lucidez para a equipe. Continuaria colocando jogadores como Kleber na cara gol, para que este continuasse a perder gols feitos. Logicamente, depois, as criticas seriam contra o meio campista e não para os atacantes que perdem gols feitos, segundo os especialistas da torcida.
    O Palmeiras chegou ao fundo do poço (série B) devido às péssimas administrações que permitiram a ação predatória de Federações, Tribunais, Imprensa e falta de comando interno no futebol e agora, que pode se reorganizar encontra com obstáculo parte da própria torcida. Alguns por atos idiotas de violência e outros pela limitação demonstrada na formação de opinião pela internet.

    A queda para a série B parece não ter sido suficiente para abrir os olhos de muita gente que ainda não entendeu que precisamos de soluções, de união e nunca de querer a cabeça de um por dia. Nos especializamos em tocar do time todo e qualquer jogador que possa ser um diferencial, ao invés de trabalhar pela sua recuperação.

    Esquecem os apressados que o jogador Valdívia ficará de fora dos dois jogos da seleção do seu país devido a essa nova contusão e jogar a Copa no Brasil era um dos seus grandes objetivos.

    • Eu acrescentaria em seu belíssimo comentário, que o Palmeiras é o único time que tem em sua oposição (sempre), seja qual for a Diretoria eleita, 2 elementos diferentes dos outros times. AS ORGANIZADAS e os JORNALISTAS ESPORTIVOS PALMEIRENSES. Pois é, os jornalistas palmeirenses criticam tudo no Palmeiras, jogando a torcida contra, ao contrário da imprensa em geral (maioria gambá) que apóia seu time e não faz jogo de oposição.

      • Márcio Trevisan

        Olá, Décio.

        Obrigado pelo seu elogio.

        Mas nem todo jornalista palmeirense critica sempre o Palmeiras. Este seu amigo é um bom exemplo disso.

        Abs.

    • Marco,ótimo comentário
      Não tenho o que acrescentar,só a concordar e elogiar a visão!
      Quanto ao ponto da impressa não questionar o custo benefício de Ganso e jogadores afins de outros times,salta aos olhos a perseguição ao Valdívia e ao Palmeiras,sempre tive para mim,que se o Valdívia fosse brasileiro,a cobrança seria menor!Basta observar Adriano,que tudo que faz é perdoado,ou o Ronaldo,que a pesar do grande carisma e talento,viveu em meio a contusões,polêmicas e affaires que ficavam maior que ele!

  3. Valdivia me lembra Sorato, e Pedrinho, a gente torcia muito por eles mas não saravam.

  4. Antonio Manara

    Marcio, sera que nao temos esse tipo de atitude com tecnicos tambem? E impressionante como as vezes sao descatados determinados jogadores e outros protegidos. No Palmeiras temos exemplos, Luan, Vinicius, M. Leite, Patrick,(nao o Vieira)e muitos outros.

  5. Antonio Manara

    Eu acredito muito nessa historia, e so ler os diversos comentarios nos sites Palmeirenses. A jogadores totalmente protegidos da torcida organizada e outros sao repudiados. Se o Valdivia nao usa desse subterfugio pra ganhar aplausos da torcida, merito dele.

  6. Sinceramente, eu gostaria de saber como uma fragilidade física, como é o caso do Valdívia pode ser considerada como um caso de jogador sem vergonha?
    Lamentavelmente, muita gente sem competência e sem conhecimento técnico se tornou formador de opinião sobre a condição do jogador.
    Será que são fisiologistas, preparadores físicos ou médicos que estão diagnosticando essa condição?
    O fato concreto é que o Valdívia já demonstrou que não pode atuar seguidamente como titular. Jogador do nível dele deveria ser resguardado para jogos mais importantes e, no campeonato paulista, contra times menores os outros meias como Thiago Real e Rondinelli deveriam ser aproveitados.
    Outro fato que não chama atenção, mas deveria, é que as duas ausências prolongadas do Valdívia foram motivadas por entradas violentas e não por contusão muscular. No Brasileiro foi o “solada” do zagueiro Paulo Miranda e no Paulistão foi o pontapé do zagueiro do XV de Piracicaba. Estranhamente, os críticos do Valdívia por ignorância ou por desonestidade se esquecem de detalhes “insignificantes” como esses.
    A atual contusão do Valdívia era esperada e até demorou para acontecer. O jogador não poderia ser escalado em jogos seguidos como foi nesses últimos dias.
    Todos já sabiam que ele jogou contra o SP no sacrifício devido a uma pancada recebida na Argentina e nesse jogo com o Paulista seria muito mais pudente preservá-lo, dando lugar para o Thiago Real, Rondinelli ou mesmo Wesley.
    A preocupação com um jogo tirou do time do Palmeiras seu principal jogador por um mês. O Palmeiras tem estudos técnicos sobre a condição desse jogador. Passou da hora de utilizar esses estudos técnicos de maneira profissional e responsável para não dar chances aos comentários “achistas” dos curiosos do esporte.

    • Ah quer saber, tomara que o Valdívia fique mais 10 anos no Palmeiras. 90 % da torcida merece.

      Parei de acompanhar essa b.. Nunca mais entro nesse site ou qualquer outra coisa que fale de futebol. Sai fora, isso é loucura. Vou viver e parar de perder tempo com isso.

      Não entendam isso como ofensa, é só um desabafo !!

      • Márcio Trevisan

        Ed: não entendi sua revolta.

        Apenas contei um fato verídico, que vivenciei, e que agora se repete no Palmeiras. Não tem nada a ver com a nova contusão do Valdivia e nem se ela aconteceu por fatalidade (aliás, se for, vai ser azarado lá no Chile) ou por causa das cachaças que ele toma.

        Se você não acessar mais o nosso site, ficarei triste. Mas respeitarei sua decisão.

        Abs.

        • Desculpe Marcio, realmente li essa sua postagem na hora errada. Eu realmente to revoltado, mas não com você ou com o amigo torcedor. To revoltado com esse jogador frágil como disse o outro amigo. Não tenho mais estômago para ouvir ou ler o nome dele. É sem vergonha ele que não se toca e pede rescisão de contrato e é sem vergonha o presidente do Palmeiras que não dá fim no contrato desse inválido.

          • Márcio Trevisan

            Oi,Ed.

            Não há razão nenhuma para se desculpar..

            Forte abraço.

  7. Márcio,

    E não era só um que era aplaudido. Sei dessa história e seu relato é real.

    • Márcio Trevisan

      É, Marco.

      Tinha mais gente que pagava (e nem precisaria, pois jogava bem e era titular absoluto do time).

      Mas para garantir…

      Abs.

  8. Nossaaaaaa…discordo totalmente, aliás é a primeira vez que até me assusto com uma postagem sua Márcio. Defender Valdívia ???? Se há pagamento mesmo ou não, isso seria com os líderes de organizada. E se fossem tão influentes assim na arquibancada o Valdívia não seria tão aplaudido pelos ” torcedores comuns “. Será que paga a eles ??

    • Valdívia é vaiado pelo jogador sem vergonha que é. Está aí mais uma contusão. Mais um mês. Depois ele volta, joga mais 3 jogos e tome contusão, mais um mês, depois volta, mais 4 jogos e tome contusão, mais um mês. E assim vai indo.

    • Márcio Trevisan

      Ed: leia de novo a matéria.

      Vc não entendeu nada do que eu escrevi.

      Abs.

      • Desculpe, realmente não li pois quando leio o nome ” Valdívia ” minha capacidade de interpretação de qualquer coisa cai a zero.

        Abraços !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>