MORTOS DE FOME

NOBRE DIZ QUE CLUBE VENDE O ALMOÇO PARA COMPRAR O JANTAR. ENQUANTO ISSO, NOSSO TORCEDOR NÃO TEM O QUE “COMER”.

Não demorou nada para que o recém-empossado presidente do Palmeiras disparasse a primeira “pérola” de sua gestão. Assim como fizeram seus antecessores imediatos, Arnaldo Tirone e Luiz Gonzaga Belluzzo, Paulo Nobre foi, ainda que talvez sincero, profundamente infeliz ao proferir a frase citada no “olho” desta matéria.

PRESIDENTE: NÓS ESTAMOS “FAMINTOS”

Obviamente, todos sabemos das dificuldades financeiras pelas quais passa o nosso clube. Tal situação perdura já há alguns anos e nem mesmo as conquistas dos títulos paulistas de 2008 e da Copa do Brasil de 2012 conseguiram amenizá-la. Contudo, não somos o maior e muito menos o único devedor do futebol brasileiro. A pergunta, então, é simples: por que outros, tão ou mais devedores, reforçam suas equipes e o Verdão não consegue idêntico sucesso?

A resposta, meus amigos, é tão óbvia quanto simples: os vazios cofres alviverdes são fruto da incompetência e da falta de responsabilidade de administrações anteriores. Só que se estamos, como lamentavelmente disse nosso presidente, vendendo o almoço para comprar o jantar, isso não pode impedir a chegada de jogadores que possam recolocar o Palmeiras em seu devido lugar, o qual todos sabemos qual é.

Não adiantará a Paulo Nobre vestir o uniforme de saneador básico das finanças e, ao final de seu mandato, entregar ao seu sucessor um clube com estável saúde financeira, mas tão doente, futebolisticamente falando, quanto hoje. De nada valerá ao Palmeiras pagar muito do que deve a seus credores se não tiver quitado tudo – isso mesmo: tudo! – o que deve a seus torcedores.

Em outras palavras, presidente: o maior credor do Palmeiras são os seus mais de 16 milhões de torcedores. Afinal, nós também temos fome, e o senhor sabe muito bem do quê.

31 Responses to MORTOS DE FOME

  1. Ricardo Santo André

    Márcio e amigos:
    Admitamos de uma vez, por mais doloroso que possa ser: nos apequenamos! Seguidos vexames dentro e fora de campo dilapidaram nossas finanças, nosso orgulho e auto-estima como instituição. Os economistas cunharam o termo “estagflação” para descrever a situação de uma Economia em que há estagnação econômica e aumento generalizado de preços. Ou seja, o pior dos mundos. A pior das crises. Pois nosso Palmeiras sofre de mal semelhante: estagnou-se (atolou-se) no tempo e paga salários altos (inflação de custos) a jogadores medíocres técnica e moralmente. Um Márcio Araújo deve ganhar seus 150 mil por mês. Um Maurício Ramos algo semelhante. O que dizer então do Mago Valdívia cuja magia tem sido a de esconder seu futebol. Quanto pagamos a técnicos renomados (Luxemburgo, Muricy, Felipão)? Quanto pagamos na contratação do Luan? E na do Wesley? Que retorno esses “profissionais” da bola nos tem dado? Humilhações em cima de humilhações. Temos no currículo as mas vexaminosas eliminações do futebol: Santo André, Bragantino, Atlético Goaianense, Ipatinga, ASA, para citar poucos. Que outro grande sofreu quantidade semelhante de reveses? Que time do mundo, em uma final, termina o primeiro tempo ganhando de 3 e depois perde de 4 em pleno Palestra Itália? Ora, meus amigos, doentes como eu, Palestrinos fanáticos, faz tempo que somos pequenos. Fazemos eleições em Janeiro. Nossa torcida adotou o porco como mascote. Nosso manto cada vez menos verde. Até o distintivo o maldito Tirone mexeu! O distintivo anterior era mais bonito do que esse de letras arredondadas. Desculpem-me o desabafo. Mas nosso Palmeiras é um corpo sem cérebro. Não será o Nobre o messias. Assim como não foi o Beluzzo. Para sairmos dessa, temos que, como nos alcoolatras anonimos, reconhecer que somos pequenos, que fomos grandes gigantes, que temos passado, mas que temos que mudar tudo! Temos que ser mais periquitos do que porcos, mais brasileiros do que italianos, mais humildes, mais agressivos.

    Ganhar ou perder faz parte do esporte. Má fases também. Mas fases que perduram por tanto tempo não são conjunturais. Infelizmente, a insituição (torcida, diretoria, oposição, situação) está doente e não será um presidente sozinho que a erguerá. Mas não estamos a fim de admitir isso. Vamos então chingar o Luan! É muito mais fácil….

  2. Júnior Colletti

    Márcio, boa tarde!

    Acho que nossos dirigentes estão levando a sério demais aquela pressão que a mídia põe de o Palmeiras se inspirar no que a gambazada fez em sua reconstrução, rs!

    Mas, falando sério agora. Não veria problemas de um simples torcedor rival ocupar cargos diretivos no clube, desde que não o de Presidente, é claro. Até por que, isso acontece aos montes, você deve saber melhor do que todos nós.

    O que me preocupa é o cara fazer parte de Conselho rival, além de ter membros de sua família lá incruados. Aí não tem como separar os interesses!

    Clubes precisam de profissionais, ainda mais o Palmeiras, independentemente de sexo, religião, opção sexual, partidarismo, E CLUBE DE CORAÇÃO… rs! Mas, que não haja conflitos de interesses!

    Além do mais, o cara exige aumento por medo de pressão depois que foi anunciado. Fião, aqui é Palmeiras!!!!

    Acompanhava o Finelli quando estava no Arenafc. Adorava os textos do cara e sentia que ele tinha compromisso com Palmeiras, acima de tudo. Será que ele é tão ruim assim? Estou enganado?

    Por favor nosso orientador para assuntos alviverdes: esclareça, ou simplifique, essa bomba pra gente!

    Abraço!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Colletti.

      Não sei os motivos que levaram Paulo Nobre a contratar Fernando Mello, mas fontes ligadas ao clube dizem que foi ordem de um certo presidente d eorigem árabe, o tal diabo ao qual nosso atual comandante vendeu a alma para poder se eleger.

      Finelli, Gallupo e Cazavia são jornalistas palmeirenses que conheço há muito tempo. São competentes e profissionais, nada tendo que fizesse Nobre dispensá-los, se é que isso de fato acontecerá.

      O fato de Mello ser corintiano não o torna um profissional de menor qualidade. Apenas é um tanto quanto vexatório a um clube do tamanho do Palmeiras não se atentar ao fato de que por torcer pelo nosso maior rival o colega já começará muito pressionado.

      Na primeira informação importante que vazar à mídia e prejudicar o clube, ele será responsabilizado. Mesmo sem ter culpa alguma.

      Isso aconteceu comigo e com outros assessores palmeirenses, imagine então com um corintiano.

      Abs.

  3. Marcio
    voce poderia fazer um post ou comentario sobre os ultimos acontecimentos da assessoria de comunicação do Palmeiras.
    1º) O Palmeiras é o clube do Brasil com maior numero de noticias “VAZADAS”, sendo que os profissionais do setor ganharam o premio da ACEESP.
    2°) A nomeação do Paulo Nobre colocando um Ultra-corinthiano para liderar a assessoria.

    • Fábio P. R.

      Não sou o Márcio, mas na minha opinião, com a não re-eleição do Gilto Avalone para o COF, e a presença do Brunoro no clube, a tendência é que tais vazamentos diminuam drasticamente (ou até desapareçam). E com relação a esse gambá, realmente foi uma cagada catastrófica. Tudo que precisamos agora é de paz, imagina a pressão que esse cidadão e a diretoria vão sofrer logo mais.

      Abs

    • Márcio Trevisan

      Jair, salve.

      O fato de notícias vazarem à mídia não significa incompetência da assessoria de Imprensa. No meu tempo, isso também acontecia e não era eu quem contava aos jornalistas o que não poderia ser contado.

      O fato de Fernando Mello ser corintiano não o torna um profissional de menor qualidade. Apenas é um tanto quanto vexatório a um clube do tamanho do Palmeiras não se atentar ao fato de que por torcer pelo nosso maior rival o colega já começará muito pressionado.

      Na primeira informação importante que vazar à mídia e prejudicar o clube, ele será responsabilizado. Mesmo sem ter culpa alguma.

      Isso aconteceu comigo e com outros assessores palmeirenses, imagine então com um corintiano.

      Mas não vou escrever uma matéria sobre este assunto porque isso feriria a ética profissional. Espero que entenda.

      Abs.

  4. A frase é pior do que voce esta analisando.
    Eu acho que a realidade é vendar o almoço para pagar o jantar de ontem.
    Palmeiras um clube que esta sendo saqueado, roubado desde a metade dos anos 70 do seculo passado!

  5. amigo marcio e amigos palmeirenses, estetal de josimar é um marcio araujometido, tomaraque nao venha parao palmeiras, vitorio canuso rio grade, rs

    • Márcio Trevisan

      Canuso: graças a Deus que ele não quis vir.
      Seria uma porcaria a mais entre tantas porcarias que já temos.
      Abs.

  6. Muito bom texto!
    Sinceramente,ponho muita fé no Paulo Nobre,por ser empresário de sucesso,ivestidor…um cara do novo século para modernizar o clube,mas que ao lado dele tem o Brunoro,que representa tradição que deu certo e ainda o Omar Feitosa,que é um cara que entende o jogador desde o futebol ao preparo físico….a casa tá sendo arrumada,agora é torcer e apoiar para esses,até que enfim,diretores profissionais!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Nélson.

      Obrigado pelo seu elogio.

      Torcer é algo que nos cabe. E continuaremos a fazê-lo. Sempre e incondicionalmente.

      Abs.

  7. Se o Adriano tivesse a fim de jogar bola né. Seria uma boa !!

    • Márcio Trevisan

      Ed: se ele estivesse a fim de jogar bola, o teria feito no clube de coração.

      Se ele aprontou o que aprontou no Flamengo/RJ, imagine o que não faria no Palmeiras.

      Abs.

  8. Outro dia eu disse que o Palmeiras está desmoralizado e sem respeito algum perante empresários, jogadores e torcedores rivais. Virou moda achincalhar com o verdão. Agora acabamos de tomar mais um NÃO de jogador. Qualquer Josimar da vida acha que é desvalorização jogar no Palmeiras. Em outros tempos dariam a vida para jogar aqui. Pois é, a cada dia que passa o clube se apequena mais. Tá difícil.

  9. Pelo jeito esse vai ser mais um ano “foderoso”.

  10. Matéria simplesmente perfeita!!! parabéns, Trevisan!!

    ACORDA, NOBREEEE!!!!

  11. A segunda mancada, se é que é verdade, foi nomear um gambá fanático para chefiar a assessoria de imprensa…

    • Márcio Trevisan

      Olá, Joab.

      Não entendi: quem seria o dito cujo?

      Abs.

      • Um tal de FERNANDO MELLO.

        Você conhece?

        Não consigo acreditar que não exista – na opinião do P.Nobre – um profissional PALMEIRENSE para a função.

        Por exemplo: o Senhor Palmeiras!!

        • É sério que esse cara é corintiano ??

          • Infelizmente é verdade…
            Não sei como serão as reuniões sobre assuntos estratégicos…
            Você confia em curintiano quando o assunto é futebol?

          • Márcio Trevisan

            Alê: como assessor de Imprensa que fui sei bem o quão é importante a função.

            O fato de Mello ser corintiano não o torna um profissional de menor qualidade. Apenas é um tanto quanto vexatório a um clube do tamanho do Palmeiras não se atentar ao fato de que por torcer pelo nosso maior rival o colega já começará muito pressionado.

            Na primeira informação importante que vazar à mídia e prejudicar o clube, ele será responsabilizado. Mesmo sem ter culpa alguma.

            Isso aconteceu comigo e com outros assessores palmeirenses, imagine então com um corintiano.

            Abs.

          • Infelizmente é verdade.
            Pelas informações que li em outros blogs (palmeirenses) é dos fanáticos.
            Estou curioso para saber como serão as reuniões sobre assuntos estratégicos.
            Você confia em algum corintiano quando o asunto é futebol?

          • Márcio Trevisan

            Oi, Ed.

            Sim, Fernando Mello é corintiano.

            Abs.

        • Márcio Trevisan

          Oi, Alê.

          Conheço Fernando Mello, mas há muito tempo não tenho contato com ele. Lembro-me mais dos tempos em que ele era repórter e cobria o Palmeiras, em minha época de assessor de Imprensa.

          Confesso que tenho na lembrança uma pessoa do bem, bom caráter, e que nunca me causou problemas com textos sobre o Verdão.

          Em relação à lembrança do meu nome por você, fico agradecido, mas por uma questão de ética não posso me estender.

          Abs.

  12. Irineu Curtulo

    O MILAN CONTRATOU O BALOTELLI, E BASTARAM DUAS HORAS PRA QUE 1000 CAMISAS FOSSEM VENDIDAS.

  13. Júnior Colletti

    Bom dia Márcio e amigos!

    Primeiro, e como sempre, que belo texto, hein?! Que os amigos me desculpem o puxassaquismo, mas não tem como não ser seu fã e leitor assíduo do site. Traduz em poucas palavras o sentimento dos palmeirenses!

    Segundo: Marcos Mendes, esse seu “fuderozo” é genial meu irmão, rs! Vou incluí-lo no meu vocabulário futebolístico. Me permite o plágio, rs?! Show de bola…

    Nada mais a declarar ou acrescentar.

    Abraços.

  14. marcos mendes

    Nobre já tinha que ter um plano fuderozo desde quando cogitou a ser candidato. Eleito já era pra ter começado a colocá-lo em prática, enfim, arrebentando. Mas, me parece que assumiu, pra depois pensar no que ia ser feito. Enfim, até agora como os outros. Jogador de nome é mais receita, estádio cheio, mais venda de produtos, etc. A propósito, trocar o nada pelo nada é de doer, pra não falar outro nome …. entenda-se Luan x Josimar.
    Abs. Marcos C Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>