UM LEXOTAN E ALGUNS CRAQUES

PALMEIRAS É UM TIME À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS. A SOLUÇÃO É UMA DOSE CAVALAR DE TRANQUILIZANTE E OUTRA, AINDA MAIOR, DE ÓTIMOS JOGADORES.

Quem teve a infeliz ideia de ir ao Pacaembu ontem, caso específico deste amigo de vocês que, por sinal, ainda por cima fez questão de levar seu filho para assistir a mais um vexame histórico do Palmeiras, percebeu claramente que a equipe é um poço de nervosismo ambulante. Por melhor que comece a partida, por mais rápido que abra o placar, basta um detalhe negativo – como um gol marcado pelo adversário ou perdido pelo time – para que toda a já pouca confiança comece a ruir.

Diante do Penapolense/SP, time que pela primeira vez em sua humilde história atuou no Pacaembu, o Verdão começou como senhor absoluto de todas as ações, mas o gol perdido por Maikon Leite logo no primeiro minuto já desestabilizou o time. E nem mesmo o golaço de Ayrton acalmou nossos jogadores: como levamos o empate apenas seis minutos depois, o que se viu em seguida foi uma tremedeira só.

KLEINA DETECTOU O PROBLEMA. O DIFÍCIL É CORRIGI-LO.

Além da intranquilidade, há outro problema, talvez ainda mais grave: falta de autoconfiança. Ainda abalados pela queda à Série B, os atletas que permaneceram no grupo desconfiam não só de seus companheiros como até mesmo de si próprios. Ontem, dos 14 profissionais utilizados por Gílson Kleina, 12 – ou 87.5% – foram rebaixados em 2012. Para se ter uma ideia, na primeira partida oficial de 2003 (vitória por 2 a 1 sobre o Mogi Mirim/SP, também pelo Paulistão), o então treinador Jair Picerni utilizou apenas sete dentre os 14 que escalou: em outras palavras: 50% do time não tinham culpa alguma pelo vexame da temporada anterior.

A solução para tudo isso, meus amigos, é muito simples e, ao mesmo tempo, muito complexa: chegada de jogadores com potencial para serem titulares imediatamente. Não adianta insistir com Maurício Ramos, Juninho, Márcio Araújo, Maikon Leite e que tais, pois eles podem até jogar bem uma ou outra vez, mas irão jogar mal na maioria das vezes. Se o clube não tem dinheiro, que o busque através de parcerias, de empréstimos bancários, de adiantamentos, que mendigue na esquina, se for necessário.

O que não é admissível é um pai ter de olhar para o filho após uma derrota vexatória como a que sofremos no domingo e ter de lhe pedir desculpas pela vergonha que o fez passar. 

23 Responses to UM LEXOTAN E ALGUNS CRAQUES

  1. Márcio, dessa vez o Souza machucado, um mês de molho. Uma pergunta para você que conhece bem os profissionais que lá dentro trabalham: Será que o problema não é os preparadores físicos do Palmeiras e o Depto Médico ?? Não é possível isso, nossos jogadores se contundem muito fácil.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Ed.

      A preparação física só pode ser responsabilizada quando as contusões musculares se sucedem. NO caso do Souza, como o mais recente de Valdivia, o problema foi uma contusão local – no caso, no joelho.

      Quanto ao DM do Palmeiras, seus membros são os mesmos da minha época, e por isso garanto: são todos ótimos profissionais.

      Abs.

  2. Irineu Curtulo

    TEMOS QUE ORGANIZAR A SITUAÇÃO FINANCEIRA DO CLUBE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013, PARA QUE OS INVESTIMENTOS EM JOGADORES DE PONTA SEJAM FEITOS COM O INTUITO DE ENTRARMOS NA COPA DO BRASIL COMO UM DOS FAVORITOS, E CLARO, SUBIRMOS TRANQUILAMENTE PARA A SÉRIE A DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2014. NÃO VEJO TEMPO DISPONÍVEL PARA QUE ESSA NOVA DIRETORIA REALIZE UM PLANEJAMENTO PARA DISPUTARMOS COMO FAVORITOS A LIBERTADORES E PAULISTÃO DE 2013. É CLARO QUE DESEJO QUE JOGADORES QUE RESOLVAM NOSSOS PROBLEMAS SEJAM CONTRATADOS, MAS NÃO TENHO ESPERANÇA QUE ISSO POSSA ACONTECER.

  3. Irineu Curtulo

    RESTA SABER, ENTÃO, O QUE ESSA DIRETORIA FARÁ COM OUTRO CÂNCER CHAMADO DE “PALMEIRAS B”.

    • PALMEIRAS B – Avaliação

      O Palmeiras B foi criado teoricamente para dar oportunidade melhor de avaliação para os garotos que estouravam a idade no sub-20.
      Vendo por esse lado foi uma boa iniciativa, mas que se perdeu ao longo do tempo.
      Pode ainda ser uma boa opção para o Palmeiras DESDE QUE alguns conceitos sejam aplicados:

      1 – Deve ser apenas uma equipe SUB-21, uma simples extensão da base;
      2 – NÃO PODE RECEBER CONTRATAÇÕES DE JOGADORES;
      3 – O treinador deve ser auxiliar técnico do time principal;
      4 – Deve jogar no mesmo esquema de jogo do time principal;
      5 – Seus jogadores devem participar periodicamente dos trabalhos da equipe de cima;
      6 – O jogador do time B deve estar sempre pronto para ser chamado e jogar pelo time principal.

      Essas medidas impediriam a transformação do time B em um balcão de negócios, daria experiência de jogo para o pessoal da base e motivação para o atleta da base pertencer ao Palmeiras, como um clube formador que dá oportunidades aos seus jogadores. O Palmeiras seria fonte de recursos e não de prejuízos com a possibilidade de aproveitar seus atletas ou negociá-los com outros times.

      Muito mais importante do que a existência ou não de um time B é a seriedade com que o clube venha a ser administrado. Quando não há seriedade, pode cortar o time B que acharão outra opção para continuar com os negócios. Em outros clubes isso é feito usando as categorias de base e não muda nada, apenas não há polêmica em cima.

      Obs: O vizinho de muro ganha muito dinheiro formando e vendendo jogadores da base. O Palmeiras B poderia e deveria ser uma fonte de recursos e não de gastos, desde que administrado corretamente.

      • Irineu Curtulo

        QUAL É A MOTIVAÇÃO QUE EXISTE PARA OS JOGADORES QUE LÁ ESTÃO, POIS SABEM QUE SERÃO SEMPRE JOGADORES QUE NUNCA SERÃO APROVEITADOS NO TIME PRINCIPAL. É PRECISO ORGANIZAR PRIMEIRAMENTE O PALMEIRAS A, E, CASO CONSIGAM, AÍ SIM DEVERIAM ESTUDAR ALGO EM RELAÇÃO À BASE. O QUE NÃO PODEMOS É ESTAR À MERCÊ DESSES MALDITOS EMPRESÁRIOS.

  4. Mais uma vez perfeito Márcio. não dá mais para serem titulares MR, MA, MK, etc… não temos jogadores e o pior, Nobre já falou q não irá contratar nada por enquanto…

    outro detalhe: como o Souza fez falta domingo não?

    abraços

    • Márcio Trevisan

      Olá, Francesco.

      Agradeço o elogio.

      Pra vc ver em que situação chegamos: Souza – isso mesmo: Souza! – fez uma falta danada.

      Abs.

  5. Antonio Manara

    Marcio, concordo com vc em tudo, mas acho que infelizmente nosso time vai sofrer muito ainda. Acho que temos que ter muita paciencia e colaborar com nossos jogadores, nao vaiando ou os ofendendo ou os agredindo, como ocorreu ontem novamente pelo mesmo cafageste que agrediu o Joao Vitor.Esse cara ja devia estar na cadeia a muito tempo.

  6. Carlos E. Marcomini Jr

    Boa noite Marcio.

    Realmente estamos numa situação dolorida. Assim como voce, estou sempre ao lado desse time, dessa paixao, seja no jogo do sub-15, sub-20, ou com os “profissionais”. Até jogo de basquete ja acompanhei, sem nem saber como funciona o jogo, mas somente pelo fato de ser o Palmeiras jogando.

    A cada ia a Barueri, ou Pacaembu, uma volta pra casa mais dolorida.

    Grande abraço

  7. Roberto Alfano

    Caro Trevisan sei que não foi fácil assistir tal jogo que comentamos!!!!

    Mais é inadimissível ver a situação em que o Palmeiras se encontra!!!

    Creio que agora a nova administração vai ser séria e tentar mudar a cara do Palmeiras atual fraco,para voltarmos a ser Vencedores e dignos de honrar está camisa que para mim é muito valiosa,desculpe o desabafo.

    Abs.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: estamos a apenas alguns dias da estreia na Libertadores, e até agora só dois jogadores foram contratados – e nenhum é craque.

      Não tenho a ilusão de que brigaremos pelo título, mas também não posso admitir que cumpramos uma campanha vexatória.

      É preciso agir com rapidez.

      Abs.

  8. Quanto ao que vc disse concordo plenamente. Não adianta insistir com esse time. Não adianta achar que incentivando e dando apoio eles vão jogar bola. Não vão. Eles não tem problema psicológico nenhum. Eles são ruim de bola mesmo. A solução é contratar e aos montes, um verdadeiro bacião de jogadores mesmo. Chegar uns 10 para jogar e descaracterizar totalmente esse time que já entra em campo derrotado.
    Poderiam colocar os juvenis pra jogar enquanto isso. Sei que vão perder do mesmo jeito, mas pelo menos não veremos o time que nos rebaixou em 2012. É broxante vc ir ao estádio e ver subindo a escada os mesmos derrotados de sempre. Parece filme repetido do Van Dame.

    • Caro Ed,
      Permita um comentário: Sua primeira observação sobre o time não ter problemas psicológicos contraria a última onde relata a subida dos jogadores ao campo.

      Quanto á qualidade do time, repito o que comentei sobre os times do interior. O público da cidade de SP não tem a menor ideia da vida de um time do interior, não sabe das suas dificuldades e das suas realidades.
      A maioria esmagadora dos jogadores desses times joga o Paulistão pela sobrevivência pessoal. Dependem do Paulistão para ter emprego no restante do ano. Caso não arrumem um time nas séries A, B ou C terão que jogar o torneio da fome, a Copa Paulista ou ficar desempregados. Por essa razão comem grama nesses jogos contra os grandes.
      Para eles é que não há problemas psicológicos, há questão de sobrevivência pessoal.
      Julgar que o elenco do Palmeiras é inferior tecnicamente a esses times é uma avaliação emocional em função do que passamos. Basta conhecer um pouco a realidade deles para entender isso.
      Os times do Palmeiras vivem em um círculo vicioso e todo mundo passou a achar que apenas a condição técnica explica o desempenho ruim nos últimos anos. Enquanto insistirem nessa cultura errada, podermos trazer o Barcelona completo que nada vai mudar. Agora, enfrentamos mais um problema que é a negativa de muitos jogadores de vir para o Palmeiras devido à ignorância de parte da torcida que julga resolver com violência os problemas do time.
      Estamos com uma nova diretoria que tem toda a condição de reverter essa situação, mas para isso a mentalidade geral terá que mudar, a não ser que todos os palmeirenses se acostumaram e não querem acabar com o masoquismo generalizado.
      Para concluir, lembro o caso da eliminação gambá para o Tolima, quando uma verdadeira cruzada de incentivo e blindagem foi feita sobre o clube pela imprensa. Fizeram de tudo para reerguer a moral dos jogadores e dos torcedores para impedir que a crise se instalasse como tinha se instalado em vezes anteriores (lembrar das agressões ao Edilson). Hoje, é o Palmeiras que é submetido a esse inferno sem a menor chance de reação.
      Resta saber se vamos querer acordar ou não e dar uma chance ao presidente que todos queriam e ao diretor (Brunoro) que também era desejo geral.

      • Marco, realmente acabei me contradizendo. Na verdade amigo, quem tá ficando com problema psicológico sou eu de assistir esses jogadores com a camisa do Palmeiras. Tem que trocar tudo. Esse time é o símbolo do fracasso.

        Mas brincadeiras a parte gostei do seu comentário. Concordo com tudo o que disse. Abraços !!

  9. Não tem dinheiro, vai buscar o Celsinho lá no Londrina. Tá jogando muito lá. Pesquise no youtube Márcio, Londrina campeonato paranaense 2013. Só dá o Celsinho lá. Não estou falando que ele é a solução, mas nas condições que estão dispostos a contratar é uma boa pro meio de campo.

    • Acho interessante a sugestão do Ed Sousa, com uma ampliação do trabalho, que acredito tenhamos condições de fazer, pois agora temos uma Diretoria, que parece competente e o Brunoro que conhecemos de outros carnavais, apesar da falta de confetes atuais. A ampliação poderia ser feita com antigos jogadores palmeirenses que conhecem aquele instrumento redondo que corre na grama e poderiam muito bem, buscar neste Brasil imenso, alguns futuros jogadores com potencial e serem recompensados de alguma maneira, acredito que poderíamos ter esta colaboração, pois quem já vestiu a nossa camisa e gosta do Palmeiras, sabe que a hora é esta de ajudar e eliminarmos os agentes que só querem ganhar dinheiro, como era antes.

  10. luciano carezzato

    Marcio , compartilho do seu sentimento , acho que os atuais jogadores carregam o estigma do rebaixamento e não conseguem ter o minimo de tranquilidade para um simples arremate a gol . Você não acha que é a hora de colocarmos nossos jovens talentos em campo ? A base mantida com alguns veteranos como Prass,Henrique e Valdivia mesclado com os jovens pois achei que na lateral Bruno Oliveira já está pronto , Dybal é um excelente volante , Lucas Morelato , Edilson , O jovem Diego Souza e duas gratas surpresas no ataque o cearense João Pedro e o oportunista Chico. Muitos vão falar que é cedo mas o momento exije mudanças e o time não muda muito pois se formos com o que temos ai (LUAN,MAURICIO RAMOS,MK LEITE , ETC) 2013 será um ano pior ainda .

    • Márcio Trevisan

      Olá, Luciano.

      Nossa base, ao contrário do que disse o atual técnico da Seleção Brasileira, tem bons valores. Mas não é correto lançá-los como salvadores da pátria.

      Eles devem, sim, compor o elenco e entrar no decorrer de alguns jogos, pois é certo: nem todos os que você citou irão “vingar”. Isso é comum no futebol.

      Abs.

  11. Começo a achar que a sorte está do nosso lado!!!
    Analisando friamente, não dá pra esperar resultado diferente se ainda nada foi modificado para melhor. Nosso time atual é pior que o rebaixado pois agora nem reservas temos. Nem tivemos tempo para avaliar as contratações realizadas.
    Gosto da segurança que o F.Prass transmite. Apesar da falha no 3º gol, vale ressaltar que só tomamos o primeiro porque ele chegou na bola. Notem que, se a bola fosse diretamente para o gol, ele a espalmaria. Nessas horas aquele goleiro que utiliza o “golpe de vista” leva vantagem…
    Espero estar enganado mas tenho a sensação de que nosso lateral Ayrton é um simples Artur que sabe bater falta.

    Nossa melhor contratação foi o Brunoro, mas ele não entra em campo. Espero que ele faça as devidas avaliações dos estragos da gestão anterior e comece logo sua gestão no futebol.

    Já pensou se o time tivesse vencido as 3 partidas (que eram muito fáceis)? Iríamos considerar que o time está no caminho certo e que faltam apenas alguns reforços pontuais para enfrentarmos os rivais mais fortes e a Libertadores.

    Já pensou se o Palmeiras sub-20 tivesse vencido a copinha? Iríamos achar que estamos bem servidos de jogadores. Que essas jovens promessas já são realidade e tem condição de entrar no time titular e disputar uma Libertadores.

    Já pensou se o Luan tivesse perdido esses 2 gols? Que time iria preservar o interesse num jogador tão limitado? Não vamos nos iludir. Esse interesse dos times é devido à possibilidade de uma enorme pechincha, equivalente a que concedemos ao Goiás no caso do lateral Vitor pois ele foi pra lá de graça e o Palmeiras paga metade do salário.

    Depois de um início de campeonato como este, a diretoria deve estar convencida de que temos um time medíocre e a necessidade de muitos bons reforços é inadiável. E deve estar convencida de que nossos bons valores da base ainda não estão prontos para o imediato desafio. Se eles tremeram numa semifinal de copinha, não consigo enxergar AINDA lucidez e equilíbrio nesses garotos para representar o Palmeiras num momento tão turbulento. Alguns tem talento e seria um desperdício queimá-los.

  12. A questão emocional, a falta de equilíbrio, a falta de confiança, há muito tempo vem acabando com OS ELENCOS do Palmeiras e não apenas com o atual.
    Passou da hora de analisar com mais seriedade esses aspectos e achar que simplesmente contratando novos jogadores tudo vai se resolver, por melhores que eles possam ser.
    Novos jogadores irão se contaminar pelo ambiente perdedor, derrotista e negativo que orbita o Palmeiras e que nos levou ao rebaixamento ocupando o lugar de equipes bem inferiores.
    Por mais falhas que possa ter a equipe, por maiores que possam ser os problemas técnicos, é INADMISSÍVEL julgar que não temos jogadores para vencer um Penapolense.
    Quem conhece a realidade dos clubes pequenos do interior paulista sabe muito bem o que isso significa.
    O time de Penápolis recorreu a jogadores encostado em clubes maiores para formar seu elenco, um verdadeiro time de aluguel. O próprio Palmeiras ajudou a reforçar essa equipe. Fernando passou pela nossa base e dois jogadores não puderam atuar por ainda pertencer a nosso time, Gualberto e Luís Felipe.
    As criticas para jogadores como Juninho, Maikon Leite, Maurício Ramos, Márcio Araújo tem fundamento quando pensamos em Libertadores e o restante da temporada, mas em hipótese alguma podem se aplicar para o campeonato paulista onde enfrentamos equipes sem a menor estrutura de comparação. Caso esses jogadores não tenham condição para enfrentar e vencer uma equipe como a da Penapolense é hora de fechar as portas, parar com o futebol e cada um cuidar da sua vida.
    Falta ao Palmeiras uma administração séria, que coloque as coisas no lugar e que faça o elenco que estiver nos representando ter postura de homens e trabalhar com a coragem necessária.

    • Irineu Curtulo

      ALIÁS, UMA QUESTÃO QUE ME PREOCUPA: EXISTE ALGUM LÍDER NESSE ELENCO, E SE EXISTE, DEVE SER OUTRO BANANA COMO O ANTIGO PRESIDENTE.

      • Márcio Trevisan

        Irineu, boa tarde.

        De fato, não há um líder no grupo. E a prova disso é que nosso capitão é Barcos, apenas o artilheiro do time.

        Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>