A AGONIA NOSSA DE TODOS OS DIAS

MILAGRES ACONTECEM, É FATO, MAS NÃO A TODO MOMENTO. ASSIM, SÓ NOS RESTA ESPERAR PELO MAIS PROVÁVEL. PORÉM, PERGUNTO: E DAÍ?

Meus amigos.

Durante todo este Brasileirão ocupei este espaço para lhe passar palavras de esperança. Como palmeirense sou, por consequência, também um otimista inveterado, e mentiria se lhes dissesse, agora, que já joguei a toalha. Não joguei, não: nossas chances de permanência na elite do futebol brasileiro ainda existem, e por isso ainda acredito nelas.

Contudo, é óbvio que a situação se faz dramática. Vencer as três próximas e últimas partidas nem é o mais difícil, já que o time vem jogando bem – e melhor a cada rodada. Complicado é esperar que Bahia e Portuguesa não somem pelo menos uma vitória nas partidas que lhe restam.

O PALMEIRENSE SEMPRE TERÁ O QUE COMEMORAR, SEJA EM QUE DIVISÃO FOR

Mas eu falei aí em cima sobre permanência na elite. Então, pergunto: se, de fato, formos rebaixados à Série B de 2013, será que deixaremos de fazer parte do grupo composto pelos maiores e mais importantes clubes do Brasil? Será que por termos de disputar uma divisão inferior deixaremos de ser o maior campeão do futebol brasileiro? Engraçado… A torcida do Fluminense/RJ mostra, toda orgulhosa, com quatro dedos de uma das mãos, seus quatro títulos brasileiros. Ok: se eu quisesse mostrar com os dedos das minhas mãos todas as conquistas nacionais do Palmeiras, faltar-me-iam dedos, faltar-me-iam mãos.

O que eu quero dizer é muito simples: rebaixamento é uma palavra horrenda e indigna de um clube como o nosso, mas se isso de novo acontecer não será o fim do mundo, e muito menos o fim do Verdão. Se tivermos de disputar a Série B, que o façamos com a mesma altivez e soberania que o fizemos em 2003, dando um show de bola e literalmente passeando pelos quatro cantos do Brasil.

Quando outras grandes equipes brasileiras caíram, senti uma forte lamentação por parte dos meus colegas de Imprensa. Quando o Palmeiras caiu, em 2002, e quando está prestes a cair, agora, sinto um tom jocoso, uma indisfarçável satisfação até mesmo de jornalistas reconhecidamente palmeirenses, ou que se assumem como tais. Sabem por quê? Porque o Palmeiras incomoda, é uma pedra no sapato de todo mundo.

Em síntese, amigo palmeirense: o momento é de dor, sim, e eu respeito a sua porque ela é idêntica à minha. Mas não é de desespero, e para explicar isso utilizarei o título da crônica pós-jogo em que ganhamos a Copa do Brasil deste ano: seja em que divisão estiver,

QUEM É REI JAMAIS PERDE A MAJESTADE !!!

39 Responses to A AGONIA NOSSA DE TODOS OS DIAS

  1. Marcio, profissionalismo é isso. O Audax não para de subir. Hoje começa a disputar as finais da Copa Paulista, e se for campeão deverá disputar a Copa Brasil do ano que vem. E quando falo Audax, falo em Brunoro. Esse é o homem que iria resolver todos os nossos problemas. Você não acha?

    • Márcio Trevisan

      Décio: Brunoro é muito competente, mas trabalha bem apenas quando há dinheiro (como na Parmalat e no Audax, que é do Pão de Açúcar).

      Ele fracassou nas Portuguesa e no Botafogo/SP não por incompetência, mas por falta de grana.

      De qualquer forma, gostaria de vê-lo de novo comandando o futebol do Verdão.

      Abs.

  2. Márcio e amigos palmeirenses, vocês viram a entrevista do Tirone hoje ?? O que acharam ??

    • Vi muita vibração ele sabe muito bem empolgar um time desse tamanho que é o nosso Palmeiras , mas com certeza ele nunca mais saira candidato a presidente de um grande time como o nosso não precisamos de diretores assim .

    • Márcio Trevisan

      Ed, me perdoe.

      Mas não perco tempo com este tipo de programa.

      Abs.

      • Eu assisto tudo Márcio que fala de esporte. Também não gosto do Neto, mas não deixa de ser um programa de esporte.

  3. Enquanto alguns continuarem a se achar “donos” do clube, e assim continuarem a saquear o patrimônio que na verdade é de 15 milhões de palmeirenses, permaneceremos um time de segunda, independentemente da divisão que façamos parte. Infelizmente é isso: não se trata de analisar o futebol praticado em campo, e sim as escolhas políticas equivocadas.

  4. Marcio, concordo com você que não será o fim do Verdão, mas se continuar com essas pessoas tomando conta do nosso time, ai sim viraremos o Guarani da capital. Esses diretores só sabem brigar, olhar para o próprio umbigo, não querem um Palmeiras vencedor, por que esse ou aquele presidente vai ser o vencedor. Pô é o Palmeiras que vai ganhar! Quando a gambazada se uniu começaram a vencer, e hoje temos que tirar o chapéu pra eles. É duro mas é verdade. Nós iniciamos parcerias, fomos vencedores, iniciamos modos de gestão, fomos vencedores, e agora… Nosso presidente escuta jogador xingá-lo de bunda mole, e fica por isso mesmo. Até quando vamos aguentar essa gente dirigindo o Verdão.

  5. Luis Renato M. Silva

    Oi Márcio,

    Concordo com o seu texto, entretanto, o que me preocupa é a frequência e a sequência da mediocridade no Palmeiras.
    Além de me preocupar, também me machuca muito.
    São campanhas e times ridículos ano após ano.
    Caso não aconteça um milagre, cairemos 2 vezes em 10 anos, além de termos ficados ameaçados de rebaixamento em outras 3 temporadas (2006, 2010 e 2011).
    Sabe o que é pior? Nada muda.
    Nossa linda história, que foi construída com amor, paixão e competência (dentro e fora de campo), está sendo espezinhada por gente incompetente e que não a respeita.
    Essa gente só ama a si mesma e não tem comprometimento com o Palmeiras.
    Desculpe o desabafo, mas estou muito triste mesmo, como sei que você e todos os Palmeirenses (com “P” maiúsculo mesmo) estão.
    Mesmo assim, vou torcer até o fim, e amar e apoiar e estar do lado do Palmeiras eternamente, seja em qual divisão esteja.

    Um abraço.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Luís.

      Sua memória o traiu: de fato, em 2006 corremos o risco de cair, já que terminamos em 16º lugar. Mas em 2010 e 2011 de jeito nenhum isso aconteceu: fomos o 10º e o 11º colocado, respectivamente.

      Abs.

      • Luis Renato M. Silva

        Oi Marcio.

        Desculpe, você tem razão.
        Em 2010 e 2011 fizemos apenas campanhas ruins, mas não ficamos ameaçados pelo rebaixamento.

        Abs.

  6. RAUL PAULO R.LIMA

    Bom dia Márcio.

    Parece que não acaba nunca esta agonia; apesar do título da Copa do Brasil, foi um ano terrível, conseguimos perder duas vezes do Guarani, sendo até elimanado do Paulistão, perder tres vezes para o SCCP, duas de virada e uma pros reservas, tomamos goleada e olé do poderoso Millonarios da Colombia, vimos pelo segundo ano seguido o Campeão Brasileiro fazer a festa do título em cima da gente, temos no elenco uma monte de jogador descompromissado com o clube. Agora, se o BANANONE tivesse um mínimo de dignidade deveria antecipar a eleição para a lª quinzena de Dezembro, porque que eu saiba a eleição está marcada para 15/01/2013 e aí adeus planejamento.

    Boa sorte a todos nós palmeirenses !!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Raul.

      Tirone pode ser acusado de tudo, mas não de não adiantar as eleições. Estas, de acordo com os estatutos do clube, têm sempre de acontecer antes do dia 20 de janeiro, mas jamais no ano anterior ao marcado para o pleito.

      Abs.

      • Fábio P. R.

        Essa é uma das primeiras coisas que precisam ser mudadas. Eleições no fim do ano, para começar o planejamento o mais rápido possível.

  7. Fábio P. R.

    É muito gratificante ver quantos palmeirenses estão antenados com relação aos verdadeiros problemas do clube. Não adianta, precisamos participar da vida política do Palmeiras. Passar de torcedores-objeto (passivos) a torcedores-sujeito (ativos), pois somente a torcida será capaz de promover as mudanças necessárias. Somente a torcida se importa.

  8. Marcio, seria muito bom se tivéssemos mais Marcos Assunção no time, na diretoria e até na torcida uniformizada, com certeza não estaríamos nesta situação.

  9. gleimar rubio luciano

    Quem deve estar rindo é o Felipão que desgraçou nosso time, com jogadores ridículos e tatica ultrapasada,, fingiu que foi dispensado e ainda por cima continua a receber uma grna preta sem trabalhar, por conta da nossa infeliz diretoria.

    Até entendo seu desabafo Marcio, mas é duro ter que aguentar esse time, ou, outro pior, de novo , até porque os nossos cartolas vão dizer (mentirosamente) que não há dinheirto para contratar.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Gleimar.

      Quanto ao ex-treinador, se bem o conheço, ele deve estar dando graças a Deus por não ter continuado.

      Daqui a 100 anos, ninguém se lembrará de que a culpa pela queda foi imensamente maior dele do que de Kleina.

      Abs.

  10. Márcio

    Mas o que nós poderíamos esperar ?
    Nosso presidente se alia aos pequenos, na semi do Paulista 2012. Questiona o (MESMO) regulamento que ele assinou em 2011. Falta de reunião na Federação. Seu vice esculacha Barcos antes do cara chegar. O Mustafá continua circulando livre e, pior, coloca dedos em feridas que até a torcida organizada já cantou a bola – entidade fazendo papel de bobo pra agentes.
    Márcio, se o Palmeiras não quer ser alvo de escárnio, preserve-se. Em dois anos, o Bananoni conseguiu superar-se quando a gente achava que ele tinha atingido o fundo do poço.
    Quanto à cair ou não, não é questão se “se” e sim de “quando”. Seremos campeões da série B 2013 e com isto Arnaldo Tirone e Roberto Frizzo entrarão para a história do clube pela porta dos fundos. Daqui 200 anos, minha vigésima geração de palestrinos vão nomear estes imbecis como os autores desta façanha.
    Em em 2013, vamos nos unir ao time e arrebentar no centenário !

  11. Prezado Márcio,
    A exemplo do palmeirense Ed Sousa, não sei nem o que pensar. Estou anestesiado.
    Diferentemente de você, não sou um otimista, portanto, não consigo observar nada que me dê esperança de dias melhores. Se o impossível acontecer e permanecermos na série A, haverá a sensação de heroísmo dos jogadores e mascarará toda nossa carência e fragilidade do elenco e incompetência da diretoria. Sendo rebaixados, teríamos que iniciar um planejamento focado na Libertadores (para não passarmos vergonha) e Paulistão (para tentarmos recuperar nossa posição de quarta força de SP).
    Essa é nossa realidade. O problema é que não temos ninguém capacitado para iniciar um planejamento e uma programação séria e profissional. Administrativamente o Palmeiras está largado. Se não houver um fato RADICALMENTE novo, um gestor ARROJADO, profissionais novos, dinâmicos e COMPETENTES, o Palmeiras sucumbirá. Nenhum clube de futebol do mundo aguenta tanta desorganização e incompetência. É muito dinheiro envolvido e muita concorrência e adversários querendo ocupar nosso espaço. O caminho mais rápido para a morte e nos considerarmos imortais.

    Para quem acha que é exagero eu convido a uma reflexão: se não houvesse os 8 anos da Parmalat (terceirizamos a gestão do futebol), o que seria do Palmeiras hoje?
    Na minha opinião, estaríamos a 36 anos sem títulos, futebol medindo forças com a Portuguesa, estádio sem manutenção, categorias de base esvaziada e se eventualmente surgisse um bom jogador, algum dirigente, em parceria com qualquer empresário, o direcionaria para uma grande equipe sem maiores problemas e sem custo. Os patrocínios estariam limitados a lanchonetes, restaurantes e demais estabelecimentos localizados na região.
    Nossas alegrias seriam os eventuais acessos a divisão de elite do futebol paulista e brasileiro. Nossa história seria preservada com festas comemorativas. Este anos comemoraríamos os 40 anos da conquista do brasileirão de 72 com uma eletrizante festa e participação dos jogadores para uma sessão de fotos com nossos filhos e netos são paulinos, corintianos ou com penteado do Neymar.
    Enquanto isso, o tamanho da torcida, estagnado pelo enfraquecimento do futebol e pelo poder dos adversários, chegaria atualmente a uns 5 milhões de senhores (todos acima dos 45 anos) que tiveram a oportunidade – longínqua – de presenciar e se emocionar com grandes momentos de Ademir da Guia, Leão, Leivinha, Luiz Pereira e cia, nossos últimos e verdadeiros ídolos.

    Finalizando: “SE TUDO DER CERTO, NÓS ESTAMOS FERRADOS…”

    • Márcio Trevisan

      Alê: você tem razão em muito do que disse, mas também exagerou em outros pontos.

      De fato precisamos reformular muita coisa, mas o Palmeiras é grande demais para chegar à situação que você descreveu.

      Abs.

      • Boa tarde, Márcio,

        Quem sou eu para questioná-lo. Não tenho o conhecimento de dentro e fora do Palmeiras que você possui. Sou apenas um apaixonado torcedor que busca informação o tempo todo e tenta interpretar e avaliar os dados e fatos.

        Márcio, algumas perguntas:
        1. Você realmente acha que o Palmeiras se recuperaria nos anos 90 sem a Parmalat?
        2. Você acha que alguma empresa séria vá patrocinar o Palmeiras e deixar nossos dirigentes administrar esses recursos?

        Cito sempre a Parmalat porque foi exatamente uma terceirização do futebol profissional do Palmeiras. Diferentemente da MSI em que todo mundo “tirava uma casquinha”.

        • Márcio Trevisan

          Olá, Alê.

          Você pode me questionar o quanto quiser. Faz parte do futebol e é por isso que abro este espaço a todos.

          Respondendo às suas perguntas:

          1 – Não. Teríamos amargado vários anos a mais de fila.

          2 – Sim. Se amanhã o atual patrocinador deixasse o clube, apareceriam vários interessados e todos com propostas maiores. A grandeza do clube nunca está em jogo.

          Abs.

    • Júnior Colletti

      A. Soares, boa tarde.

      Maravilhoso seu texto, como sempre digo, coisa de palmeirense.

      Mas, apenas para reflexão (e me desculpe se achar que estou errado): dos últimos campeões brasileiros, de libertadores, dentre outros, acredito que só o Santos é que os foi sem parceiros fortes, no que diz respeito a injeções fortes de capital. Cruzeiro sempre teve parceiros e bancos; “eles” também; “elas”, se não me engano, lá pelos anos 2003 a 2005 tinha alguém auxiliando; o Inter é uma mescla, ainda hoje, mesmo com o melhor “case” de sócio-torcedor do país.

      Logo amigo, o fizeram pelo pioneirismo do Palmeiras com a Parmalat, na minha opinião e dos números o caso de maior sucesso no futebol brasileiro.

      E esses clubes não teriam tanto sucesso se não fosse pelo auxílio dessas empresas, bancos, grupos fortes etc. Esse é um modo mundial de administrar o futebol, como um novo conceito de se capitalizar, não tem como correr disso (tirando o Barcelona). Futebol hoje, antes de ser uma paixão nacional, é um negócio como outro qualquer. Ganha aquele que tiver mais tino empreendedor e poder de convencimento. O que falta aos nossos dirigentes!

      Diferença entre eles e o Palmeiras: agregaram o conhecimento obtido, investiram em suas bases e, hoje, já quase que andam com suas próprias pernas. Sem contar que a vaidade que há entre nossos conselheiros, diretores e essa corja toda, não há em clube algum no mundo.

      Veja o atual campeão brasileiro: calcula-se que 75% do atual elenco do Fluminense pertença à Unimed. No entanto, é comentado na mídia que a base deles está muito forte, com bons nomes a ponto de estourar, como o Welington Nem.

      Então, pergunto: será que o Fluminense teria ganho esses dois títulos brasileiros em 03 anos? Mais ainda, será que teria condições de escapar do rebaixamento em 2009, sem o aporte financeiro da Unimed? E respondo: pra mim, NÃO!!!!!!

      Pena, também, que somos o maior exemplo daquele ditadinho chato que diz assim: “Em casa de ferreiro o espeto é de pau”! Se nossos dirigentes não aprenderam a lição, problema deles (não, acho que é nosso mesmo!!!)!

      Assim, sou defensor de se ter uma parceria como tínhamos com a Parmalat, ou a do Fluminense com a Unimed. Desde que a soberania do clube não seja ferida, e os profissionais da instituição sejam sérios e dispostos a colocar o que sabem e aprenderem a serviço dos clubes.

      É isso aí, essas são só algumas palavras nesse bate-papo gostoso que só Senhor Palmeiras nos proporciona (na pessoa do site e do Márcio!)!

      Grande abraço amigo!

      • Palmeirense Júnior Colletti,

        Apesar de você achar que nossas reflexões são conflitantes, acho que pensamos muito parecido. No futebol profissional moderno, todo time do mundo precisa de um parceiro forte e disposto a fazer arrojados investimentos. Todos os envolvidos sabem disso: os dirigentes dos clubes, os empresários de grandes empresas, agentes de jogadores, empresas de marketing, canais de televisão, imprensa de modo geral e nós, os torcedores.

        Você acha que a administração da KIA está contente com o direcionamento dos recursos de patrocínio que ela concedeu? Acha que ela está arrependida? Será que ela vai renovar?

        Nosso problema é a total incompetência para administrar o futebol. Contratamos errado, vendemos errado, não existe avaliação de custo x benefício dos investimentos, ninguém é cobrado por desempenho, não há prestação de contas, etc, etc.

        O que você acha que a Parmalat faria com:
        1. Felipão: exigiu ser cobrado a partir de 2011 e nunca foi questionado;
        2. Daniel Carvalho: passou o ano todo fora de forma e desinteressado;
        3. J.Vitor: compareceu a treino com hálito de cachaça;
        4. Jogadores punidos gratuitamente por cartões amarelos;
        5. Jogadores que simulam ou retardam recuperação de contusões;
        6. Jogadores que se recusam a jogar devido a propostas de outros times;

        Acho que TODOS seriam demitidos por justa causa e com a devida penalidade.
        Ou melhor, na primeira demissão os demais ficariam espertos e não facilitariam…

        Não consigo acreditar que uma empresa séria e interessada em investir pesado no Palmeiras permita que esses senhores dirigentes participem das decisões.
        E como não consigo acreditar que nossos dirigentes não permitiriam outra gestão independente (modelo Parmalat) porque não querem largar o osso, permaneceremos nesse estado de coma.
        Sem solução para o impasse, não vejo como ressuscitarmos.

        É triste esse sofrimento mas é bom saber que não estamos sozinhos.
        Valeu amigo palmeirense!

        • Júnior Colletti

          A. Soares, bom dia.

          Acho que, realmente, coloquei umas interrogações a mais. Não acho que discordamos, foram só alguns argumentos a mais. É que, me entenda, por mais conformado que esteja com o rebaixamento, me irrito quando falo das trapalhadas que acontecem com o clube, rs!

          Do resto, é isso aí, estamos todos juntos.

          Grande abraço e bom feriado.

  12. “Onde errei” esta foi as palavras do Tirone para um repórter. Deveria ter dito “onde acertei”, esse é o caminho que ele e os outros últimos presidentes deveriam trilhar. O Palmeiras caiu em 2002 e não aprendeu. O problema não é a queda mas sim não aprender com ela e renovar. O Fluminense, o Corinthian, o Gremio, esse sim aprenderam…

    Obrigado pelo espaço.

    • Robinson - Poços de Caldas

      Sérgio,

      Concordo plenamente com a sua colocação, realmente o maior problema na minha simples opinião está na administração amadora que o Palmeiras tem.

      Mudam presidentes, mas sempre o atual é fantoche de algum antecessor, e assim se forma um ciclo vicioso bem negativo para o Palmeiras.

      Neria necessária uma renovação total do conselho, do estatuto, enfim uma faxina geral.

      Abraços

    • Márcio Trevisan

      Sérgio: o espaço é nosso.

      Aproveite-o.

      Abs.

  13. Robinson - Poços de Caldas

    Amigos,

    Verde é esperança, e por ser brasileiro não desisto nunca, acredito ainda que possamos ressurgir como a Fenix.

    Sou como a mitológica ave Fênix.
    Pois tenho um grande fogo que arde dentro de meu coração, cheio de paixão, desejo, amor e esperança.

    Com milhares de ideias e perseverança, para que elas se realizem.

    Sou como a ave mitológica, pois quando pareço não ter mais forças, renasço das cinzas, incendeio a tudo e a todos com força e esperança.

    Esta força que nasce de dentro e se espalha, mostrando como não devemos desistir de nossos amores, ideais e lutas.

    Posso cair mil vezes, mas mil vezes irei levantar, das cinzas ressurgirei cada vez mais forte, cada vez mais dono de mim, e com certeza de que estarei a cada passo mais perto da felicidade.

    Posso até errar, mas poderei me levantar, mudar tudo para melhor, pois sou único, e tenho obrigação de ajudar a fazer a vida ser algo melhor, para mim e todos que me rodeiam.

    Odair Rodrigues

  14. Antonio Manara

    E exatamente esse meu pensamento, nasci Palmeirense e morreri Palmeirense, seja na serie “A” ou “B”. Parabens uma bela licao pra muitos jornalistas que se nomeiam torcedores do Palmeiras.

  15. Eu torci, sofri, não perdi nenhum jogo do Verdão, mas já havia jogado a toalha lá pela quinta rodada do primeiro turno deste brasileirão. Talvez surja no Verdão outros Vagners Love e Edmilsons na série B. Só espero que não tenha outro Mustafá para vende-los a preço de banana. Apesar de eu nunca ter acreditado que eles tenham sido vendido tão barato assim.

  16. Mauro Braga

    Olá, Márcio.
    Dificilmente discordo das suas opiniões e análises. Mas desta vez, serei obrigado a ir contra as suas palavras.
    O cenário é, sim, desesperador. Não pela campanha no Brasileirão ou pela iminente queda à Série B, mas pelo futuro que nos espera.
    Muita coisa precisa mudar no Palmeiras para que, enfim, voltemos a comemorar títulos consecutivos.
    É muita coisa errada. Ainda vai levar um bom tempo para que tudo isso seja consertado.
    Abraços!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Mauro.

      Esteja á vontade para concordar ou discordar. O espaço é todo seu.

      Neste caso específico, meu objetivo foi consolar a nossa torcida.

      Obrigado pelo seu depoimento e seja bem-vindo a esta seção.

      Abs.

  17. JOAO FRANCISCO CASANOVA ROCINO

    BOA NOITE E UM BOM DIA , MARCIO MEU AMIGO , SÓ UM MILAGRE SALVA O NOSSO PALESTRA ITALIA . SABE QUEM É O CULPADO É O MUSTAFA , QUE ROUBOU O DINHEIRO DO COFRE DO PALMEIRAS E AFUNDOU O PALMEIRAS . NÓS PALMERENSES TEM QUE FAZER ALGO TIRAR ESTES LADROES DO CLUBE E COLOCAR GENTE HONESTA QUE ENTENDEM FUTEBOL E COLOQUEM DINHEIRO PARA COMPRAR JOGADORES BOM E OTIMOS PARA O PALESTRA ITALIA VOLTAR A SER GRANDE . ABRAÇOS FICA COM DEUS MEU AMIGO MARCIO ABRAÇOS ASSI. JOAO FRANCISCO CASANOVA ROCINO DE SBCAMPO SP

  18. Sempre leio seu blog muitas vezes concordando, outras discordando. Dessa vez meu amigo, não me vem nada na cabeça. Não sei o que dizer.

    Abraços !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>