DIRETAS JÁ? QUE NADA… SÓ EM 2015.

CONSELHO DELIBERATIVO APROVA PLEITO DIRETO PARA A ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DO PALMEIRAS, MAS MEDIDA NÃO VALERÁ PARA AS ELEIÇÕES DE JANEIRO.

Um dos maiores anseios da torcida palmeirense foi aprovado por unanimidade há instantes. Em reunião à qual compareceram 191 conselheiros, 188 votaram a favor, dois foram contra e um se absteve. Assim, o CD alviverde aprovou o pleito direto às eleições presidenciais do clube, fato que mais uma vez dará ao Verdão um pioneirismo, característica marcante de toda a sua existência – será o primeiro grande clube brasileiro a eleger seu principal mandatário de forma direta.

O único senão desta história é que as tais “Diretas Já” tanto defendidas pelos torcedores não acontecerão nas próximas eleições, em janeiro de 2013. Em um acordo feito com o atual presidente do Conselho Deliberativo do Palmeiras, José Ângelo Vergamini (um dos poucos dirigentes que ainda se mantém fiel ao ex-presidente de origem árabe), os sócios somente terão o direito de escolher seu líder a partir das eleições marcadas para o primeiro mês de 2015 – ou seja: o próximo presidente do Verdão ainda será escolhido pelos conselheiros.

ELEIÇÕES DIRETAS NÃO GARANTEM TAÇAS. MAS PODEM AJUDAR A OBTÊ-LAS.

Mesmo assim, a notícia pode ser considerada positiva. Na verdade, o clube não terá nada a perder com a mudança no pleito eleitoral, já que o associado que tiver direito a voto certamente optará por um candidato que melhor se encaixe naquilo que pretende para o clube e, claro, também para o time. Acaba-se, desta forma, com o chamado voto do cabresto, com os famosos “cardeais” determinando em qual candidato devem votar seus correligionários.

Entretanto, duas ressalvas devem ser feitas. A primeira é que o futebol poderá não ser o carro-chefe das campanhas de todos os candidatos, já que quem votará não é o torcedor, cujo time é muitas vezes a razão da própria vida, mas sim o associado, possivelmente mais preocupado com as piscinas ou as quadras poliesportivas. Em outras palavras: nem todo sócio do Palmeiras é um torcedor palmeirense, assim como nem todo sócio do Corinthians é corintiano.

Já a segunda ressalva é ainda mais importante: o torcedor não deve ter a ilusão de que o fato de os presidentes alviverdes serem eleitos de forma direta a partir de 2015 garantirá a profissionalização do Departamento de Futebol, nem grandes esquadrões, inúmeras conquistas ou o retorno das Academias. As dificuldades financeiras sempre existirão, os erros inerentes a todo ser humano continuarão a ser cometidos e, claro, o fato de ter sido escolhido pelo povo não significa que um líder é imune a imbecilidades.

Mas se esta mudança conseguir – e ela há de conseguir! –, ainda que lenta e gradativamente, eliminar todos os cânceres que há anos infestam o Palmeiras, já terá valido demais.

20 Responses to DIRETAS JÁ? QUE NADA… SÓ EM 2015.

  1. Antonio o Verdão

    Vou comentar tema tem pouco haver com o assunto abordado, mas, é uma idéia valida para o proximos presidentes.
    Tentei ser sócio do Avanti, por não morar em São Paulo(moro na Bahia), não hávia ou não há ainda, planos para quem mora fora do estado de São Paulo.
    Pensei, são 15 milhões de Palmeirense, talvez tenha aumentado para uns 17?? desde a Libertadores de 99??.
    Enfim, quando assisto jogo do Verdão em outros estados, vejo que em muitos dele principalmente na região Nordeste/Centro Oeste o estádios ficam lotados de torcedores, mas não do time local e sim do Palmeiras.
    Quando o Verdão vem a Bahia jogar seja contra o Bahia ou Vitória nossa torcida as vezes cala a torcida adversária, claro que veem onibus e mais onibus de São Paulo, mas ainda assim torcedores que veem de Sergipe, Alagoas e interior da Bahia alguns chegam a vijar por 5 a 8 horas para ver o nosso time do coração jogar ao vivo.
    Pergunto porque a direitoria não fez ainda um plano para capitar mais receitas oriundas de fora de São Paulo, como visto há tantos torcedores de outros estados. eu acho que é uma boa questão para o proximo presidente.

    • Márcio Trevisan

      Verdão, bom dia.

      Quando assessor de Imprensa do Palmeiras, viajei este País inteiro e pude notar a força da nossa torcida fora do Estado de São Paulo. E para ser sincero, só vi um clube ter mais torcedores do que o nosso longe de seus domínios: o Flamengo/RJ. Ou seja: a sua sugestão é excelente.

      Contudo, para que esta e outras ações que reverteriam dinheiro ao Palmeiras possam acontecer, é necessário que o Depto. de Marketing do clube seja profissionalizado, e não apenas mais um local no qual sejam despejado asseclas políticos.

      Entendeu, agora, por que isso nunca aconteceu?

      Abs.

    • Fábio P. R.

      Diretorias medíocres, safadas e amadoras. Taí a resposta…

  2. Se alguém tinha dúvida de que a CBF quer derrubar o Palmeiras, não terá mais.
    Paulo César Oliveira foi escalado para apitar o clássico de sábado.

    O risco não está apenas no clássico, mas nos vários jogadores pendurados que temos. Caso levem o terceiro amarelo, não poderão enfrentar o adversário direto: o Coritiba.

    • Antonio o Verdão

      Voce disse tudo, esse juiz já provou que não gosta do Verdão, e inclusive em jogos contra os Bambis ele já nos prejudicou e muito

    • Fábio P. R.

      De acordo com um site palestrino, dos 26 jogos do Palmeiras que ele apitou, ganhamos 8, empatamos 11 e perdemos 7. Tivemos 11 pênaltis marcados contra nós, e 16 jogadores expulsos.

      Coincidência? Hehe, não.

  3. Só não concordo com uma coisa: porque eleições só em janeiro? isso atrapalha todo o planejamento de quem for eleito! Eta cambada de gente burra esses conselheiros. as eleições tem que ser em outubro.

  4. Oi Marcio,
    Apesar das diretas já só acontecerem daqui 2 anos, dos males o menor, só espero que está cambada de velhos gagas do conselho não acabem com o nosso Palestra neste período. Quanto as dúvidas, infelizmente temos que conviver com e elas mesmo depois, porém só o fato de ficarmos livres das maracutaias do Mustafá, já é um alivio !! Só espero que os sócios tenham em mente que a grandeza do nosso Palmeiras foi conquistada nos campos de futebol e tenham em mente que só com pessoas competentes, idéias novas (não precisa ser jovem ou velho para te-las)com ética e muito trabalho vão nos reconduzir ao lugar que tivemos no século passado. Espero que não tenhamos nova decepção, por exemplo, quando o Beluzzo se elegeu e deu no que deu, foi realmente uma pena, Bananas (e não especificamente o atual) NUNCA MAIS !!!!!!!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Édson.

      O CD palmeirense é formado também por jovens. O problema é que muitos deles também são gagás.

      Outra coisa: lamento decepcioná-lo, mas só estaremos livres do ex-presidente de origem turca e de todo o mal que ele causa ao clube no dia em que ele partir desta para pior.

      Abs.

  5. Marcio

    2 fatos positivos em carater IMEDIATO que as Diretas deixaram;-

    1º O proximo Presidente eleito em Janeiro de 2.013 tera sómente 23 meses de mandato, pois segundo li a eleição com voto direto deverá ser em outubro ou novembro, para que o futuro Presidente eleito por voto direto tome posse em Dezembro de 2014.

    2º) Se esta informação estiver correta o Presidente eleito mesmo que seja UM BANANA terá como meta agradar os socios e não mais soménte esta CORJA de MUMIAS que infestam o Conselho do Palmeiras.

  6. bom dia marcio, foiuma grande vitoria a aprovação das diretas pelo conselho.Mas tem um pega ratão aí, so sera candidato a presidente quem tiver 75 por cento de aceitação do conselho?E conselho está nas maõs de quem? um abraço canuso

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Canuso.

      Por isso é que eu digo que as diretas não são a solução para todos os problemas.

      Abs.

    • Fábio P. R.

      Ainda serão votadas as emendas, uma delas sobre a porcentagem de votos dos conselheiros para se poder formar uma chapa. Fala-se em torno de 10, 15, 20 ou 25%.

  7. Antonio Carlos Colletti Júnior

    Márcio, bom dia!
    Não vivo e não sei do dia a dia do Palmeiras, mas, quanto à primeira ressalva, entendo que todos os candidatos a partir de 2015, assim como acontece hoje, terão como carro chefe o futebol. Não adianta, é isso que traz dinheiro ao clube e, mesmo quem pensa só em piscina, não é bobo e saberá avaliar (eu acredito!!!) qual o presidente com maior potencial em manter o Palmeiras o maior do Brasil. E isso, é fato, só se dá e dará através do futebol, mesmo que o cara não seja torcedor!!! Enfim, é a opinião de um simples torcedor.
    Quanto à segunda, te acompanho em número, gênero e grau. Pelo menos, se conduzir o clube como você e nós tememos, nunca mais terá a chance de repetir o erro ou, o que é melhor, se perpetuar no poder!
    E vamos torcer, torcer e torcer, pois, faltam só mais 06 vitórias, rs!
    Ah, e quanto ao Alex cabeção, o que você pensa a respeito? Será o Bananone conseguirá a contratação? Ou estamos atrás dos 20 clubes da série A?
    Grande abraço!

    • Márcio Trevisan

      Colletti: você tem razão quanto ao futebol. Apenas lembrei este detalhe porque,numa eleição, promete-se cada coisa, não é não?

      Em relação ao Alex, já disse a outro amigo: o Palmeiras tem a obrigação de recontratá-lo.

      Abs.

  8. ronaldo -Laranjal Paulista

    Bom dia, como sou torcedor comum do interior, gostaria de saber se isto ajudará ou atrapalhará nas eleições futuras?, não corre o risco de um aventureiro administrar nosso clube? Não corremos risco das piscinas serem melhores que o futebol?, afinal como vc disse nem todos sócios são palmeirenses. Espero que nos ajude a formar grandes equipes e aí sim poderemos voltar ser grande, ou melhor ser gigante porque grande nós já somos, e aí teremos grandes piscinas, porque o futebol é, e sempre será nosso carro chefe.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Ronaldo.

      Sua preocupação faz sentido. Mas é bom salientar que 85%, 90% dos associados do Palmeiras são palmeirenses, e este detalhe nos dá uma boa margem de segurança.

      Contudo, a forma como a política do clube funciona mudará completamente, o que por si só já me parece algo positivo.

      Quanto a aventureiros assumirem o comando do clube, isso é impossível. Pelos estatutos, só pode se candidatar à presidência do Palmeiras o sócio que for eleito cinco vezes seguidas para o Conselho Deliberativo, e este detalhe já impede que não palmeirenses cheguem tão longe dentro do clube.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>