POR QUE NÃO RENATO GAÚCHO?

PALMEIRAS DEVERIA OLHAR COM MAIS CARINHO PARA O EX-JOGADOR, UM DOS RAROS EXEMPLOS DE CRAQUES QUE SE TORNARAM TREINADORES DE BOM NÍVEL.

Assim que Scolari teve por parte da diretoria do Verdão o que bem merecia, começou o trabalho para contratar o seu substituto. Assim como nossos dirigentes, minha preferência – e a de muitos torcedores – era Jorginho, substituído por Muricy Ramalho em 2009 dada a burra decisão do então presidente, o não menos burro (em termos futebolísticos, claro), Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo.

Para assumir o Palmeiras, Jorginho deveria ter dito ao Bahia algo muito simples: tchau. Se não o fez, é porque seu caráter vale mais do que o desejo de reassumir o comando do clube do qual, pelo menos naquela época, jamais deveria ter saído.  De qualquer forma, segue sendo uma boa possibilidade para o começo do ano que vem.

UM DIA ELE VOLTARÁ.

Mas temos um problema imediato, que exige uma decisão imediata. Então, pergunto: por que não Renato Gaúcho?  Sei que estamos um pouco traumatizados com treinadores oriundos do Rio Grande do Sul e que existem resistências a seu estilo de eterno garotão metido a galã de cinema e “pegador” de todas as que aparecem, mas o ex-ponta-direita é um dos raros exemplos de grandes craques que não se transformaram em medíocres técnicos (talvez o único que o acompanhava neste quesito fosse Leão, hoje já em franca decadência).

Outros pontos a favor de Portaluppi são o fato de já ter dirigido grandes equipes e, principalmente, ter levado o Fluminense/RJ, com um time apenas bom – ou seja, mais ou menos como o nosso – à final de uma Copa Libertadores, não dar a mínima para biquinhos, frescurinhas e vaidades de atletas e, ao mesmo tempo, ter o que se chama de “papo de boleiro”.

Se não podemos, pelo menos agora, ter Jorginho, melhor que tenhamos Renato Gaúcho. Ou alguém, em sã consciência, acha que nomes como Leão, Falcão, Joel Santana e que tais resolverão alguma coisa?

P.S.: Também gosto muito de Gílson Kleina, mas seu problema é nunca ter dirigido um time de ponta.

26 Responses to POR QUE NÃO RENATO GAÚCHO?

  1. Na minha opiniao o Palmeiras já caiu.
    Sendo assim teremos no ano que vem duas situaçoes bem distintas.
    O primeiro semestre com Paulistao e Libertadores e que teremos que apoiar e o segundo com uma série B muito dura.
    O nome que eu gostaria de ver nessa reestruturaçao é esse Francisco Javier Arce Rolón.
    Nosso Arce reinventou o medíocre Rubio Nu e hoje devido a uma serie de fatores e incompetência de muitos ao longo dos anos precisamos dessa reinvençao.
    Precisamos de competência e não mais de carinho e boa vontade.
    Como diz o velho ditado “De boas intenções o inferno está cheio.”

  2. Rodrigo Perandini

    Olá Marcio, só li o post agora ( 18/09 ), mas confesso que o primeiro que veio em minha mente foi o Renatão. Nao estou fazendo média, é exatamente de um treinador como ele que o elenco esta precisando. Um cara que fala a lingua do campo e do vestiario, um cara que fez tudo de errado fora de campo mas que cumpriu com louvor sua obrigaçoes dentro de campo. Foi idolo por onde passou como jogador e mesmo tendo uma carreira ainda curta como tecnico tambem deixou torcedores felizes. Um comandante desse que precisamos. Sem dizer que a imprensa o cara ia tirar de letra, ja que o mesmo nao tem papas na lingua, a diretoria tambem ia pensar para falar alguma coisa, já qualquer outro nome acredito que nao aguente o tranco de tirar o time da zona e ainda lidar com os bastidores do clube. Fico triste pois a te o momento nao se falou no nome dele. VAMOS LÁ DIRETORIA .. TRAGA O RENATO GAUCHO …

    • Márcio Trevisan

      Olá, Rodrigo.

      Agradeço o seu depoimento. Torçamos para os “jênios” da nossa diretoria acordem.

      Seja bem-vindo ao nosso site e escreva sempre.

      Abs.

  3. Ary Héros Garcia

    Boa tarde Marcio, estou de pleno acordo com vç sobre por que não Renato Gaucho !? seria uma ó tima tentativa, pois considero Falcão com todo respeito um técnico muito fraco assim como o rei do gatilho
    ( Mario Sergio) mesmo este não sendo sequer listado para o posto,o Palmeiras é muito grande e seus dirigentes muito pequenos infelizmente !!!! quem sabe agora que o Felipão se foi o Luan vai para o time B, e acho que já esta na hora de dar uma chance para o Leandro, pois o Juninho esta jogando poucoe já faz tempo, enfim precisamos de um técnico com culhões ! e isto o Renato tem ! vamos lançar nas redes sociais o nome do Renato para ver o que da.
    Um forte abraço sou seu fã e assiduo leitor.muito obrigado.
    Ary.

  4. Hugo Renan Velázquez

    Boa noite Márcio!

    Infelizmente mais uma derrota no campeonato, e para o time deles… A situação está cada vez se complicando mais.
    O Narciso me parece que deu outro ânimo aos jogadores, eles tiveram pelo menos raça, principalmente o Valdívia, que pra mim buscou o jogo e correu o tempo todo. Você acha que o Narciso pode ser um bom técnico para o Palmeiras? Agora o Juninho, Luan e João Vitor pelo amor de Deus, sem condições de jogar no Palmeiras… Porque não dar uma oportunidade ao Román e ao Leandro?

    Gostaria que o time do Palmeiras entrasse com a seguinte formação: Bruno, Leandro, Thiago Heleno, Román, Artur, Henrique, Marcos Assunção, Tiago Real, Valdívia, Maikon Leite e Barcos.

    Acho que este time vai ir melhor do que este que está jogando, com exceção do Artur, precisamos de outro lateral direito urgente…. pensei que não ia falar isso mas que saudade do Cicinho!!

    E você Márcio, concorda com essa escalação?

    Abraços, e vamos torcer para que nosso Verdão ganhe no sábado, esse jogo é essencial e não há outro resultado a não ser vitória.

    Hugo Velázquez

    • Márcio Trevisan

      Olá, Hugo.

      Seu time não é ruim, mas eu o montaria de outra forma. Talvez em um esquema 3-5-2, protegendo mais a nossa defesa e, ao mesmo tempo, sendo mais ofensivo. Veja:

      Bruno; Maurício Ramos, Henrique e Thiago Heleno; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Correa, Tiago Real e Juninho; Valdivia e Barcos.

      Se a opção fosse pelo 4-4-2, bastaria sacar Maurício Ramos e colocar em seu lugar Maikon leite ou Mazinho.

      Abs.

  5. CRISTIANO SILVA

    MARCIO VC. É CORINTHIANO, SE LIGA MANÉ

    • Márcio Trevisan

      Olá, Cristiano.

      Como você descobriu o meu segredo? E agora, o que vou fazer da vida?

      Por favor, não conte para mais ninguém que torço pelo Corinthians, ok? Até porque quem me ensinou a ser corintiano foi a senhora sua mãe.

      Abs.

      • Como eu já lhe disse Márcio, cuidado. As Felipetes estão depressivas, arrasadas e agressivas. Estão mais tristes com a saida do Felipão do que com a possível queda do Palmeiras. Aliás, o Palmeiras é um mero detalhe para esses torcedores.

  6. Antonio Manara

    Ed, varias vezes debatemos sobre o Felipao, eu sempre contra, mas ultimamente percebi os erros cometidos por ele no comando do time. Nunca consegui entender o que ele tem com o Patrick, Vinicius, Marcio Araujo. Penso que premeditadamente queimou, o Saconni,Carmona,nao que os dois sejam craques, mas qque e extranho isso e. Gostei dele ter caido, pena que foi um pouco tarde, mas ainda temos algumnas laranjas podres dentro do elenco.

    • Sr. Antonio. Eu particularmente nunca fui muito fã do Felipão pois não gosto do jeito que as equipes dele jogam. Analise o Grêmio, o próprio Palmeiras e o Cruzeiro que ele treinou no passado. É o mesmo esquema truncado de jogo, sem criatividade, sem futebol, somente com marcação e dependência de um bom jogador para dar cruzamentos na área. Mesmo assim eu respeitava o curriculum vencedor dele e comemorei muito quando ele voltou. Achei que começava ali uma nova era, uma revolução, pois seja como for, era o Felipão que ganhou a Libertadores e uma Copa do Mundo. Eu acreditei que ele fosse botar ordem na casa e recolocar o Palmeiras no caminho das vitórias. Ledo engano. Felipão trouxe mais problemas do que já tinhamos. Tem um passado vitorioso e justamente por isso virou um técnico arrogante, prepotente, que se julga além do bem e do mal, incontestável e superior a tudo e a todos. Mesmo a diretoria do Palmeiras não abrindo os cofres ele poderia ter escolhido melhor seus jogadores. Insistiu com atletas que não jogam nem no time de várzea aqui da minha vila. E quanto mais a imprensa cobrava isso, quanto mais a torcida reclamava, mas ele batia no peito e colocava o cara pra jogar, apenas pelo prazer de contrariar. Queimou realmente como o senhor disse jogadores que poderiam ter sido melhor aproveitados. Resumindo: ele insistiu mais de um ano com jogadores que todo jogo não demonstravam nada e por outro lado outros jogadores no primeiro jogo ruim ele já não colocava mais no time.

  7. CRISTIANO SILVA

    Impressionante… eu pensei em vc. Marcio como técnico.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Cristiano.

      Não sei se como técnico eu faria o Palmeiras vencer, mas com certeza não escalaria João Vítor, não exigiria a contratação de Luan, não dispensaria Pierre, etc.

      Abs.

  8. A partir de hoje parei com as comunidades do Palmeiras no orkut e facebook. Está insuportável as Felipetes. Melhorar parar pois se continuar vendo o que esses torcedores falam dá vontade de parar de acompanhar o Palmeiras. Seguindo a ótica dele a existência do Palmeiras começou em 1997 quando Felipão chegou ao Palmeiras. Tá dando nojo já !!

  9. Sou favorável a efetivação do Narciso pelo menos até o final do ano, aconteça o que tiver que acontecer, pois a “viola já esta em cacos”.

    Marcio gostaria de agradecer a gentileza com que voce nos trata permitindo a publicação de nossas mensagens, bem como sua leitura e a boa vontade com que voce responde a quase todas as mensagens.
    Vou tomar a liberdade de te fazer uma pergunta que gostaria da sua resposta.

    Voce vai escrever um livro relacionando os 100 maiores artilheiros do Palmeiras, os 100 jogadores que mais vestiram a camisa do nosso amado time (até a data dessa publicação), e PRICIPALMENTE contando fatos entre voce e o Marcos, pois voce comentou num post anterior que “A VERDADE SOBRE OS FATOS UM DIA SERÃO REVELADOS”?.

    Um abraço e muito obrigado pela atenção!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      Não há o que agradecer. O espaço é de todos porque o site não é meu, é nosso. Apenas não permito palavrões e, claro, que o internauta me ofenda – quando isso acontece, sou obrigado a editar o comentário ou a excluir o autor desta seção.

      A ideia de fazer livros como o que você citou existe e ele deve ser lançada logo em breve, e o melhor: ao que tudo indica, serão e-books, o que diminuirá demais o preço final ao consumidor.

      Quanto ao Marcos, volto a dizer que nada tenho contra o rapaz, sem dúvida alguma um dos melhores goleiros de nossa história e um cara que, afirmo, realmente gosta do Palmeiras. Mas, de fato, existem fatos que eu, como assessor do Palmeiras, tomei conhecimento e que a torcida como um todo nem sonha. Contudo, garanto: tais fato em nada diminuem a importância deste ex-jogador em nossa história.

      Abs.

  10. Márcio ja estou ficando preocupado de novo, cogitaram o Cristovão que saiu do Vasco!!! Meu Deus isso é o fim da picada, se isso acontecer deixo de torcer para o Palmeiras! Melhor o Narciso como destacou o colega aí!

  11. Sem contar que seria totalmente inovador. Até prefiro o Renato em relação ao Jorginho pois acho que ele tem mais bagagem. Isso não quer dizer que não quero o Jorginho. Mas vou lhe dizer uma coisa Márcio. O Narciso é um cara lutador e inteligente. Tenho certeza que ele não vai querer perder essa chance. Quem sabe não chegou a hora dele !!!

    Abraços !!

    • Márcio Trevisan

      Ed: pelo que vi neste domingo, temo que vc esteja errado.

      Abs.

      • Pois é Márcio !! Vou lhe dizer uma coisa, posso estar dizendo besteira mas é o meu pensamento do momento depois do que aconteceu nesse domingo. Acho que a melhor solução para tentar nos tirar desse buraco se chama EMERSON LEÃO. Seria o tal choque de realidade que esses jogadores precisam.
        Com Leão é ” pelo amor ou pela dor ” , aliás muito mais pela dor. Sei que ele tem prazo de validade e depois todos sabemos o final. Mas o depois é o depois. Precisamos de alguém que nos faça reagir já. E na minha humilde opinião é ele. Não sei se você concorda !!

        • E eu sei que não faz nem uma semana que eu chamei ele de ultrapassado. Mas pelo jeito, acho que ele realmente é o cara que pode nos ajudar. Ele chegaria chutando o balde. Com ele ou vai ou racha !!

        • Márcio Trevisan

          Ed: Leão dá sempre duas alegrias, uma quando chega e outra, ainda maior, quando vai embora.
          Mas vc tem razão em um ponto: ele chegaria chutando o balde, lembrando a grandeza do Palmeiras, os inúmeros títulos que conquistou pelo time.
          Mas também não gosta muito de trabalhar com garotos, a menos que sejam do nível de Robinho, Diego, etc.
          Sei lá, amigo: pode ser que desse certo, pode ser que não. Mas alguma coisa temos de fazer.
          Abs.

          • Concordo com o Ed, digamos em parte, talvez um contrato de 3 meses com o Leão só pra tirar o time do Z4, pois ele tem prazo de validade em todos os times, no começo é uma beleza e consegue estabilizar o grupo, mas passado um tempo, com a mesma rapidez que ele estabiliza, ele também racha o grupo em milhares de pedaços. Outras opções na minha opinião seriam Renato Gaúcho, Arce e também Evair e Velloso (porém esses dois ultimos ainda nao tem experiencia o suficiente).
            saudações Famiglia Verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>