VOCÊ SABE REZAR?

SABE O QUE É PIOR DO QUE PERDER JOGANDO MAL? PERDER JOGANDO BEM. QUANDO ISSO ACONTECE, AS CHANCES DE UM DESASTRE FINAL AUMENTAM CONSIDERAVELMENTE.

Meus amigos: continuo afirmando que o Palmeiras não será rebaixado ao fim deste Brasileirão, mas confesso que neste momento minha convicção não é tão grande quanto a que tinha algumas rodadas atrás. E o motivo é simples: tudo parece convergir para o nosso fracasso: a tabela – dificílima em um momento em que precisaríamos que ela fosse favorável –, os resultados dos nossos mais diretos adversários – que não param de somar pontos – e o futebol apresentado pelo time – que é bom.

Opa: então jogar bem é prejudicial? Em momentos como o que atravessamos, sim. Explico: se a cada partida apresentássemos um futebol como o visto diante da Portuguesa/SP (ou seja: péssimo), sempre existiria a esperança de que poderíamos melhorar e, com isso, voltar a vencer. Mas se já jogamos uma bola razoável (hoje, por exemplo, o goleiro atleticano Victor foi o melhor em campo…) e, ainda assim, perdemos quase todas as partidas, a situação se complica muito, pois a verdade é que não temos muito o que melhorar até o fim do Brasileirão.

PIERRE ANULOU VALDIVIA: OBRIGADO, SCOLARI!

A verdade é que a situação em que se encontra o Verdão é terrível. Estamos a cinco pontos do primeiro time fora da ZR4. Ou seja: levaremos, na melhor das hipóteses, duas rodadas para sairmos do inferno. E com a experiência de quem já sentiu isso na pele – era, como vocês sabem, o assessor de Imprensa da equipe em 2002 –, posso garantir: a cada rodada aumenta muito o peso sobre as costas de todos os jogadores.

Obviamente, tudo isso pode ser apenas momentâneo. Nosso time terá as voltas, em breve, de dois importantíssimos titulares – Marcos Assunção e Barcos, em maldita hora convocado para a seleção argentina. O retorno destes dois atletas pode, por si só, já amenizar as principais deficiências da equipe, que se encontram no fraco desempenho dos laterais Artur e Juninho. Além disso, não será em toda a rodada que Figueirense/SC, Atlético/GO, Sport/BA, Bahia/BA e Coritiba/PR somarão pontos, até porque todos estes ainda jogarão entre si.

De qualquer forma, se não posso ser o arauto do apocalipse, também não tenho o direito de dourar pílula. Em outras palavras: ainda temos boas chances de escapar da queda, mas como disse no título desta crônica, não custa nada rezar.

20 Responses to VOCÊ SABE REZAR?

  1. marcos mendes

    Também sou daqueles que não acredita mais na salvação, por um simples motivo, o nosso elenco é muito desequilibrado, basta vermos o abismo que existe entre o Assunção e seu substituto e assim por diante. Tomara que eu quebre a cara ao final do campeonato. Já escrevi outras vezes, mesmo não aceitando a minha tese, novos tempos no futebol, mas digo, somos o novo Torino, Leeds United, etc.
    Abs. Marcos C Mendes.

  2. Roberto Alfano

    Concordo plenamente com Trevisan e internautas,mais do jeito que está não pode ficar!!!

    E ainda o Sr Felipão no lugar de ser otimista, fala em ficar se o Palmeiras cair!!!!

    O Palmeiras necessita de Técnico como Jorginho simples,humilde e gigante em Campo incentivando o Time a jogar para frente como ele faz,

    Desculpe o desabafo, não da para ver o Palmeiras nesta situação e os dirigentes pagando fortunas a Técnico e alguns jogadores que nada rendem…
    Abs.

  3. Alexandre Soares

    Sou palmeirense há 47 anos. Sou conhecedor de futebol como qualquer pessoa mas, modéstia a parte, acompanho a todos – todos mesmo – os jogos e, com esse banco de dados, consigo chegar a algumas conclusões.

    Infelizmente, na minha opinião, JÁ ERA… Vamos cair. E o motivo é simples. A qualidade de nosso time não nos dá chances de superar esses desafios. É muito doloroso e humilhante chegar a esta conclusão mas, analisando friamente, NENHUM JOGADOR NOSSO SERIA TITULAR em qualquer dos times entre os nove principais classificados. Talvez o Valdívia, Barcos ou Henrique tenham condições de ser opções em um ou outro time. Só temos isso. E essa dura realidade é vergonhosa.

    Quinta-feira, fui testemunha de como 30 mil palmeirenses conseguem vencer uma partida de futebol. Me emocionei ao final da partida pois ficou claro que nós, torcedores, fizemos a diferença.

    Mas infelizmente também jogamos “fora de casa”. E nessas oportunidades falta-nos competência, ousadia, técnica, malícia, vibração e até o respeito dos adversários. Um “Zé Ninguém” do Atlético declarou antes do jogo que “vencer o Palmeiras era obrigação após empatar com o Bahia”. Olha como nos qualificam!!! Depois de sofrer “olé” da Portuguesa, de levar gol do Rivaldo e das gozações que já estamos recebendo e engolindo, minha previsão de que estaremos na segundona está se consolidando.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alexandre.

      Agradeço seu depoimento e lhe dou as boas-vindas ao nosso site.

      Tudo o que vc escreveu tem lógica, mas ainda é cedo pra jogarmos a toalha.

      Uma vitória diante “deles” no domingo poderá mudar tudo muito rapidamente.

      Abs.

  4. Hugo Renan Velázquez

    Boa tarde Márcio!!

    Excelente texto, exatamente o que eu penso.

    Sobre o atual momento do Palmeiras, primeiramente temos que encarar o momento, esquecer dos erros passados e focar em cada jogo como uma decisão.
    Temos jogos contra a maioria dos times que estão lá embaixo: Atlético/GO, Figueirense, Bahia, Náutico, Coritiba e um jogo contra a Ponte, que com todo o respeito, são times médios ou pequenos, em que temos a obrigação de vencer.
    Teoricamente, com 46 pontos ninguém cai, faltam 26, se vencermos esses jogos contra os times que citei, serão mais 18 pontos, faltando apenas 8 pontos, que podemos “tirar” de um time ou outro… ou seja, dependemos de nós apenas…. temos camisa, tradição, temos que fazer isso um diferencial….

    Aproveitando este espaço, meu amigo Márcio, e o Jorginho no Bahia ein? Melhor time do segundo turno, com o comando dele… saudade da sua passagem meteórica porém muito satisfatória no Verdão??

    Grande abraço!!

    Hugo Velázquez

    • Márcio Trevisan

      Olá, Hugo. Obrigado pelo elogios e seja bem-vindo ao nosso site.

      Saudades de Jorginho eu tenho desde o maldito dia em que ele foi substituído poe Muricy Ramalho, numa imbecil decisão tomada pelo “gênio” Belluzzo.

      Quanto aos pontos necessários para evitarmos a queda, talvez não sejam necessários os 46 que você citou. Desde que o Brasileirão passou a contar com 20 clubes, houve edições em que o 16º colocado (e, portanto, o primeiro fora da ZR), se livrou com 45, 44, 43 e até com 42 pontos.

      Contudo, mesmo para chegarmos a estes 42 ainda faltam muitos, não é mesmo?

      Portanto, rezemos ao Senhor.

      Abs.

  5. Marcio, bom dia

    Poderia me explicar ???? Contratamos o Roman, ele joga algumas partidas e mostra algumas qualidades e quando está bem, mesmo não voltando de contusão, o nosso ultrapassado técnico escala o Leandro Amaro ???? existe alguma coisa ??????

    • Márcio Trevisan

      Olá, Edson.

      Román realmente sempre jogou bem, muito embora tenha sido muito pouco escalado. Na verdade, enquanto Scolari for o treinador isso continuará acontecendo, pois o paraguaio é baixo para jogar no miolo de zaga (isso, claro, na opinião do treinador). Ele seria, assim, um bom reserva para Henrique.

      Mas o fato é que Román sofreu duas contusões musculares seguidas, e isso impediu sua presença em alguns jogos.

      Abs.

      • Oi Marcio, bom dia

        Realmente o Róman é baixo, será que faltou fita metrica para o incompetente que o contratou ??? ou sobrou fita para o incompetente (será o mesmo?) que contratou o tal Leandro Amaro ???? Acho que infelizemente temos muitos incompetentes no Palmeiras de hoje !!!!!!! Antigamente contratamos um dos maiores goleiros que o Palmeiras já teve, o Valdir de Moraes que também era baixo para goleiro, porém tinha um pequeno detalhe: tinhamos mais competentes, não ???

  6. Márcio,
    Seu texto expressa muito bem a situação do Palmeiras.
    Em diversos jogos o Palmeiras foi melhor em campo, criou maiores oportunidades de gol, mas perdeu a partida.
    Fica evidente que falta tranquilidade para conseguir marcar. Ontem, o goleiro Vitor foi destaque do Atlético.
    Temos jogadores e temos elenco em condição de sair dessa situação, especialmente quando comparamos com os concorrentes, mas é preciso que o time tenha condição emocional, confiança para fazer os resultados.
    Enfrentamos e fomos melhores do que adversários fortes, mas perdemos. Esse ponto positivo deve ser explorado junto ao grupo, pois o elenco que temos para o restante do campeonato e que terá a missão de nos tirar dessa situação é esse.
    Jogaremos com o Vasco que vem de uma goleada em casa. O clima por lá não é dos melhores e o Palmeiras precisa se aproveitar disso. Precisa começar a confiar nas suas forças para conseguir sair dessa situação.
    No atual momento não adianta mais falar em contratações, no que deveria ter sido feito. Nossa realidade é essa e precisa ser enfrentada. Ter razão em algum diagnóstico sobre o passado não dará ao Palmeiras os pontos que precisa na tabela.
    Apesar da diferença de sete pontos vejo times como Náutico e Flamengo em condição de serem superados, mais até que o Coritiba que tem cinco pontos a mais. O problema de ter o Flamengo nessa situação é que se trata do time da Globo e da CBF e sabemos que para esse time e para seu coirmão paulista tudo conspira a favor.
    O Palmeiras precisa abrir o olho nesta reta final, pois não faltarão interesses para rebaixá-lo e deve também tomar muito cuidado com a arbitragem do jogo de domingo.

  7. SOU PARTIDÁRIO DO QUE FALOU O AMIGO ED SOUZA. SÓ UMA MUDANÇA DE TÉCNICO PODE NOS SALVAR. PORQUE SERMOS DIFERENTES DOS OUTROS TIMES? QUANTOS JÁ TROCARAM OS TÉCNICOS ? OU VAMOS FICAR ACOMODADOS COMO EM 2002 E VER O TIME SUCUMBIR ? É PRECISO FAZER ALGUMA COISA URGENTEMENTE E SÓ VEJO ESSA SAIDA.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Waltinho.

      Não sei se um novo técnico consegue salvar nossa equipe, mas sei que este dificilmente salvará. E sabe por quê? Porque ele mesmo afirma, em todas as entrevistas pós-jogo, que não sabe o que acontece com o time.

      Ora, se não sabe o que se passa com a equipe, como evitará que ela perca?

      Abs.

  8. Ronaldo - Laranjal Pta.

    Tá dificil, mas ainda respiramos por aparelhos. Mais sorte verdão. Mas se cair ressurgiremos de novo, porque torcer pelo Palmeiras é muito gratificante.

    • Márcio Trevisan

      Ronaldo, bom dia.

      Cair para a série B de novo é algo inadmissível. Não pode acontecer, e se acontecer medidas extremas devem ser tomadas em todos os níveis.

      Abs.

  9. Luan, Felipão, Obina, Betinho… nínguem aqui mete o pau no bruno frango o principal culpado pela situação que o Palmeiras se encontra… continuem assim gente, vamos ficar calados em relação a esse m… do bruno. vamos mandar embora o Felipão, tudo irá se resolver… pelo amor de deus!!! vai colocar quem de técnico????

  10. Agora o que esperar de um ataque que tem Obina e o Betinho de reserva ?? Quem exigiu a renovação do Betinho ?? Quem pediu o Obina ?? E o Luan então ?? Esse merece um DVD igual o que foi lançado pelo Pelé: LUAN ETERNO !!
    O mais engraçado é ver eles atacando ridiculamente, chutando torto, pra cima, pros lados, em cima do goleiro, e sempre ficam com aquela cara de ” falta de sorte ” .

    Por fim é inacreditável mas esse treinador tanto fez que dessa vez ele realmente vai conseguir levar o Palmeiras pra série B. Espero que façam essa queda valer a pena mandando esse treinador pros quintos dos infernos.

  11. Márcio, só há uma chance de sairmos dessa. Mandar esse treinador embora. É garantido que outro treinador evitará a queda ?? Claro que não. Mas com Felipão é garantido a queda, não tenho dúvidas. Um novo treinador traria novos ares, novas idéias, um novo ânimo e quem sabe um novo rumo.

    Abraços !!

    • Márcio Trevisan

      Ed: é exatamente isso.

      Não sei se outro impedirá a queda, mas sei que este dificilmente impedirá.

      O que mais me assusta é ele dizer, em todas as entrevistas pós-jogo, que não encontra explicação. Ora, se não sabe explicar a derrota, como poderá impedi-la?

      Mas tem homem o suficiente no Palmeiras para demiti-lo?

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>