PALESTRA DE SAMPA 6 x 0 COMERCIAL/CAPITAL

Logo no primeiro jogo com o nome que, aliás, duraria apenas poucos meses, Verdão goleia frágil adversário.

Todo mundo sabe que nascemos Palestra Itália e que renascemos Palmeiras. O que pouca gente sabe, porém, é que entre um e outro houve o Palestra de São Paulo, nome oficial do nosso clube entre março e setembro de 1942.

Esta nova denominação não veio por acaso. Com a pressão pela mudança do nome aumentando a cada dia – como já sabemos, motivada principalmente por interesses escusos -, a relutância dos dirigentes palestrinos ia minando proporcionalmente. Mas o orgulho do nome “Palestra” também falava alto, e a tentativa visou resolver o problema de forma harmônica – de um lado, o nome “Itália”, país contra o qual o Brasil lutava na II Guerra Mundial, deixaria de existir; do outro, a maneira como o clube era mais conhecido (Palestra) e, também, a cor vermelha em seus uniforme e símbolo permanecia, mantendo desta forma também a altivez dos italianos e de seus descendentes.

Como o Campeonato Paulista estava em plena disputa, nosso clube entrou em campo exatas 27 vezes com o nome de Palestra de São Paulo. E a primeira vitória com a nova – e também temporária – denominação não poderia ter sido melhor: uma histórica goleada por 6 a 0 sobre o fraco time do Comercial da Capital/SP. O adversário não era, de fato, dos mais significativos, mas quando se ganha de seis, meu amigo, o time que derrotado realmente nunca tem lá muita importância.

Um dado curioso do Comercial da Capital/SP naquela noite de sábado é que, entre eles, estava ninguém menos do que o nosso inesquecível ex-centroavante Romeu Pellicciari, que voltava ao futebol paulista após defender, com muito sucesso, o Fluminense/RJ.

Confira os dados disponíveis da histórica partida:

CAMPEONATO PAULISTA/1942

2 x 2

04/04/1942

19h00

ESTÁDIO DO PARQUE ANTARCTICA, EM SÃO PAULO/SP

ARRECADAÇÃO NÃO DIVULGADA

PÚBLICO PAGANTE NÃO DIVULGADO


VICTOR CARRATU/SP

CABEÇÃO AOS 5 E AOS 32 E LIMA AOS 33 MINUTOS DO PRIMEIRO TEMPO. LIMA AOS 20, ECHEVARRIETTA AOS 25 E OG MOREIRA AOS 38 DA ETAPA FINAL.

CLODÔ
-
BEGLIOMINI
JUNQUEIRA
-
GENGO
OG MOREIRA
DEL NERO
-
CLÁUDIO PINHO
WALDEMAR FIÚME
CABEÇÃO
LIMA
ECHEVARRIETTA

TÉCNICO: ARMANDO DEL DEBBIO

BARZI
-
BENTO
CIOFI
-
MANOLO
DOMINGOS
TÔNI
-
DIRCEU
BRUNINHO
ROMEU PELLICCIARI
DANIEL
ALEIXO

2 Responses to PALESTRA DE SAMPA 6 x 0 COMERCIAL/CAPITAL

  1. Ronaldo Laranjal Pta.

    Sei que este espaço não era para este comentário, mas também vou dar um palpite Márcio, coloca algum lugar no site para que as pessoas comentem sobre matérias que saem na imprensa contra a gente. Eu não vi, mas me disseram que na band (mais uma vez) plantaram que o Marcos Assunção estava nos deixando. E no portal Terra ele se defendeu e desceu a lenha em todos que plantam este tipo de notícia, principalmente num tal de Perrone. Vi que MK, pode ficar fora pela lesão provocada pela entrada criminosa do jogador do comercial. Será que não houve mala branca neste jogo? Porque os árbitros são conta a gente. Nos outros times não vejo tanta roubalheira como fazem contra a gente. Me desculpem mas assim não dá mais para a gente participar mais de campeonato nenhum.

    • Márcio Trevisan

      Ronaldo, olá.

      Não abro espaço para comentários sobre notícias que são publicadas ou divulgadas por outros veículos porque isso seria uma enorme falta de ética profissional.

      No que diz respeito à mala branca, somente o Guarani poderia oferecê-la ao Comercial, já que era o único clube interessado em um tropeço nosso. Mas, como sabemos, o time campineiro mal tem dinheiro para pagar a conta de luz. Então, acho que não houve nada disso, e mesmo que houvesse sinceramente não seria contra – afinal, o dinheiro oferecido teria sido para o Comercial vencer, e não perder.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>