GOLEADA “NELAS”. E O 1º PAULISTÃO NO PACAEMBU.

Com show de bola de Echevarrietta, Palestra nem toma conhecimento do São Paulo FC e fatura outra taça.

Hoje em dia, são várias as competições que os clubes disputam anualmente, mas no passado não era assim. Os torneios estaduais eram não só os mais longos como também os mais importantes e, muitas vezes, os únicos torneios oficiais de cada temporada. Daí a importância que todas as grandes equipes davam ao Campeonato Paulista, cujo título era, de longe, a maior ambição de todos.

Talvez por isso e, claro, também por ter ficado longe da taça em 1937, 1938 e 1939, a diretoria palestrina fez todos os esforços para não só para manter na equipe suas mais importantes peças – Carnera, Junqueira, Luizinho Mesquita, Lima e Echevarrietta -, mas também para reforçá-la, com as aquisições do meia Oliveira e do ponta-esquerda Pipi.

Tanta determinação não foi em vão: o time cumpriu uma excelente campanha naquele Paulistão – foram 13 vitórias, três empates e apenas uma derrota em 17 partidas. Na última rodada, o time dependeu apenas de uma vitória simples para ficar com a faixa.

Já fora da briga –- a única equipe que poderia impedir nossa conquista era a Portuguesa Desp./SP –, o São Paulo/SP não foi páreo para o forte time alviverde. A vitória foi construída calmamente, com dois gols no primeiro tempo e mais dois antes da metade da etapa final. O gol de honra tricolor, marcado já no fim do clássico, em nada manchou a brilhante vitória, que coroou de forma irretocável a conquista do Palestra Itália.

Para finalizar, e seguindo sempre o destino do pioneirismo, vale lembrar que este título deu ao Verdão a honra de ser o primeiro campeão paulista a erguer a taça no Pacaembu, então o maior estádio do Brasil.

Confira os dados disponíveis da histórica partida:

CAMPEONATO PAULISTA/2012 – 1ª FASE

4 x 1

08/12/1940

15h00

ESTÁDIO DO PACAEMBU, EM SÃO PAULO/SP

ARRECADAÇÃO NÃO DIVULGADA

PÚBLICO NÃO DIVULGADO


ELPÍDIO FIORDA/SP

PIPI AOS 14 E ECHEVARRIETTA AOS 44 MINUTOS DO PRIMEIRO TEMPO. ECHEVARRIETTA AOS 9, LUIZINHO MESQUITA AOS 17 E HEMÉDIO AOS 42 DA ETAPA FINAL

GIJO
-
CARNERA
JUNQUEIRA
-
GARRO
OLIVEIRA
DEL NERO
-
LUIZINHO MESQUITA
CANHOTO
ECHEVARRIETTA
LIMA
PIPI

TÉCNICO: CAETANO DE DOMENICO

ROBERTO GOMES PEDROZA
-

JUAREZ
SQUARZA
-
FELIPELLI
LOLA
OROZIMBO
-
MENDES
JOFRE
EMÉDIO
REMO
PAULO

TÉCNICO: RAMÓN PLATERO

2 Responses to GOLEADA “NELAS”. E O 1º PAULISTÃO NO PACAEMBU.

  1. Essa foi uma de várias conquistas maravilhosas do Palmeiras no Pacaembú. Aliás Márcio, quantos títulos o Palmeiras já ganhou ao todo no Pacaembú, contando tudo ?? Se eu não me engano temos mais títulos que os gambás !! Abraços !!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Ed Ney.

      Somos, sem dúvida alguma, o time que mais taça levantou na história do estádio.

      E “eles” dizem que o campo é “deles”…

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>