ME ENGANA, QUE EU GOSTO

Vitória do Palmeiras sobre o Mogi Mirim/SP vale apenas para mostrar toda a fragilidade que a equipe tem.

Certa vez, no comecinho dos anos 80, o meia e também atacante Jorginho Putinatti desabafou logo após uma derrota para a Francana/SP, no Palestra Itália, por 1 a 0: “Quando eu jogava no Marília e vinha enfrentar o Palmeiras aqui, se perdesse de pouco era vitória. Agora, qualquer timinho chega na nossa casa e joga pra ganhar da gente”.

Lembrei-me do craque, ídolo maior e quase solitário de todos os palmeirenses naqueles difíceis tempos, durante toda a partida desta quarta-feira, no Pacaembu. Apesar da vitória e da soma de mais três pontos ser o que realmente interessa, o fato é que o Mogi Mirim/SP, o humilde e pequeno time interiorano, dominou toda o jogo, atuou como se fosse ele o grande que estava em campo e não uma, mas algumas vezes, pôs o Verdão na roda – em nosso campo de defesa!

Luan: ninguém aguenta mais!

Isso aconteceu, essencialmente, porque sobra ao inexpressivo Sapão o que falta ao inigualável Verdão: autoconfiança. Seu treinador, mesmo ciente de que tem em mãos uma equipe que, vá lá, toca bem a bola, mas que fica só nisso, mandou seus jogadores partirem pra cima. E que se danasse a grandeza alviverde ou o peso de sua camisa. Já o nosso, infelizmente, ainda treinador, só faltou se ajoelhar no banco rezando para o jogo acabar 1 a 0… É uma questão, como disse há alguns dias, de filosofia de jogo.

Guto Ferreira sentiu que, embora gigante em sua história, o Palmeiras de hoje joga um futebol de timeco, e que se não fossem qualidades individuais de um Valdivia ou de um Marcos Assunção poderia, como dizem nossos rivais, ser facilmente tachado de “Guarani da Turiassu” (aliás, sob a ótica administrativa não tem o que tirar, nem por).

O baile de bola que levamos hoje só não terminou mal para o nosso lado porque, graças a Deus, faltou à confiante equipe mogiana jogadores de qualidade que transformasse tal domínio em bolas no fundo das redes de Deola. Por exemplo: se Assunção e Valdivia estivessem lá e não cá, neste momento a chance de estarmos chorando seria enorme.

Sei que muitos pensam que, afinal de contas, o Palmeiras ganhou, e por isso temos a obrigação de festejar. Mas, caro internauta, tenho de lhe ser sincero: ao apito final do fraquíssimo Antônio Rogério Batista do Prado, o sentimento que invadiu meu peito não foi o de alegria – foi de alívio.

25 Responses to ME ENGANA, QUE EU GOSTO

  1. Robinson - Poços de Caldas

    Quase acertei!!!

  2. Robinson - Poços de Caldas

    Família Palestrina,

    Digo sempre a mesma coisa:
    Se a atmosfera gerada pela diretoria é pesada, ninguem consegue desempenhar um bom trabalho, seja como jogador de futebol ou um engenheiro dentro de uma empresa, portanto não adianta criticarmos o “efeito” (jogadores e comissão técnica), a limpeza tem que vir de cima! Deletando o Corintirone, Frizzo, Mustafá e tantos outros bezerros que não sei o nome, os quais são a “causa” dos problemas.

    Abraços a todos

    Palpite para domingo:

    Palmeiras 2 x Santos 0

    Gols: Luan e Fernandão

    • Márcio Trevisan

      Robinson: ganhar do Santos por 2 a 0 já será difícil, mas sonhar que será com gols de Luan e Fernandão é demais! – rs…
      Abs.

  3. olá galera verde, olá amigo Marcio eu vi o jogo pela tv, eu vibrei ao ver que Daniel entrando no lugar do Luan,até vibrei sozinho e disse até que enfim o Felipão acordou. Mas foi só por alguns segundos,logo apareceu a imagem do João Vitor… que decepção!

  4. Luxemburgo nem o Catanduvense suporta mais ele….

  5. Luxemburgo na área. Eu contrataria ele sem pensar. O único treinador do meu tempo que eu vi fazer o Palmeiras jogar como Palmeiras !!

    • Márcio Trevisan

      Ed Ney: Luxa não é mais nem sombra do que já foi, até porque hoje deixou de ser apenas treinador para querer ser empresário.

      Mas eu também o contrataria imediatamente.

      Abs.

  6. Mauricio Mahfud

    Marcio, quero comentar sobre outro tema, mas que voce puxou no seu texto. Que saudade de Jorginho, nosso camisa 7 na decada de 80. Era craque! Fosse ele uns 12, 13 anos mais novo, seria titular absoluto dos times de 93/94, 96 e 99, sem contar que teria disputado facilmente umas 2 copas do mundo naquela década. Aliás, so não foi em 86 porque quebrou a perna meses antes. Deu azar de jogar num Palmeiras que era uma comedia, mas honrou demais nossa camisa ao longo de 9 anos, junto com Luis Pereira, Vagner Bacharel, Mirandinha, Éder e, apesar de ter palmeirense que não gosta dele, eu gosto, Mario Sérgio, que jogou demais ao lado de Jorginho. Pena, que o resto, era como o time de hoje. Eu era garoto nos anos 80, e meus idolos no futebol eram Jorginho pelo Palmeiras, e Zico pela Seleção, além de grande respeito pelo Sócrates. Boa lembrança Márcio!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Maurício.

      Jorginho era espetacular. Em breve recordaremos sua trajetória no Palmeiras.

      Abs e obrigado.

  7. Rodrigo Mendes

    Pois é, Márcio…

    Eu realmente não entendo a postura do treinador. Parece ser de propósito, pra deixar o torcedor indignado, a beira do desespero. Quem não quis ser treinador do time, ontem, principalmente no segundo tempo?

    De nada adianta, se o time também não ajuda:
    Leandro Amaro não é jogador pro Palmeiras. O Maikon Leite deveria ser titular, mas tem que aprender a fazer gol; Luan e Patrick, no máximo segundo e terceiro reservas; Fernandão também deveria segurança de Boate (junto com o Max); Ricardo Bueno, não mostrou motivos pra ficar no time.

    Pobre Barcos. Não imagina a pressão que já cai sobre ele.

    Chega de apostas. Precisamos de um time sólido, e de um técnico ousado.
    Nem vou me estender à diretoria…

    Abs.

  8. Edson Gomes Santana

    mesmo assim o palmeiras é grande, os jogadores devem mostra aos críticos o q é jogar contra um grande vencer é convencer. Os jogadores já mostraram raça é vão mostra mais raça ainda

    • Márcio Trevisan

      Olá, Édson.

      Torço sinceramente para que vc esteja certo.

      E seja bem-vindo a esta seção.

      Abs.

  9. Marcio

    Como um time que tem no meio de campo o Marcio Araujo, Marcos Assunção (mesmo com 35 anos, disparado é o MELHOR), Patric e Luan, podem fazer com que os nossos adversarios tenham respeito pelo Palmeiras?
    Esse meio de campo é HORRIVEL!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      É bom a gente não reclamar: ele poderia ser formado por João Vítor, Chico e Tinga.

      Abs.

  10. Rodrigo Mendes

    Márcio.

    Definitivamente, eu não tenho mais ânimo pra comemorações. Não tenho mais paciência pra ver um jogo, em que um técnico, brilhante por sua carreira, e inteligente como sabemos quer é, se mostra tão conformado com um time sem brilho, com uma vitória sem brilho. Num jogo, em que o placar conta apenas 1 gol a favor, na metade do segundo tempo, contra o MOGI MIRIM, substituir um atacante (por pior que seja sua atuação) por um volante (que também sequer merecia um lugar no banco) é algo que vai totalmente na contramão do estilo de jogo de um time grande como o Palmeiras. Retranqueiro era o Muricy, o Felipão chega a ser estúpido!! Enquanto um fracasso maior não acontecer, pouco ou nada será mudado. Pra esse Paulistão, não espero nada. Pro Brasileirão, uma reforma geral, ou mais um ano de piadas que serei forçado a rir… pra não chorar.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Rodrigo.

      A cada dia fica mais evidente o despreparo do nosso, ainda, infelizmente treinador. Mas não se iluda: a diretoria não o demitirá pois tem medo que ele acerte com algum rival e, lá, perca o medo que adquiriu com o tempo.

      Enquanto isso, que soframos nós.

      Abs.

  11. Com qualquer outro treinador o Luan já não estaria mais jogando nem no Palmeiras B. Mas como esse senhor exigiu a contratação do mesmo e o orgulho dele fala mais alto que a SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS, o Luan não sai do time titular enquanto ele for o treinador.

  12. Matheus Trunk

    Prezado Trevisan e amigos palmeirenses: estive ontem no Pacaembu. Mas esses senhores que se dizem jogadores (Fernandão, Luan, Patrik) são uma vergonha. Você tem razão, o Mogi jogou bem melhor e dominou o segundo tempo quase inteiro. Quando o Luan saiu, quase perdi a voz de tanto xingar ele. Sorte que não sou cardíaco. O time venceu, mas o resultado engana quem não assistiu a partida. Lamentável!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Matheus.

      Parabéns por sua coragem ao ir ao estádio em uma quarta-feira chuvosa para assistir a uma partida contra uma pequena equipe interiorana.

      Abs. E seja bem-vindo a esta seção.

  13. Marcio, ganhando de 1×0, ele tira Valdivia e Patrick e coloca mais dois volantes, e ainda para sacramentar sua burrice, coloca o Barril para correr e municiar o Fernandão. Meu Deus. Parece a Francana ou o Marilia do tempo de Jorginho.

  14. Caro Márcio,
    Pensei a mesma coisa durante o jogo. Vendo Luan, Patrik, Fernandão em campo me dá até calafrios. Se o Mogi tivesse, pelo menos, um jogador melhor qualificado na frente, não sei não… A gente acaba por assisitir por que é torcedor mesmo, por que senão.. O duro é continuar a convencer meu filho de ser palmeirense, por que com um time destes.. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Válter.

      Tenho um moleque que fará 10 anos no mês que vem e passo por situação semelhante.

      O que procuro fazer é levá-lo, sempre que posso, ao estádio (mas ficamos bem longe dos marginais, claro).

      Ajuda bastante, pode apostar.

      Abs.

      • Márcio

        Também faço a mesma coisa, com um de 11 anos.

        Mas uma dúvida: de quais marginais você fala ? Dos três que o Valter mencionou, que podemos considerar jogadores de times “marginais” ou das organizadas ?

        Marcelo

  15. Fora Felipão………….o Palmeiras não é time de botão !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>