COMO GANHAR A COPA DO BRASIL

Veja o que o Palmeiras precisará fazer para faturar o bi do torneio e ter um segundo semestre mais tranquilo.

Faturar o título da Copa do Brasil nunca é algo fácil, mas valem a pena todos os esforços necessários para obtê-lo. Afinal, quem levanta este caneco garante um restante do ano bem mais tranquilo, sem a obrigatoriedade da conquista do Brasileirão (embora em 2011 o Vasco quase tenha vencido ambas as competições).

Daí que fizemos um exame de raios-x para conhecer o caminho que o Palmeiras terá de percorrer para chegar à final e, claro, também ao título. E chegamos a duas conclusões, uma ruim e outra boa: a ruim é que provavelmente teremos algumas grandes pedras pela frente; e a boa é que justamente por isso nosso time terá que se doar 110% se quiser apagar a péssima imagem que deixou na Copa do Brasil deste ano.

Luiz Felipe Scolari levanta a Copa do Brasil/98: ele já foi muito bom…

Assim que eliminarmos nosso primeiro adversário, o Coruripe/AL (sim, meus amigos, pois não existe a menor chance disso não acontecer), encararemos na etapa seguinte América/RN ou Horizonte/CE. São duas equipes pequenas, sem expressão, que também não darão trabalho.

Seguindo no torneio, a situação começa a se complicar um pouquinho. Nosso mais provável adversário será o Ceará/CE que, mesmo rebaixado no Brasileirão, poderá nos causar algum problema – sobretudo quando jogarmos em Fortaleza/CE. Se dermos sorte, Paraná Clube/PR ou Criciúma/SC podem surpreender e eliminar os cearenses antes.

Chegamos às quartas-de-final e, nesta fase, o bicho pegará de vez. Na melhor das hipóteses, teremos de bater de frente com o Atlético/PR, que sempre é muito difícil, independentemente da fase. Mas o adversário mais provável será mesmo o Cruzeiro/MG, e aí nem preciso me alongar para explicar por quê.

Contudo, imaginemos que eliminaremos um dos dois. Estaremos, então, nas semifinais, onde certamente uma destas três equipes será nossa oponente: Portuguesa/SP, Bahia/BA ou Grêmio/RS. Viram? Poderemos ter o mercenário do Kléber como adversário. Imagine a pressão que faremos no Pacaembu lotado toda vez que o “trairão” tocar na bola.

Queiram os deuses do futebol que, mesmo diante de tamanha dificuldade, o Palmeiras chegue a mais uma decisão de sua história. Neste caso, existem vários times com os quais poderemos nos deparar, mas dificilmente será um diferente destes: Atlético/MG, Coritiba/PR, Botafogo/RJ ou… São Paulo/SP. Confesso que prefiro este, pois faturar um título em cima “delas” só não é mais gostoso do que ser campeão em cima “deles”.

Tudo isso que escrevi pode ser difícil, muito difícil, até – mas não é impossível. Para que de fato aconteça, são necessárias apenas duas coisas: um bom time e um bom técnico.

Será que é pedir muito, presidente?

25 Responses to COMO GANHAR A COPA DO BRASIL

  1. Márcio,
    Acompanho seus comentários e considero os mais equilibrados entre todos os jornalistas esportivos.
    Gostaria de dar uma pitada.
    Já que dificilmente vamos ter “camarões”, acho que nosso time também não deve ser dirigido por um técnico “camarão”. Se tivermos um técnico do mesmo nível dos jogadores atuais, tipo Jorginho da Portuguesa, acredito até em título com esses mesmos jogadores atuais, sem contratações.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Décio.

      Agradeço muito as palavras de carinho que me enviou.

      Jorginho sequer deveria ter sido substituído por Muricy Ramalho. Se tivesse continuado no comando do time em 2009, no mínimo teríamos lutado pelo título.

      Infelizmente, porém, nossa diretoria é formada por mentes tacanhas, muito mais preocupadas com a própria vaidade e agarradas a um passado do qual nosso atual treinador foi um dos protagonistas. Se a linha de raciocínio correta fosse esta, então o clube deveria apresentar Leão, Luís Pereira, Dudu, Leivinha, Ademir da Guia e César como reforços na próxima quarta-feira.

      Seja bem-vindo a este espaço e muito obrigado pelo seu comentário.

      abs.

  2. Márcio,
    Obrigado pela correção. Foi a pressa para digitar. A Sul americana é recente tempo e não era para errar.

    Essa nova oportunidade que o Palmeiras terá na Copa do Brasil não pode ser jogada fora como foram tantas outras.
    Acabamos perdendo a competição para times muito mais fracos e isso não se admite para o Palmeiras.
    Perder uma classificação ou uma final para outro time de expressão também é triste, mas admissível quando dois grandes clubes se enfrentam.
    O que não pode mais acontecer no Palmeiras é jogar campeonatos fora entregando pontos e jogos para times com condição técnica e de trabalho inferiores a nossa.
    Pior que isso é depois de que ler e ouvir que não ganhamos por falta de elenco. A argumentação de falta de elenco para justificar desclassificações contra Santo André, Asa, Ipatinga e outros somente serve para encobrir a irresponsabilidade e a falta de vergonha na cara dos nossos jogadores e dos nossos treinadores. Compare os salários dos times do Palmeiras que perderam para essas equipes com o que ganhavam os jogadores desses times!
    E o mais importante, quantos jogadores desses times que nos derrotaram serviriam para jogar no Palmeiras?
    Um grande mérito dessa equipe do Barcelona, a melhor do mundo na atualidade, é a seriedade com que eles jogam futebol. Jogam a final de uma liga européia da mesma forma que enfrentam times como Málaga, Tenerife e outros pequenos.
    Caso o Palmeiras aprenda a ter seriedade, passaremos a nos preocupara apenas com os confrontos com os outros grandes e vamos parar de perder campeonatos brasileiros, Copas do Brasil e Sulamericanas para times sem nenhuma expressão.
    Peço a você que por meio de sua página “Senhor Palmeiras” reforce muito esse recado nos períodos em que o Palmeiras estiver disputando esses campeonatos.

    Um forte abraço e um excelente ano novo a você e que tenha muito sucesso em seu trabalho.

  3. Será que dá pra ganhar a Copa do Brasil com esse time que temo? Vamos torcer, mas a dificuldade é enorme.

  4. Cassiano Tafuri

    América RN, Paraná Clube, Criciuma, Atlético PR seriam adversários fortíssimos para esse atual Palmeirinha.
    A dica seria jogar com 4 volantes e 3 zagueiros para tentar, se possível, um bom empate fora de casa. Já no Pacaembu, tentar levar o jogo para os pênaltes ou quem sabe um único golzinho salvador.
    Vai Palmeiras !!!

  5. Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil são competições onde o Palmeiras precisa aprender a jogar com SERIEDADE e RESPONSABILIDADE contra adversários de menor expressão.

    A forma irresponsável e covarde com que o Palmeiras enfrenta adversários de menor porte é que tem causado enormes prejuízos ao clube.
    Esse problema também ocorreu na penúltima Copa Sulamericana contra o Goiás, quando um simples empate em casa garantiria o título.

    Ficamos sempre atribuindo a fragilidade de elenco para a nossa condição de perder essas competições, quando na verdade a questão é de POSTURA, de profissionalismo, de coragem para impor a camisa do Palmeiras contra os Asas de Arapiraca, Atlético de Goiás, Ipatinga,Náutico, Santo André, e outras coisas parecidas.

    Não precisaríamos de elencos e de times melhores do que tivemos para superar esse tipo de adversário. Bastaria um pouco mais de responsabilidade, coragem e vergonha na cara.
    Observem que nos últimos anos o Palmeiras mantém equilíbrio nos clássicos, mas fracassa contra os times mais limitados pela soberba de seus jogadores e covardia de seus treinadores.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marco.

      Como sempre, seus comentários são pertinentes.

      Permita-me, apenas corrigi-lo em um ponto: um empate com o Goiás/GO nos garantiria a vaga na decisão, e não o título.

      Abs.

  6. Pessoal

    Um “reforço” importante já foi fechado: o horroroso Rivaldo foi pro Sport ! Para azar deles….

    Agora, quem sabe os bananas que dirigem o futebol não deixam de fazer papel de palhaço de agentes, procuradores e intermediários, e começam a trabalhar.

    Afinal, o repertório de histórias bíblicas para justificar o “caso” Jonas acabou…

    Marcelo

  7. clauser pita

    sei nao trevisan, se lembra do asa de arapiraca? vx de piracicaba e vitoria da bahia, ambos no palestra? e os 4×3 q levamos de virada do romario depois d estarmos ganhando de 3×0??

    nao que eu tenha receio, mas a historia ja nos deu tantas mostras que nem sempre o mais facil se cai diante de um poderoso como nosso PALMEIRAS

    embora nessa mesma competicao quase levamos em cima do geymio-rg, depois de levar de 5 la fizemos 5×1 aki(1º gol do amaralzinho)

    mas, se tivermos um time estruturado e tranquilo, acredito no caneco

    • O jogo de 1995 contra o Gremio não foi pela libertadores?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Clauser.

      Apenas uma correção: o jogo dos 5 a 1 sobre o Grêmio (de Felipão), valeu pela Libertadores, e não pela Copa do Brasil.

      Vc se lembrou de alguns fracassos históricos, mas houve grandes vitórias também. Melhor nos atermos a elas, pois foram em muito maior número.

      Abs. E me desculpe pela demora na resposta.

  8. Pela demora nas contratações estou esperando o Messi, Xavi, Cristiano Ronaldo, Fábregas, tem que ser daí pra cima, menos vou detonar aqui! abraços.

  9. olá Márcio. tudo bem?
    Todo ano começo na esperança de ver o nosso Verdão campeão. Mas no decorrer do ano só decepção. Pode esquecer o título da copa do Brasil. e por falar nisso que história é essa do Richar… vir jogar no Palestra?
    Abraço

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alexandre.

      Peço desculpas pela demora na resposta.

      Desde 2009, de fato, a decepção nos acompanha. Mas, vale lembrar, que não somos os únicos. O SPFC, por exemplo, também não ganha nada desde 2008…

      Quanto ao irmão do Alecsandro, espero que ele não venha. Até joga alguma coisa, mas não tem identificação com o nosso clube.

      Seja bem-vindo a este espaço, ok?

      Abs.

  10. Olá Márcio,
    dos jogadores emprestados que pertecem ao Palmeiras, será que nenhum teria vaga no time de 2012?

    Abs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Bruno.

      Peço desculpas pela demora na resposta.

      Sinceramente? Não vejo ninguém em condições de chegar e jogar. Wendel, Sacconi, William… Estes e outros piores já tiveram chances e mais chances, e nada acrescentaram.

      Abs.

  11. Márcio confesso que estava lendo o texto achando que vc estava num estado de delírio avançado. Mas aí lendo o ultimo parágrafo vi que vc já estava de volta a realidade.

    • Realmente isso seria possível se tivessemos um bom time e um bom técnico. Como não temos nenhum dos dois……………torçamos para conseguirmos terminar 2012 na primeira divisão do brasileiro !!

      • Esse elenco do Palmeiras é simplesmente ridículo e patético. Elas apresentaram 5 reforços num só dia, os gambás já contrataram 4. É muito difícil né Tirone !!!!!

        Abraços Márcio !!

        • Márcio Trevisan

          Ed Ney: peço desculpas pela demora na resposta.

          Como disse minha fonte: se vier um “camarão” será muito.

          Mas, às vezes, este “camarão” poderá fazer a diferença.

          Abs.

  12. Sonhar ainda é possivel, mas com este time será um pesadelo ou no máximo acreditar em guinomos. É a coisa tá pior que eu pensava ninguém quer jogar mais no verdão e os que ainda querem é só para ganhar uns trocados a mais. Para jogar no verdão tem que ter muita raça

  13. Bom Márcio

    Um bom time significa o mesmo de 2011. Isto se o nosso presidente banana não se dobrar ao mesmo empresário que destruiu a carreira do Keirrison, quando convenceu o moleque que ele era bom para jogar no Barcelona. Agora, o mesmo mercenário idiota está aprontanto pra cima dos bananas, com o Henrique.

    Um bom técnico nós já sabemos… ele quer o Richall#$%@###$#$! (nem sei digitar o nome daquilo) no lugar do Pierre. Isto me dá verdadeira raiva, ódio, tudo de ruim …

    Já os adversários “fracos” e “sem expressão”, precisamos ver se o nosso comandante não sofre da mesma demência que atingiu o Burricy, em 2009, quando resolveu distribuir pontos aos que estavam na degola, abrindo mão do título.

    De qualquer forma, 2012 promete dar muito lucro aos fabricantes de medicamentos para hipertensos e calmantes em geral.

    Pelo menos enquanto durar o “Mandato Banana”.

    Marcelo

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcelo.

      Peço desculpas pela demora na resposta.

      Não sejamos pessimistas. Tudo está difícil, mas, como diz o ditado, não há mal que nunca se acabe.

      Quem sabe a partir de 2013, com técnico e presidente novos, tudo não volte ao normal? Enquanto isso, preparemos nossos corações para um 2012 emocionante, seja lá em que sentido for.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>