DINO SANI: ELE DEVERIA TER FICADO MAIS…

Pouco tempo no time de cima foi razão para que um dos gênios do futebol não brilhasse no Palmeiras.

Alguns dos craques vestiram a nossa camisa, mas com elas não conseguiram tanto brilho quanto se esperava. Dentre estes, certamente nenhum se encaixa melhor do que Dino Sani. Craque na melhor definição da palavra, este volante logo se transformou em meia-direita escreveu seu nome na história de clubes como São Paulo/SP, Corinthians/SP e Milan/ITA – além, é claro, da Seleção Brasileira – devido a um futebol refinado, elegante e também de muitos gols.

Então, por que ele não está entre os nossos melhores jogadores? Por uma única razão: o pouco tempo em que vestiu a camisa do time principal do Palmeiras. Revelado nas categorias de base do clube, Dino chegou à equipe de cima no começo de 1950 promovido pelo técnico Jim Lopes, que percebeu naquele garoto de apenas 16 anos potencial para pular etapas e atuar entre os profissionais, mesmo com tão pouca idade.

Por razões até hoje muito mal explicadas, o fato é que Dino Sani permaneceu no Verdão apenas até o final daquele ano, sempre na condição de reserva. Assim que teve início a temporada seguinte, ele já estava vinculado ao XV de Jaú.

Seu retorno ao Palestra Itália, porém, ainda ocorreria. Em agosto de 1975, ele assumiu o comando da equipe a tempo de se sagrar tricampeão do Troféu Ramón de Carranza, na Espanha. Também coube a ele a missão de montar o time que, mesmo perdendo quase todos os integrantes da Segunda Academia, faturaria o Paulistão/76 sob o comando de Dudu.

Também coube a Dino Sani a indicação de alguns jogadores que fariam história no Palmeiras, como o meia Jorge Mendonça, o lateral-direito Rosemiro e o centroavante Toninho.

Certa vez, perguntei a ele por que havia pedido demissão se sua campanha era tão positiva (ele vencera 10 e perdera apenas uma das 21 partidas da temporada). Sua resposta foi rápida: “Porque o palmeirense é muito exigente, começou a pegar no meu pé por acharque eu montava o time muito fechado – e eu jogava no 4-2-4!). Achei melhor sair”.

Hoje, aos 78 anos, Dino Sani está aposentado e divide seu tempo entre uma casa no nobre bairro de Alphaville, em Barueri/SP, e um apartamento no não menos chique bairro dos Jardins, na Capital paulista.

Ficha Técnica

Nome: Dino Sani
Data e Local de Nascimento: 23/05/1933, em São Paulo/SP
Posição: Meio-campista
Estreia: 19/03/1950 – Mogiana de Campinas/SP 0 x 6 Palmeiras
Despedida: 15/11/1950 – Sel. Londrina/PR 3 x 7 Palmeiras
Jogos: 12
Gols: 04
Títulos Expressivos: Paulista/50 e Taça Cidade de São Paulo/50

4 Responses to DINO SANI: ELE DEVERIA TER FICADO MAIS…

  1. Persio Basso

    Marcio Trevisan,
    Como palmeirense, caso minha memoria não falhe o Dino Sani, antes de chegar no Sao Paulo, vestiu a camisa do XV de Jau, juntamente com o Gino Orlandi, ou não.

    Persio

    • Márcio Trevisan

      Olá, Persio.

      Vc está correto. Do Verdão, Dino Sani seguiu para o XV de Jaú, em seguida defendeu o Comercial de Ribeirão Preto/SP e só então chegou ao SPFC.
      Após cinco anos, foi para o Boca Juniors/ARG, depois para o Milan/ITA e encerrou sua carreira de atleta profissional no time “deles”.

      Agradeço muito a sua correção e lhe dou as boas-vindas a esta seção do nosso site.

      Abraços.

  2. Sei que este espaço não é para este comentário, mas Márcio, ou algum internauta porque a imprensa nos ultimos anos e meses só publica matéiras que denegrem nossa imagem (Palmeiras), todas são verdades?, alguém do Palmeiras vasa estas nociticas e elas acabam dando noticia, ou a imprensa se rebelou contra a gente. Antigamente era o time da marginal s/nº que era alvo, hoje somos nós. Se alguém tiver explicação por favor me explique. Acho que deste geito a coisa vai ficar mais ruim do que já está, ninguém quer jogar no Verdão, culpa da diretoria dos treinadores que passaram e o que está lá. Nem patrocinio mais temos este final e começo de ano, deste geito 2012, será o fim nosso. Triste dizer estas palavras, trsite aguentar os outros tirarem sarro, mas ainda tenho esperança que isso vai mudar e seremos campeões de novo, e principalmente respeitados como fomos no passado. Abraços a todos.

    • Márcio Trevisan

      Ronaldo, salve.

      Peço desculpas pela demora na resposta.

      Olha só: de fato, existem pessoas dentro do clube que passam à Imprensa informações internas. E, muitas vezes, inventam situações apenas para conturbar o ambiente.

      Mas tenho de admitir que há colegas que, não apenas em relação ao nosso time, mas no que diz respeito a todos, preferem tumultuar a apenas informar. Vi isso quando fui assessor de Imprensa.

      A situação está complicada, sim, e não há muitas esperanças de que ela se resolva em breve. Mas, como vc mesmo disse, mantenhamos a esperança, pois esta sempre foi uma de nossas características.

      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>