JOGO DO PALESTRA, BANDEIRA DA ITÁLIA…

Em respeito à pátria-mãe dos nossos fundadores, time não entrava em campo sem lhe prestar homenagem.

Esta história durou menos de seis anos, mas deu o que falar.

De 1915, quando pela primeira vez entrou em campo (vitória por 2 a 0 no Savoia de Votorantim/SP), até o último jogo da temporada de 1920 (2 a 1 no Paulistano/SP, em jogo que nos garantiu o primeiro título de nossa história), toda a vez que os jogadores do Palestra Itália entravam em campo uma bandeira da Itália era hasteada.

Mas, numa época em que o nacionalismo era exacerbado e, por isso mesmo, as críticas dos brasileiros sempre foram muito fortes, aos poucos a diretoria foi abandonando a ideia, até colocá-la por terra a partir da temporada de 1921.

6 Responses to JOGO DO PALESTRA, BANDEIRA DA ITÁLIA…

  1. Linda matéria Trevisan! se não fosse a Italia (nostra pátria-mãe) como disse nosso amigo Alfano, jamais o Palestra existiria… Eu, como filho de italiano, ao ver essa bandeira meu peito se enche de orgulho!

    Valeu , Márcio!

  2. Quer saber realmente a história do Palmeiras ?? É só entrar aqui no blog do Márcio. Muito bom !!

  3. ROBERTO ALFANO

    Só voce mesmo Trevisan,parabéns mais uma vez por lembrar desta passagem,como oriundi,não tem como deixar-se emocionar com a Bandeira da Pátria-Mãe,muito bonito.
    Obrigado e abraço…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>