A HISTÓRIA DO NOSSO HINO

Internauta quer saber como e por quem foi composta a música que tão bem representa o clube que amamos.

“Márcio: qual a história do Hino do Palmeiras?”

Enviada por Celso Mullets, de São Paulo/SP

Celso, muito legal a sua pergunta pois me dá chance de divulgar algumas informações que nem todos conhecem.

Nosso hino foi composto em 1949 pelo diretor artístico da Rádio Cruzeiro do Sul, à época a mais importante emissora paulista, e também maestro da Orquestra Columbia, Antônio Sergi, mais conhecido como Totó. Durante anos, ele próprio manteve a versão de que fizera apenas a música, e que a letra fora obra de Gennaro Rodrigues, jornalista que trabalhava no extinto jornal A Gazeta Esportiva.

Pouco antes de sua passagem ao plano espiritual, aos 90 anos, em junho de 2003, Totó contou toda a verdade: tanto letra quanto música eram de sua autoria. A mentira que manteve por mais de 60 anos se explicava pelo fato de ele não gostar de escrever letras e, quando as escrevia, usava um pseudônimo.

Uma falsa informação a respeito do nosso hino, todavia divulgada dentro do próprio clube, é que Totó torcia pelo Corinthians, e que inicialmente a canção seria apenas um presente a um de seus irmãos, torcedor do Verdão. Mas isso foi completamente desmentido pelo filho do autor do nosso hino, como podemos comprovar logo abaixo.

Tem alguma dúvida sobre o Palestra/Palmeiras? Então, aproveite o espaço abaixo e escreva para nós. Sua pergunta será publicada nesta seção.

3 Responses to A HISTÓRIA DO NOSSO HINO

  1. Roberto Sergio Sergi

    Dr. Antonio Sergi (TOTO) nunca foi corintiano, sempre PALMERENSE ate pela origem ITALIANO(CALABRIA).Falo com conviccao pois o primeiro presente que me deu foi um uniforme completo do PALMEIRAS e por forc a do destino sou filho dele.Pode ficar sossegado.

    Roberto Sergio Sergi

    • Márcio Trevisan

      Olá, Roberto.

      Primeiramente, agradeço muito a gentileza de ter enviado sua mensagem e lhe dou as boas-vindas a este espaço.

      A informação de que seu pai era corintiano sempre correu dentro do Palmeiras, e foi ouvida por mim não uma, mas inúmeras vezes. Chegou, inclusive, a ser publicada na revista oficial do Verdão. Trata-se, agora percebo, de mais uma mentira que, contada muitas vezes, acaba por se tornar uma falsa verdade.

      Às vezes, fico muito feliz em saber que cometi um erro – esta foi uma delas. A informação já foi corrigida.

      Espero continuar a ter a honra de seus acessos a este site.

      Abraços.

  2. Fábio P. R.

    Não acredito que nosso hino foi feito por um torcedor do curintcha, mas que desgraça!!!

    Nunca mais vou ouvir… rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>