CAP.35: O MELHOR TIME DO BRASIL

Jogo entre os campeões do Rio de Janeiro e de São Paulo garante ao Palestra status de campeão brasileiro.

A rivalidade no futebol entre paulistas e cariocas (ou guanabarinos, como então se chamavam) vem de longe, mas tão de longe que às vezes parece que existia antes mesmo de Charles Miller chegar da Inglaterra com duas bolas de couro sob os braços. Por isso, desde que o mundo é mundo, sempre se discutiu quem eram os melhores no “esporte bretão”, se os bandeirantes ou os fluminenses.

Para tentar pôr fim a este imbróglio, as entidades que comandavam o futebol de ambas as unidades da Federação decidiram realizar, no fim da temporada de 1926, duas partidas envolvendo seus campeões regionais. Pelo lado do Rio de Janeiro, a honra coube ao hoje pequeno, mas outrora gigante, São Cristóvão; já pelo lado de São Paulo, claro que a vaga só poderia ser, mesmo, do nosso Palestra, digno campeão paulista daquele ano.

A primeira partida foi disputada um dia após o Natal de 1926, no Parque Antarctica, e terminou com a goleada palestrina por 3 a 0, gols de Imparatinho, Melle e Tedesco. Este resultado deixou o alviverde a apenas um empate da taça no segundo encontro, disputado somente em março de 1927. Porém, mesmo atuando no Estádio das Laranjeiras e desfalcado de seu melhor jogador – o centroavante Heitor -, o Palestra Itália não tomou conhecimento de tais adversidades, impôs seu ritmo e ganhou outra vez: 2 a 0.

Ao final da partida, já com o troféu nas mãos, os jogadores palestrinos entraram para a história pois ficaram conhecidos, na oportunidade, como os primeiros campeões brasileiros interclubes. Hoje, esta façanha é oficialmente chamada de Título Honorário de Campeão do Brasil.

Confira a ficha técnica do jogo que garantiu a primeira conquista em nível nacional de nossa história:

CAMPEÃO HONORÁRIO DO BRASIL/1926

0 x 2 


27/03/1927


14h30


ESTÁDIO MANOEL SCHWARTZ – DAS LARANJEIRAS, NO RIO DE JANEIRO/RJ

ARRECADAÇÃO NÃO DIVULGADA

PÚBLICO NÃO DIVULGADO


FRANCISCO CÉSPEDES GUERRA/SP

IMPARATINHO AOS 15 E BIANCO (DE PÊNALTI) AOS 25 MINUTOS DO PRIMEIRO TEMPO.

PAULINO
-
PÓVOAS
ZÉ LUIZ
-
JÚLIO
HENRIQUE
ALBERTO
-
OSWALDO
OCTÁVIO
VICENTE
BAHIANO
THEÓPHILO

PRIMO
-
BIANCO
PEPE
-
XINGO
AMÍLCAR
SERAFINI
-
TEDESCO
ANTÔNIO IMPARATO
MIGUELZINHO
IMPARATINHO
PERILLO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>