PALESTRA 2 x 0: PRA VARIAR, NÓS RIMOS E “ELES” CHORAM

Verdão fatura mais um caneco em cima do maior rival: dessa vez, foi o Campeonato Paulista-Extra/1938.

Em ano de Copa do Mundo, o mais normal seria que o Campeonato Paulista começasse o mais cedo possível, a fim de não ter de ser interrompido. Mas a APEA decidiu permitir que os times fizessem os costumeiros amistosos no início do ano, seguidos por 20 dias de férias. Com isso, o Paulistão só foi começar na segunda semana de março e, claro, em 3 de abril, com apenas duas rodadas disputadas, foi paralisado.

Toda esta bagunça, acreditem, foi benéfica ao Palestra Itália. Isso porque a entidade, embora tivesse optado pela suspensão do campeonato enquanto acontecesse o Mundial da França, resolveu criar outro torneio, o qual chamou de Campeonato Paulista Extra.

Bem, para nós o que importa é que o Verdão não perdeu a chance de faturar mais uma taça. Na primeira fase, vencemos cinco das seis partidas que disputamos, campanha que nos levou à etapa seguinte como favoritos. Não deu outra: numa melhor de três pontos (sempre é bom lembrar que, à época, as vitórias valiam apenas dois), empatamos com o São Paulo Railway (atual Nacional/SP) por 1 a 1 e, em seguida, o goleamos por 3 a 0. Já nas semifinais, o alviverde mediu forças com a Portuguesa Desp./SP, mas não encontrou nenhuma dificuldade para eliminá-la: 4 a 1.

As finais seriam diante do maior rival, o Corinthians/SP. No primeiro jogo, em 21 de agosto, um empate sem gols no Parque Antarctica. Na finalíssima, disputada apenas quase um mês mais tarde (vá entender aquele calendário!), ganhamos por 2 a 1 numa partida disputada e muito equilibrada. Porém, e daí? O que interessa se o jogo foi parelho ou se o empate teria sido o resultado mais justo? O que importa, mais até do que a nossa alegria, foi a ver a tristeza na cara “deles”. De novo.

Se eu vi tudo isso? Não, infelizmente não – eu nasceria somente quase 30 anos mais tarde. Mas mesmo assim eu morro de rir.

Confira os dados disponíveis da histórica partida:

CAMPEONATO PAULISTA-EXTRA/1938

2 x 1


18/09/1938


15h00


ESTÁDIO DO PARQUE ANTARCTICA, EM SÃO PAULO/SP

ARRECADAÇÃO NÃO DIVULGADA

PÚBLICO NÃO DIVULGADO


JOSÉ ALEXANDRINO/SP

BARRILOTTI AOS 16 MINUTOS DO PRIMEIRO TEMPO. ROLANDO AOS 9 E TELECO AOS 25 DA ETAPA FINAL.

JURANDYR
-
CARNERA
JUNQUEIRA (BEGLIOMINI)
-
RUIZ
GOGLIARDO
DEL NERO
-
FILÓ
LUIZINHO MESQUITA
BARRILOTTI
ROLANDO
MATHIAS

TÉCNICO: RAMÓN PLATERO

JOSÉ (FAUSTINO)
-
MIRO
CARLOS
-
JANGO (MUNHOZ)
BRANDÃO
TIÃO
-
LOPES
SERVÍLIO (CARLITO)
TELECO
CARLINHOS
WILSON

TÉCNICO: DEL DEBBIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>