BAHIA/BA 0 x 4 PALESTRA: O PRIMEIRO ‘PELÉ’ JOGOU NO VERDÃO

Arthur Friedenreich, o melhor jogador de futebol do mundo até o surgimento do “Rei”, também vestiu a verde.

Para os bem mais antigos, únicos que tiveram a sorte de vê-lo em campo, Artur Friedenreich foi tão bom, mas tão bom que, de repente, pode até ter sido melhor do que Pelé. Sua falta de sorte, afirmavam seus fãs, foi ter brilhado numa época da qual não há registros de imagens em movimento. Portanto, o que se sabe dele é o que se lê e se vê em fotos já amareladas pelo tempo.

De qualquer forma, este mulato filho de alemão com negra foi a fera dos primórdios da nossa bola. Craque na melhor concepção da palavra, viveu seu apogeu no Paulistano, clube pelo qual se sagrou heptacampeão paulista (1917/18/19/21/26/27/29). Foi nove vezes artilheiro do Campeonato Paulista e brilhou, também, na Seleção Brasileira, pela qual ganhou a Copa Roca em 1914 e os Sul-Americanos de 1919 e 1922.

Após ter encerrado sua gloriosa carreira, passou a se exibir pelos quatro cantos do País por diversas equipes. E uma delas foi o nosso Palestra Itália.

O jogo aconteceu em 19/09/1937, em Salvador/BA, num amistoso com o Bahia/BA (aliás, o primeiro confronto da história entre ambas as equipes). Fried já contava, então, 45 anos, mas jogou toda a partida, que terminou com a goleada palestrina por 4 a 0.

Se Friedenreich foi ou não melhor do que Pelé, difícil alguém provar. Mas que sua carreira não teria sido completa se não tivesse, ao menos por uma vez, vestido o sagrado manto alviverde, isso ninguém discute.

Confira os dados disponíveis desta histórica partida.

AMISTOSO INTERESTADUAL/1937

0 x 4


19/09/1937


15h00


ESTÁDIO DA GRAÇA, EM SALVADOR/BA

ARRECADAÇÃO NÃO DIVULGADA

PÚBLICO NÃO DIVULGADO


YUSTRICH/BA

ROLANDO (2), LUIZINHO MESQUITA E MOACYR.

JURANDYR
-
CARNERA
BEGLIOMINI

-
DULA
GOGLIARDO
DEL NERO
-
LUIZINHO MESQUITA
MOACYR
FRIEDENREICH
ROLANDO
MATHIAS

TÉCNICO: MATTURIO FABBI

2 Responses to BAHIA/BA 0 x 4 PALESTRA: O PRIMEIRO ‘PELÉ’ JOGOU NO VERDÃO

  1. Fábio P. R.

    O que faz do Fried e até do DiStefano, no fim das contas, os maiores jogadores de futebol de todos os tempos (ou pelo menos com as carreiras mais completas)…

  2. Fábio P. R.

    Sim, o único defeito do Pelé (enquanto futebolista) foi não ter jogado no Palmeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>