PALESTRA 2 x 1 “ELES”: MUDA A FÓRMULA, NÃO O MELHOR TIME

Verdão fatura sobre maior rival Paulistão/36, primeiro torneio não disputado no sistema de pontos corridos.

Durante 34 anos, o sistema do Campeonato Paulista foi muito simples: todas as equipes jogavam entre si, em turno e returno, sagrando-se campeã a que mais pontos somasse. Mas, a partir de 1936, visando manter o interesse por parte dos torcedores, a APEA resolveu inovar: o vencedor daquela temporada sairia de confrontos finais entre o ganhadores do primeiro e do segundo turnos.

O campeão do turno inicial foi o Corinthians, que o terminou com quatro pontos de vantagem sobre o Palestra Itália, segundo colocado. Muito embora uma nova conquista no returno lhes garantisse a taça sem a necessidade de disputar as partidas decisivas, nossos maiores rivais relaxaram na parte seguinte da competição. Deste relaxamento souberam muito bem se aproveitar os palestrinos que, com uma campanha quase perfeita – venceram sete e empataram três dos 10 jogos que disputaram – faturaram o 2º Turno e carimbaram o passaporte às grandes finais.

Muito mais embalado, o Palestra Itália era o favorito à conquista do título paulista de 1936 que, graças aos então já comuns problemas do calendário, só foi ser decidido em maio de 1937. Mandava o regulamento que o título seria daquele que primeiro chegasse aos quatro pontos, sempre lembrando que, naquela época, vitórias valiam apenas dois pontos.

No primeiro jogo, ganhamos por 1 a 0, gol marcado por Niginho aos 31 minutos do segundo tempo. Reclamando falta sobre o goleiro José, os corintianos não aceitaram a confirmação por parte do árbitro Edgard da Silva Marques e, sob protestos, abandonaram o gramado. A partida foi encerrada imediatamente após e o Palestra declarado vencedor.

Assim, precisaríamos apenas de mais uma vitória no segundo jogo, no Parque São Jorge, mas nosso maior rival endureceu e o clássico terminou com o empate por 0 a 0. Desta forma, fomos à finalíssima, também chamada de melhor-de-três, com a vantagem do empate, pois somávamos três pontos contra apenas um do Corinthians. Devido à nossa melhor campanha, este jogo aconteceu em nosso campo.

Porém, consciente de que uma derrota deixaria ambos em igual condição e obrigaria a realização de um quarto jogo, o Palestra partiu com tudo e logo após a saída abriu o placar, com um golaço de Luizinho Mesquita. Pouco depois, aos 10, Moacyr ampliou a vantagem, e a partir de então nossa equipe apenas administrou a vantagem. Nem o gol de Filó, aos 16 da etapa final, foi capaz de fazer nosso adversário complicar as coisas.

No fim do jogo, chegou-se à conclusão: apesar do novo regulamento, o sucesso palestrino continuava o mesmo.

CAMPEONATO PAULISTA/1936

2 x 1


09/05/1937


15h00


ESTÁDIO DO PARQUE ANTARCTICA, EM SÃO PAULO/SP

ARRECADAÇÃO NÃO DIVULGADA

PÚBLICO NÃO DIVULGADO


ANTÔNIO SOTERO DE MENDONÇA/SP

LUIZINHO MESQUITA A 1 E MOACYR AOS 10 MINUTOS DO PRIMEIRO TEMPO. FILÓ AOS 16 DA ETAPA FINAL.

JURANDYR

-
CARNERA
BEGLIOMINI
-
TUNGA
DULA
DEL NERO
-
FREDERICO
LUIZINHO MESQUITA
NIGINHO
MOACYR
ROLANDO
MATHIAS

TÉCNICO: MATTURIO FABBI

JOSÉ
-
JAÚ
JANGO
-
BRITO
BRANDÃO
MUNHOZ
-
FILÓ
LOPES
TELECO
RATO
CARLINHOS

TÉCNICO: NECO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>