CAP.34:EXTRA! EXTRA! VERDÃO É CAMPEÃO DE NOVO!

Lacuna no calendário obriga APEA a organizar novo Campeonato Paulista. Adivinhe quem ficou com a taça…

Com o término do Campeonato Paulista nos primeiros dias de setembro de 1926, abriu-se uma grande lacuna no calendário futebolístico regional. Tal espaço foi, em sua maioria, ocupado por amistosos, e o PALESTRA Itália não perdeu a oportunidade de comemorar a conquista de seu segundo título estadual sapecando sobre a Seleção Gaúcha, no jogo das faixas, uma sonora goleada (6 a 0, em 12 de outubro daquele ano).

Porém, havia mesmo muito tempo pela frente até as Festas Natalinas e, pior, mais ainda até que chegassem as férias dos jogadores, marcadas para o período entre 21 de fevereiro e 15 de março de 1927. Por isso, a Associação Paulista de Esportes Atléticos resolveu organizar um torneio que, à primeira vista, nada mais era do que um tapa-buraco, mas que acabou ganhando status e importância devido ao nome que recebeu: Campeonato Paulista-Extra.

Nem todas as equipes se interessaram em disputá-lo, já que a realização de partidas-exibição pelo Interior muitas vezes gerava mais recursos e, sempre, muito menos gastos, pois normalmente as despesas de transporte e alimentação eram pagas pelo time anfitrião. Por isso, a Imprensa desdenhou a competição, dando muito pouca importância ao que chamou de “torneio amistoso”. O Verdão, porém, inteligentemente, aceitou o convite da APEA.

Foram apenas quatro partidas (uma em 1926 e as outras três no ano seguinte), mas os palestrinos venceram todas – 5 a 3 na A. A. São Bento, 4 a 2 no Sílex, 6 a 3 na Portuguesa Desp. e 1 a 0 no Sírio.

Mas um outro jogo disputado naquele período de entressafra foi bastante importante para a história do PALESTRA Itália. Desde aquela época, já havia uma grande rivalidade entre paulistas e guanabarinos, ambos se auto-proclamando os melhores na prática do futebol em nosso País. Contudo, ainda não havia um torneio que reunisse equipes de ambos os Estados, o que dificultava a decisão da questão.

Por isso, as entidades que organizavam os dois campeonatos regionais decidiram colocar frente a frente seus campeões, que disputariam em dois jogos muito mais do que apenas uma nova taça: o que estaria em jogo era a supremacia no futebol brasileiro. O Palestra Itália, campeão paulista, foi convidado, desta forma, a medir forças com o São Cristóvão/RJ, vencedor do torneio da Guanabara.

A história destes dois jogos será o tema principal do nosso próximo encontro. Estarei esperando por vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>