CAP. 33: PAULISTÃO/1926. UM PASSEIO EM VERDE E BRANCO.

Palestra Itália tem sorte, talento e competência e, com um pé nas costas, fatura seu segundo título estadual…

Como lembramos em nosso último encontro, o Paulistano resolveu criar uma liga independente a partir de 1926. Consciente de que o real objetivo do grande clube do Jardim América era reinar absoluto dentro do Estado, o Palestra Itália não atendeu ao seu convite e permaneceu fiel à APEA.

Sábia decisão. Sem seu principal oponente, o Verdão teve muito mais chances de deslanchar na competição. Além disso, é justo lembrar que também demos sorte: primeiro porque só nos restou um adversário de ponta, o Corinthians que, para melhorar ainda mais, não teve muita sorte em 1926. Além disso, devido à disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, a entidade resolveu organizar o Paulistão com apenas um turno – começou em abril e terminou em setembro.

Contudo, a sorte somente fica ao lado de quem trabalha, e o Palestra Itália trabalhou firme e forte naquele ano. Além de ter uma equipe muito competitiva, cumpriu uma campanha exemplar: em nove jogos, foram… Nove vitórias!!! Isso mesmo: além de se sagrar campeão invicto, nosso time ainda por cima ganhou todas as partidas. Os destaques ficaram por conta das atuações frente a Santos (3 a 2, na Vila Belmiro), Portuguesa de Desportos (3 a 1) e, claro, Corinthians (3 a 2).

O jogo que valeu a taça foi diante do pequeno Sílex, no Parque Antarctica, ao qual goleamos impiedosamente por 7 a 1, com direito a show particular de Heitor, autor de nada menos do que cinco gols!

Confira a ficha técnica da partida que garantiu a segunda conquista estadual de nossa história:


CAMPEONATO PAULISTA/1926

7 x 1


05/09/1926


14h30


CAMPO DO PARQUE ANTARCTICA, EM SÃO PAULO/SP

ARRECADAÇÃO NÃO DIVULGADA

PÚBLICO NÃO DIVULGADO


ANTERO MOLINARO/SP

HEITOR (DE PÊNALTI) AOS 40 E AOS 43 E LARA AOS 44 MINUTOS DO PRIMEIRO TEMPO. HEITOR (DE PÊNALTI) AOS 7 E AOS 30, IMPARATINHO AOS 37 E AOS 40 E HEITOR AOS 43 DA ETAPA FINAL.

PRIMO
-
BIANCO
LOSCHIAVO
-
XINGO
AMÍLCAR
SERAFINI
-
MATHIAS
CARRONE
HEITOR
IMPARATINHO
MELLE

NICOLA
-
MORETTI
GUARNIERI
-
LORENZO
POLLI
SARTORI
-
FIGUEIREDO
LARA
PIERIN
CÉSAR
PETRONE

Outro item a ser abordado é o desempenho do centroavante Heitor. Ele participou de oito dos nove jogos que o Verdão disputou e foi o artilheiro isolado do torneio, com 18 gols.

O título daquele Paulistão não foi, entretanto, o único que o Palestra Itália conquistou em 1926. Duas rápidas competições começaram a ser disputadas naquela temporada, e em ambas prevaleceram o verde e o branco. Estas conquistas serão o principal assunto do próximo capítulo de “Nossa História”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>