CAFU: ELE LUTOU PARA JOGAR NO PALMEIRAS

Lateral-direito aceitou burlar o próprio contrato para ter a honra de defender a camisa verde e branca.

Dizem que a inveja mata, mas não deve ser verdade. Se fosse, um dos nossos maiores adversários, o São Paulo FC, já teria morrido, e há muito tempo.

Além de todas as manobras extracampo que protagonizou desde sua fundação, o clube do Morumbi também escreveu uma página inglória quando vendeu o passe do lateral-direito Cafu, um dos maiores ídolos de sua história, ao Zaragoza/ESP, no começo de 1994. O jogador só pôde ver concretizada sua tão sonhada transferência para o futebol do exterior após assinar uma cláusula afirmando que, no caso de uma volta ao futebol brasileiro, somente poderia jogar no Palmeiras se, antes, tivesse atuado numa outra equipe nacional.

Cafu beija a taça do Paulistão de 1996

Pois bem: no fim da temporada seguinte, o Verdão – através da Parmalat, sua parceira na época – adquiriu seu passe e, para burlar a cláusula, o repassou por empréstimo ao Juventude/RS, equipe que também contava com o apoio da multinacional italiana. Cafu se apresentou, vestiu a camisa do time gaúcho, jogou três partidas em Caxias de Sul/RS e desembarcou logo depois no Palestra Itália, ainda a tempo de ser o líder e o capitão do time na inesquecível campanha do Paulistão de 1996.

Inconformado, o São Paulo FC foi à Justiça e, após um bom tempo, ganhou o direito à indenização no valor de US$ 1 milhão, já que conseguiu provar o que, de fato, havia acontecido: o Juventude/RS fora apenas uma “ponte” até o destino final de Cafu. Ao tomar conhecimento da decisão judicial, o lateral palmeirense comentou: “Espero que o São Paulo faça bom uso deste dinheiro, e que daqui pra frente me deixe em paz. Afinal, tenho o direito de jogar onde quiser”.

Após ser o capitão do time na inesquecível campanha do Paulistão de 1996, Cafu rapidamente se transformou em ídolo dos palmeirenses. No meio da temporada de 1997, foi negociado com a Roma/ITA.

Ficha Técnica

Nome: Marcos Evangelista de Moraes
Data e local de nascimento: 19/06/1970, em São Paulo/SP
Posição: lateral-direito
Estreia: 26.07.95 – Grêmio-RS 5 x 0 Palmeiras
Despedida: 25.05.97 – Palmeiras 1 x 4 São Paulo-SP
Jogos: 99
Gols: 13
Títulos: Euro-American Cup/96, Paulista/96

Obs.: Esta seção será atualizada em 11/10/2011.

2 Responses to CAFU: ELE LUTOU PARA JOGAR NO PALMEIRAS

  1. Johnatans Franklin - Rondônia

    Cafú, Arce, bons tempos. Tempos em que o treinador tirava um volante e colocava um atacante, substituía um lateral por um meia…

    • Márcio Trevisan

      Olá, Johnatans.

      Pena que aquele treinador seja tão diferente deste treinador.

      Bem-vindo a esta seção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>