AH, SE ELE AINDA FOSSE O NOSSO “MATADOR”…

Com atacantes que mais se parecem com cones, Verdão teria neste artilheiro a solução de seus problemas.

Quando chegou ao Palestra Itália vindo do Atalanta/ITA e trocado por Careca Bianchesi, muitos foram os que torceram o nariz para Evair, mesmo que juntamente com ele tenham chegado também US$ 1 milhão (uma fortuna para a época). Afinal, apesar de ter se destacado no Guarani/SP, ele fora mal no futebol europeu, onde mais se machucou do que jogou.

E o começo não foi, mesmo, muito bom. Menos pelo seu futebol e mais pela fragilidade da equipe, que viveu naquele primeiro biênio um período bastante complicado. Mas Evair não demoraria para dar a volta por cima.

Maravilhoso centroavante, fazia o papel de pivô com maestria. Mas tinha uma enorme facilidade para marcar gols. Principalmente aqueles que levavam o time a grandes conquistas, como a do Campeonato Paulista de 1993 ou a da Copa Libertadores da América de 1999.

O sucesso de Evair no Verdão, porém, quase não aconteceu. Em abril de 1992, ele chegou a ser afastado pelo técnico Nelsinho Baptista e teve, inclusive, seu passe colocado à venda. Com a saída do treinador e a chegada de Otacílio Gonçalves, foi reintegrado e cumpriu o seu destino, tornando-se o mais importante jogador da equipe na quebra do jejum, em 1993.

Negociado com o futebol japonês no começo de 1995, retornou quatro anos mais tarde “apenas” para inscrever seu nome dentre os heróis daquela que, para muitos, é a maior conquista da história do clube.

Mais do que ter sido um dos maiores artilheiros de toda a história palmeirense (ocupa o 7º lugar, com 125 gols marcados), Evair se tornou símbolo de uma das várias épocas de ouro vividas pelo Verdão. E diante dos atacantes que hoje fazem parte da nossa equipe, a frase “Que Saudades de Você!” não poderia ser aplicada de forma tão propícia a nenhum outro centroavante que já tivemos.

E então se poderia ouvir, de novo, o inesquecível grito: “E,ô, e, ô, Evair é um terror!”.

Ficha Técnica

Nome: Evair Aparecido Paulino
Data e Local de Nascimento: 21/02/1965, em Crisólia/MG
Posição: Centroavante
Estréia: 07/07/1991 – Mogi Mirim/SP 4 x 2 Palmeiras
Despedida: 30/11/1999 – Manchester United/ING 1 x 0 Palmeiras
Jogos: 240
Gols: 125
Títulos Mais Expressivos: Paulistão/93, Brasileirão/93, Rio-São Paulo/93, Paulistão/94, Brasileirão/94, Libertadores/99

Obs.: Esta seção será atualizada em 20/09/2011.

12 Responses to AH, SE ELE AINDA FOSSE O NOSSO “MATADOR”…

  1. Pena que nosso time de hoje nem se compara àquele dos anos em que o Evair era nosso mestre de cerimônias.. Grande Centro Avante e grande pessoa. Os meninos de hoje nem têm ideia do que estamos falando! Dava prazer. Hoje só temos pernas-de-pau e muita futrica entre a Diretoria, a Comissão Técnica e a Trocida. Noosso Técnico esqueceu o que é Futebol e a torcida(parte dela) ainda enaltece o cara .. que só sabe ganhar um alto salário (…e que salário?)

  2. O Marcio nos ja estamos sofrendo e vc nos lembra dessa fera, que saudade sabia que de 2 ou 3 uma ele guardava e que categoria tinha o Evair. Igual a ele nem o verdao nem outro time aqui no Brasil tem.

  3. ROBERTO ALFANO

    Concordo com todos vcs,que Saudades do grande Evair e principalmente da sua Humildade,que hoje faz muita Falta!!!!!
    Parabéns Trevisan por essa homenagem ao Evair merecida
    Abraço

  4. Fabiano Castro

    Caro Márcio, nos meus 36 anos de idade e de palmeirense graças a Deus, foi o melhor centroavante que tive o prazer de ver jogar.

  5. Olá Marcio
    Poxa que saudade de ver o matador em campo
    Sabe aquele jogador que vc vê em campo e sente no olhar dele que não esta ali p/ brincadeira ?
    Esse jogador é o Evair , na minha modesta opinião o maior idolo da historia recente do Palmeiras , tecnica , precisão , vontade (o que mais falta hoje em dia ) e muita categoria
    Foi injustamente esquecido na copa de 94 , onde o Parreira acabou levando o Viola
    No Palmeiras ele fez muito pouco …..simplismente desequilibrou na final de 93 tirando Verdão da fila , jogou demais e foi artilheiro nas temporadas 93/ 94 , e converteu o penalty que nos levaria ao titulo da Libertadores
    Na final contra o Manchester deveria ter entrado como titular os 90 minutos e talvez a historia teria sido diferente
    Muito Obrigado Evair , vc com certeza fez sorrir muitos e muitos coraçoes alviverdes ao redor do globo

    ** Marcio , desculpa pelo longo comentario , mas falar de Evair e não tocar o sentimento alviverde é quase impossivel!!

    Abraço!!

    • Fabiano Castro

      Concordo plenamente e faço tambem meu o seu comentário caro Armando.
      Graças a Deus tivemos a honra de ver Evair jogar.

  6. Os melhores momentos que vivi como torcedor palmeirense foi com o Evair no time. Gostaria muito de vivenciar algo parecido de novo. Mas com essa política no clube acho muito difícil, infelizmente.

  7. Nossa Márcio, agora você mexeu com 15 milhões de corações verdes! relembrando o maravilhoso Evair!!!!!!!!!! pra mim o melhor!

    que vergonha me dá olhar para o setor de ataque do Palmeiras hoje em dia…..

    que Saudade Evair…..

  8. Fábio P. R.

    Nossa, lembro de um jogo (91 ou 92, estava na escola à época), em que ganhamos “deles” por 1×0, gol do Matador, de falta. Além de tudo, era um exímio cobrador de faltas!

  9. Márcio, era : “E,ô, e, ô, Evair é um terror !”. Abçs !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>