MAZINHO: VERSÁTIL, TALENTOSO E CAMPEÃO

Jogador que trocou as laterais pela meia foi um dos destaques do Palmeiras no começo da década dos 90.

Quem não se lembra de Mazinho, lateral-esquerdo e também direito de origem que acabou virando um dos craques do meio-campo do Palmeiras e da Seleção? Jogador de forte vigor físico e de excelente visão de jogo, tinha na versatilidade uma de suas principais características. Ela, por sinal, foi fundamental para que ele barrasse o craque Raí na Copa de 94, da qual se sagrou tetracampeão com a Seleção Brasileira.

Uma das melhores atuações de Mazinho com a camisa do Palmeiras se deu em 12 de junho de 1993 – atuando na lateral direita, ele foi um dos destaques da goleada sobre “eles”, que acabou tirando o Verdão de uma fila de 16 anos, nove meses e 28 dias sem conquistar um título expressivo.

Mas, sem dúvida alguma, o ápice destes jogador com a nossa camisa aconteceu na histórica e inesquecível goleada de 6 a 1 sobre o Boca Juniors/ARG, válida pela Copa Libertadores da América de 1994. Foi após aquela partida que Mazinho garantiu, de vez, uma vaga entre os 22 jogadores que foram aos Estados Unidos.

Mazinho em sua apresentação ao Palmeiras, em 1992. (crédito: site Palestrinos)

Dono de um currículo invejável, o paraibano Iomar do Nascimento sempre fala com muito carinho do Palmeiras. “Certamente ter participado daquela partida e daqueles times que o Verdão montou foram algumas das maiores glórias da minha vida. E o Palmeiras foi fundamental para que eu pudesse disputar a Copa do Mundo”, afirma.

Depois do Paulistão sobre o Corinthians, Mazinho virou meio-campista e, no mesmo ano, conquistou o Campeonato Brasileiro. Em 94, ele foi um dos principais jogadores do bicampeonato paulista, quando o Palmeiras colocou 13 pontos sobre o vice-campeão. Naquele ano, o Verdão ainda iria conquistar o Brasileiro, novamente sobre “eles”.

Bom, depois de tantos títulos, é mesmo impossível não se lembrar de Mazinho, que tentou a carreira de treinador em alguns pequenos clubes da Europa e, hoje, vive na cidade espanhola de Vigo.

Ficha Técnica

Nome: Iomar do Nascimento
Posição: Volante
Data e Local de Nascimento: 08/04/1966, em Santa Rita/PB
Estreia: 07/10/1992 – Palmeiras 3 x 1 Botafogo/SP
Despedida: 24/07/1995 – São Paulo/SP 2 x 1 Palmeiras
Jogos: 127
Gols: 2
Título Expressivo: Paulista/93, Rio-São Paulo/93, Brasileiro/93, Paulista/94, Brasileiro/94

Obs.: Esta seção será atualizada em 05/07/2011.

2 Responses to MAZINHO: VERSÁTIL, TALENTOSO E CAMPEÃO

  1. Fábio P. R.

    Concordo com o Pita, e gosto também quando o Trevisan se refere aos sãopaulinos como “elas”. As estrelas tricolores, claro…

  2. clauser pita

    fantastico o casamento de mazinho com cesar sampaio, foi o ultimo bom meio de campo q eu vi jogar

    trevisan, gosto qdo vc se dirige aos gambas como “eles”, por mim nenhum da midia palestrina escreveria o nome desses caras

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>