O PARQUE ANTÁRTICA E A FAMÍLIA MATARAZZO

Internauta quer esclarecer se nosso clube se apropriou indevidamente do estádio após ajuda do empresário.

“Sr. Márcio: nos ajude, pois a cada churrasco aqui em casa vem à tona a mesma conversa de sempre, de que o nosso Parque Antarctica foi subtraído da Família Matarazzo. Isso, claro, na versão dos tricolores do Morumbi”.

Enviado por José Luiz Birochi, de Piracicaba/SP

Birochi, sua pergunta é ótima porque me dá a chance de esclarecer de vez um enorme de um mal-entendido de nossa história.

Tudo começou em 27 de abril de 1920, quando o Palestra Itália adquiriu o Parque Antarctica (assim mesmo, sem acento e com o “c” mudo) à empresa Zerrener & Büllow, proprietária do imóvel que, na oportunidade, o alugava ao América FC, da Capital/SP. O preço: 500 contos de reis, uma fortuna para a época.

Conde Francisco Matarazzo

O pagamento ficou acertado da seguinte forma: até o último dia daquele ano, nosso clube teria de pagar 50% deste valor. A metade faltante seria paga em duas parcelas de 125 contos cada, com vencimentos em abril de 1921 e abril de 1922.

Os dirigentes da época conseguiram saldar os dois primeiros compromissos, mas para a terceira e última parcela não havia dinheiro suficiente. Foi aí que o então presidente alviverde, David Pichetti, recorreu ao megaempresário Francisco Matarazzo, italiano radicado no Brasil e que então já era dono de uma das maiores fortunas da América Latina. Palestrino desde sempre, o conde não se furtou a quitar a dívida palestrina e, desta forma, tornou-se credor do nosso clube.

Sete anos se passaram sem que nada além dos juros de mercado tivessem sido devolvidos a Francisco Matarazzo. Mas, em 1929, devido à “Grande Depressão” americana e à quebra da Bolsa de Valores de New York/EUA, toda a economia global entrou em colapso, ou pelo menos perto disso. As IRFM’s, claro, não fugiram à regra e, precisando do dinheiro, cobraram quem lhes devia.

Mais uma vez, nosso clube não tinha dinheiro para honrar o compromisso, e a solução para o problema foi repassar aos Matarazzo parte do terreno onde estava instalado o clube, quitando desta maneira a dívida pendente. Esta área é onde hoje se encontram as instalações do Bourbon Shopping.

Obs.: Esta seção será atualizada em 30/06/2011.

Tem alguma dúvida ou curiosidade sobre qualquer época da história do Palestra/Palmeiras? Então, aproveite o espaço abaixo e envie sua pergunta. Ela será respondida nesta seção.

One Response to O PARQUE ANTÁRTICA E A FAMÍLIA MATARAZZO

  1. Rosa Maria Silveira

    Nossa! vamos virar jornalista, eu sei que é um sonho antigo. Vou mostrar este artigo para o Antonio. bjs/Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>