NOSSOS SÍMBOLOS E SUAS MARAVILHOSAS HISTÓRIAS

Internauta quer saber como, quando e por que surgiram os vários distintivos que o Palmeiras já utilizou.

“Márcio, gostaria de saber uma coisa sobre o Palmeiras: quem desenvolveu os modelos dos escudos usados pelo Verdão? Tem alguma história que os explique?”.

Enviado por Antônio Luís Alexandre Costa, de São Paulo/SP

Antônio: o primeiro detalhe que você deve saber é que nem sempre o símbolo oficial do nosso clube ilustrou as nossas camisas. Durante muito tempo, havia o distintivo oficial, claro, mas este era completamente diferente daquele que aparecia nos uniformes (exatamente como acontece, ainda hoje, com equipes como o Cruzeiro/MG ou o Vasco/RJ e, claro, agora de novo com o próprio Palmeiras).

Não existem informações confirmadas sobre quais pessoas teriam criado cada um dos vários símbolos que o Palmeiras já adotou, mas existe, sim, uma história e uma descrição sobre cada um deles.  Confira os mais importantes:

Este símbolo foi o primeiro a constar em nossas camisas, em 1915. As letras “P” e “I” ficavam no lado esquerdo do peito.

A Cruz de Savoia, símbolo da Casa Real Italiana, veio costurada em um único jogo de uniformes que a diretoria optou por importar da Itália para ser utilizado na disputa do nosso primeiro Paulistão. As camisas eram brancas com uma faixa azul horizontal, e não ao contrário, como a diretoria inventou a fim de vender as bonitas, porém falsas, camisas azuis, em 2009.

Este foi o símbolo oficial do Palestra Itália, adotado a partir de 1914.

Três anos mais tarde, o time passa a utilizar este, mas  apenas nas camisas.

Devido a todos os problemas relacionados à II Guerra Mundial, em março de 1942 mudamos nosso nome para “Palestra de São Paulo”, e o distintivo ficou desta forma, ou seja, já sem o vermelho, mas com a manutenção do amarelo.

Apenas seis meses se passaram e, outra vez, tivemos de mudar de nome e de símbolo. Sai o vermelho do distintivo e a palavra “Itália” do nosso nome, o que faz com que nosso escudo passe a ser este.

Em 1959, o Palmeiras passa a adotar este acima como símbolo oficial, que existe até hoje e que até o mês passado ilustrava também nossas camisas.

Obs.: Esta seção será atualizada em 23/06/2011.

7 Responses to NOSSOS SÍMBOLOS E SUAS MARAVILHOSAS HISTÓRIAS

  1. Antonio Verdão

    Oi Márcio, bom dia. Primeiramente obrigado pela matéria. e fiquei todo orgulhoso por ter sido atendido em meio a tantas curiosidades enviadas ao Sr. Palmeiras pelos internautas.
    Márcio, tenho umas idéias que gostaria de compartilhar quanto ao blog.
    1 – Ontem nos canais fechados, e nos abertos aqui para minha região não foi trasmitido o jogos do verdão, por isto acompanho pela internet, num site que mostra lancea lance, porem de forma escrita. depois é que vou assitir ao VT nos referidos canais. Sugestão, o bolge poderia ter uma transmissão assim, pois daria para acompanhar o jogo e ao mesmo tempo comentar com outros Palmeirenses dar notas, criticar cada jogados em tempo real.
    2 – Ter uma sala ou mais de uma sala de chat para podermos ter contato com diversos Palmeirenses espalhado pelo mundo.
    3 – Ter uma loja virtual de produtos do Palmeiras.
    Lembrando que são apenas ideias. que as veze requer custos e por isso nem todas ficam viavel. acho que o que já estar bom ficaria de lamber os beiços rsrsrsrsrs

    • Márcio Trevisan

      Verdão, boa tarde.

      Suas ideias são ótimas mas, como vc mesmo disse, requerem investimentos tanto financeiros quanto técnicos.

      Nosso site – sim, amigo, ele é tanto meu quanto seu ou de todos os internautas – tem menos de cinco meses no ar e ainda precisa melhorar bastante. Porém, tudo precisa ser feito dentro de um rígido cronograma.

      Suas sugestões são ótimas e serão colocadas em práticas. No entanto, solicito apenas um pouco de paciência, ok?

      Muito obrigado pelo seu interesse e abraços.

  2. Fábio P. R.

    Dei uma sugestão ao W. Torre, via twitter, para colocar nossos históricos símbolos nas colunas que sustentarão a Arena. Como forma de enaltecer nossa história gloriosa. Ele disse que gostou da ideia e que irá acatar. Veremos….

  3. O que esta acontecendo com nosso verdão ultimamente, as diretorias não param de fazer negocios absurdos. As noticias na imprensa são sempre nos malhando, como na epoca do time da marginal tinha dirigentes incopetentes lá. Pelo amor de Deus gente acordem e salvem o Palmeiras, meu filho já quer mudar de time pelo menos não é para o timeco. Um abraço e boa sorte marcio.

  4. Marcelo Fiori

    caramba, e essa agora de W. Paulista estar indo embora ??? alguns sites estão soltando esta notícia… especulação ou verdade ? será q o Palmeiras vai bater o recorde de negócios mal feitos em tão pouco tempo ???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>