EXTRA, EXTRA!!! VERDÃO É CAMPEÃO DE NOVO !!!

Faturar títulos importantes já era uma doce rotina para o Palestra Itália desde o começo do século passado.

Do fim dos anos 10 até o final dos anos 20 existia no futebol paulista a chamada “Taça Competência”. Geralmente disputada em uma única partida mas, também, algumas vezes colocada em jogo em dois encontros, marcava o encontro do campeão da divisão de elite, torneio organizado pela APEA – Associação Paulista de Esportes Atléticos -  contra o vencedor do torneio do Interior, que assim teoricamente disputavam não só o troféu como, também, o status de melhor time do Estado de São Paulo. Daí seu vencedor ser considerado o “campeão estadual” na época.

Vencedor paulista em 1920, o Palestra Itália acabou surpreendido no início do ano seguinte quando, em pleno Parque Antarctica, foi derrotado pelo Corinthians de Jundiaí/SP por 2 a 1, perdendo desta forma a chance de obter sua primeira “Taça Competência”. Por isso, quando novamente teve a chance de disputá-la, o Verdão não poupou esforços para obtê-la.

O jogo em questão foi contra o Elvira, de Jacareí/SP, que para os padrões da época até que tinha um time razoável, embora somente fosse viver seu apogeu entre 1956 e 1962, quando disputou a Terceira e a Segunda Divisões paulistas. Novamente atuando em seu campo, o Palestra encarou com tanta seriedade aquela partida, válida pela temporada de 1926 mas disputada apenas em agosto de 1927, que não deu tempo nem para que o time interiorano respirasse – logo no primeiro minuto, Melle abriu o placar.

A partir de então, foi um verdadeiro “chocolate” alviverde, com a etapa inicial terminando 4 a 0 e, ao fim do jogo, o placar apontando pra lá de elásticos 10 a 0!

Com uma atuação de gala de todo o time mas especialmente do meia Caroone, autor de três gols, , o Verdão mostrou que tinha “competência” de sobra para ficar com o troféu.

Confira a ficha técnica do jogo que garantiu a primeira conquista em nível nacional de nossa história:

TAÇA COMPETÊNCIA/1926

10 x 0


07/08/1927


14h30


ESTÁDIO DO PARQUE ANTARCTICA, EM SÃO PAULO/SP

ARRECADAÇÃO NÃO DIVULGADA

PÚBLICO NÃO DIVULGADO


ALZEMIRO BALLIO/SP

MELLE a 1, HEITOR AOS 6 E AOS 18 e CARRONE AOS 34 MINUTOS DO PRIMEIRO TEMPO. LARA AOS 15, CARRONE AOS 23, SERAFINI AOS 28, TEDESCO AOS 33, CARRONE AOS 39 e LARA AOS 43 DA ETAPA FINAL.

NANNI
-
BIANCO
PEPE
-
XINGO
AMÍLCAR
SERAFINI
-
TEDESCO
CARRONE
HETOR
LARA
MELLE

TÉCNICO: RAMÓN PLATERO


ROBERTO
-
LAURO
GRADIM
-
MOREIRA
NENÊ
JOÃO
-
SPADONE
GIBY
CANCIO
MARELLI
APARECIDA

Obs.: Esta seção será atualizada em 17/06/2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>