MAZZOLA: UMA VEZ PALMEIRAS, SEMPRE VERDÃO

Centroavante, que disputou Copas do Mundo por Brasil e Itália, mantém o verde e o branco em seu coração.

O orgulho palmeirense em sempre revelar craques para o exterior e importar jogadores internacionalmente famosos não é recente. Mazzola, que começou no extinto C. A. Piracicabano/SP mas encontrou a glória no Verdão, ficou conhecido não só pelo seu futebol requintado mas também por ter participado de Copas do Mundo por duas seleções diferentes.

Em sua vencedora carreira, o atacante só passou por clubes grandes, entre eles os italianos Milan, Nápoli e Juventus. Aliás, na Itália viveu os melhroes momentos de sua carreira, já que além de conquistar vários títulos pelo Milan, entre 1958 e 1969, e pela Juventus, entre 1969 e 1973, se tornou o quarto maior goleador da história do campenato nacional italiano, marcando 216 gols em 459 partidas.

O goleador no Verdão

Apesar de já há muitos anos morar na Europa, Mazzola não esconde o amor pelo País onde nasceu. Em 1958, quando defendia o Verdão, ele participou da campanha brasileira em seu primeiro título mundial, disputado na Suécia. Na Copa do Mundo seguinte, o jogador obteve a cidadania italiana e, pela Azurra, foi ao Chile em 62, conseguindo o feito de servir a dois países em Mundiais.

“Na época foi ótimo, pois senti o peso de duas nações tradicionais no futebol. Depois, fiquei muito triste, pois a FIFA determinou que eu não poderia mais jogar pelo Brasil. Por isso, fiquei de fora da Copa de 66, na Inglaterra”, comentou o ex-craque.

Brasileiro de coração e italiano por adoção, Mazzola guarda uma imagem na memória e na mesa de seu escritório: “A Seleção Brasileira de 50. Nunca vi uma seleção jogar tão bonito quanto ela. Até hoje não consigo me esquecer daquela derrota no Maracanã e da tristeza de todos nós”.

Hoje cuidando apenas de seus negócios na Itália, o futebol para Mazzola é apenas um lazer, que ele mal acompanha pelo TV. “Perdeu o brilho. O jogador não tem mais a oportunidade de fazer tantas jogadas de efeito como em minha época”, lamenta o eterno palmeirense.

O artilheiro na Seleção

Por falar em Verdão, um dado interessante marca a passagem do inesquecível centroavante pelo nosso clube: muito embora não tenha obtido nenhum título relevante, seu índice de gols é impressionante, chegando a 0.75 por jogo. Por isso, é apontado por muitos como o melhor comandante de ataque de nossa história.

Ficha Técnica

Nome: José João Altafini
Posição: Centroavante
Data e Local de Nascimento – 24/07/1938, em Piracicaba/SP
Estreia: 25/09/1955 – América/SP 3 x 1 Palmeiras
Despedida: 06/04/1958 – Sel. Londrina/PR 5 x 4 Palmeiras 1 x 1 Botafogo/SP
Jogos: 122
Gols: 92
Títulos Expressivos: Nenhum

Obs.: Esta seção será atualizada em 14/06/2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>