S. CRISTÓVÃO/RJ 0 x 2 PALESTRA: O VERDÃO É O REI DO BRASIL

Relembre a grande vitória que nos garantiu o primeiro dentre tantos títulos em nível nacional de nossa história.

A rivalidade no futebol entre paulistas e cariocas (ou guanabarinos, como então se chamavam) vem de longe. Por isso, desde que o mundo é mundo, sempre se discutiu quem eram os melhores no “esporte bretão”, se os bandeirantes ou os fluminenses.

Para tentar pôr fim a este imbróglio, as entidades que comandavam o futebol de ambas as unidades da Federação decidiram realizar, no fim da temporada de 1926, duas partidas envolvendo seus campeões regionais. Pelo lado do Rio de Janeiro, a honra coube ao hoje pequeno, mas outrora gigante, São Cristóvão; já pelo lado de São Paulo, claro que a vaga só poderia ser, mesmo, do nosso Palestra Itália, digno campeão paulista daquele ano.

Bianco

A primeira partida foi disputada um dia após o Natal de 1926, no Parque Antarctica, e terminou com a goleada palestrina por 3 a 0, gols de Imparatinho, Melle e Tedesco. Este resultado deixou o alviverde a apenas um empate da taça no segundo encontro, disputado somente em março de 1927. Porém, mesmo atuando no Estádio das Laranjeiras e desfalcado de seu melhor jogador – o centroavante Heitor -, nossa equipe não tomou conhecimento de tais adversidades, impôs seu ritmo e ganhou outra vez: 2 a 0, gols de Imparatinho e Bianco.

Ao final da partida, já com o troféu nas mãos, os jogadores palestrinos entraram para a história pois ficaram conhecidos, na oportunidade, como os primeiros campeões brasileiros interclubes. Hoje, esta façanha é conhecida como Título Honorário de Campeão do Brasil.

Confira a ficha técnica do jogo que garantiu a primeira conquista em nível nacional de nossa história:

CAMPEÃO HONORÁRIO DO BRASIL/1926

0 x 2


26/12/1926


14h30


ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS, NO RIO DE JANEIRO/RJ

ARRECADAÇÃO NÃO DIVULGADA

PÚBLICO NÃO DIVULGADO


FRANCISCO CÉSPEDES GUERRA/RJ

IMPARATINHO AOS 15 E BIANCO (DE PÊNALTI) AOS 25 MINUTOS DO PRIMEIRO TEMPO.

PAULINO
-
PÓVOAS
ZÉ LUIZ
-
JÚLIO
HENRIQUE
ALBERTO
-
OSWALDO
OCTÁVIO
VICENTE
BAHIANO
THEÓPHILO

PRIMO
-
BIANCO
PEPE
-
XINGO
AMÍLCAR
SERAFINI
-
TEDESCO
ANTÔNIO IMPARATO
MIGUELZINHO
IMPARATINHO
PERILLO

Obs.: Esta seção será atualizada em 10/06/2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>