POR QUE ODIAMOS TANTO O TIME “DELES” ?

Palmeirense pergunta qual a razão da rixa com o clube que, mesmo centenário, ainda não tem um estádio.

“Como todo palmeirense, não gosto do Corinthians. Mas tenho uma curiosidade: quando e por que começou a rivalidade contra “eles”?

Enviado por George Floriano, de Campinas/SP

George, uma rivalidade não começa por acaso, do nada, sem que algum motivo muito sério a tenha provocado, certo? Nem sempre, meu amigo, nem sempre. Pelo menos à que mantêm Palestra Itália e Corinthians tal frase não se aplica. Quando os dois clubes, pela primeira vez, se viram frente a frente, já não nutriam nenhuma simpatia recíproca.

Se oficialmente nada havia que explicasse tal rixa, extra-oficialmente ambas as equipes já travavam uma espécie de “Guerra Fria. Na verdade, embora ainda bem novos, ambos já desfrutavam de grande apelo popular, já que as colônias espanhola e italiana já eram muito grandes em nossa Capital. Só mesmo o Paulistano, bicho-papão daquele início de século, conseguia ter mais torcedores do que alviverdes e alvinegros. Daí a briga – velada, é verdade, mas também real -, para se saber quem, afinal, era o melhor time e consequentemente também o mais merecedor dos novos fãs do futebol.

E nada melhor para tanto que uma partida oficial, válida pelo Campeonato Paulista. Como já dissemos, o Corinthians disputava o torneio por outra liga, e somente a partir de 1917 passou a integra a APEA. E foi graças a esta mudança que, enfim, palestrinos e corintianos se viram cara a cara pela primeira vez. A rivalidade, que já existia fora de campo, teve início dentro dele exatamente às 15h45 de um domingo ensolarado, 6 de maio de 1917, quando o árbitro Alfredo Gullo apitou, no Parque da Antarctica Paulista, o início do clássico, ainda que na ocasião ele não o fosse considerado como tal.

Tendo em seu elenco o extraordinário atacante Neco, segundo melhor jogador do Brasil na época – só o superava Arthur Friedenreich – o Corinthians tinha certeza da vitória. Afinal, do outro lado estavam apenas alguns italianos recém-saídos das fraldas. Mas, logo de cara, viu-se que as coisas não seriam exatamente assim.

Após um primeiro tempo equilibradíssimo, logo aos 15 minutos da etapa final o ponta-direita Caetano abriu o placar para o nosso time. Atrás no placar, o Corinthians teve de partir para o ataque, mas com isso abriu totalmente sua defesa. Caetano, mais uma vez, balançou as redes aos 25 minutos e, impossível, fez o terceiro aos 39, decretando o placar final e se transformando no primeiro herói do derby.

Ah, ia me esquecendo, George: ao final do jogo, já não se discutia mais nas esquinas paulistanas ou em qualquer outro lugar da Cidade qual time era o melhor.

Tem alguma dúvida sobre o Verdão? Utilize o espaço abaixou ou, se preferir, escreva diretamente para [email protected].

Obs.: Esta seção será atualizada em 09/06/2011.

3 Responses to POR QUE ODIAMOS TANTO O TIME “DELES” ?

  1. José Williams Felix

    Nasceram freguês e assim permanecerão sempre! Abraço à torcida Palestrina!

  2. George Rodrigo

    Valeu Marcio, muito obrigado por tirar minha duvida. E realmente para variar eles ficam se achando mas estão sempre abaixo do nosso Palestra. Um abraço.

  3. SEMPRE O VERDÃO SAINDO NA FRENTE DOS gámbas sem estadio !!!!!! kkkkkk

    Palestra nosso amor eterno!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>