OBERDAN: O NOSSO PRIMEIRO “SANTO”

Ele foi o primeiro dentre dezenas de goleiros que marcaram a história da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Sempre que o assunto é o melhor goleiro da história do Palmeiras, surge a polêmica. Para alguns, foi Émerson Leão; outros, sobretudo os mais jovens, afirmam ter sido Marcos.

Mas os que tiveram a chance de vê-lo jogar ou, então, têm por hábito a pesquisa do futebol (e neste grupo eu me incluo) não têm a menor dúvida quanto à resposta: o maior camisa 1 da história alviverde foi Oberdan Cattani, hoje às vésperas de completar 92 anos.

Quando deixou a sua Sorocaba/SP no lombo de um caminhão naquela tarde de 1941, aquele jovem não imaginava que cumpriria, pouco mais tarde, o sonho de uma italianíssima família de imigrantes, que via nas cores do velho Palestra Itália as glórias presentes à bandeira da Velha Bota.

Oberdan ao lado do saudoso Fábio Crippa: juntos, os dois goleiros conquistaram a Taça Rio, o Mundial de Clubes/51

Com a cara e coragem de seus 22 anos de idade, o menino alinhado, de cabelos sempre penteados, jogados para o lado e no mais cuidadoso estilo Clark Gable, maior galã do cinema norte-americano na época, chegou ao clube para um teste indicado por seu irmão Athos e pelo ex-jogador Miguel Paschoarelli, e por lá ficaria por muitos anos.

Oberdan tem a sua vida ligada ao Palmeiras. Foi o melhor da posição no País durante toda a década dos 40, mas devido à II Guerra Mundial perdeu a chance de disputar duas Copas do Mundo, que não foram realizadas – a de 1942 e a de 1946.

Hoje conselheiro vitalício do alviverde, Oberdan Cattani (cuja trajetória foi eternizada no Salão de Troféus do clube, no qual existe uma placa em bronze com o molde de suas mãos) viu morrer em 1942 o velho Palestra Itália e, no dia seguinte, nascer a Sociedade Esportiva Palmeiras. “Foi um tempo doloroso para todos nós. Fomos obrigados a mudar de nome por uma imposição, obrigaram a tirar não só a palavra ‘Itália’, como também o ‘Palestra’”, relembra, ainda visivelmente magoado, o ex-jogador.

Oberdan, porém, também admite: “Foi bom que a equipe mudasse de nome. Assim, quebrou-se o estigma de time de italianos e o clube ficou aberto a novos torcedores, de outras raças e nacionalidades. O Palmeiras democratizou o futebol”, defende.

Titular absoluto durante quase todos os 13 anos em que defendeu nossa camisa e que por isso se tornou mais do que apenas um ex-jogador: é uma lenda viva do futebol brasileiro e quase um sinônimo do nosso clube.

Ficha Técnica

Nome: Oberdan Cattani
Posição: Goleiro
Data e Local de Nascimento: 12/06/1919, em Sorocaba-SP
Estréia: 12.03.1941 – Corinthians-SP 2 x 1 Palestra Itália
Despedida: 07.02.1954 – São Paulo-SP 2 x 1 Palmeiras
Jogos: 351
Títulos: Paulista/42, Paulista/44, Taça Cidade de São Paulo/45, Taça Cidade de Belo Horizonte/45, Taça Cidade de São Paulo/46, Paulista/47, Honorário do Brasil/47, Paulista/50, Taça Cidade de São Paulo/50, Mundial Interclubes/51, Rio-São Paulo/51, Taça Cidade de São Paulo/51, Quadrangular São Paulo/Rio

Obs.: Esta seção será atualizada em 31/05/2011

2 Responses to OBERDAN: O NOSSO PRIMEIRO “SANTO”

  1. andre carniel

    lembro-me qdo sentava e ouvia as historias de meu avo, dizendo o quao maravilhoso foi nosso grande Oberdan Cattani. NOSSA MARAVILHOSO ESCOLA DE GOLEIROS COMEÇOU COM ELE!

  2. George Rodrigo

    Idolo Oderban, não existirão nunca palavras capazes de agradeçer este homem pela sua historia em nosso “ETERNO PALESTRA ITALIA”. É sempre uma emoção muito grande lembrar dele, mesmo nós que não o assistimos jogar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>