QUANDO O TALENTO VENCE A ARROGÂNCIA

Palestra Itália vai ao Rio, ganha do campeão carioca e rouba status de melhor time do Brasil na temporada

Se hoje o futebol carioca rivaliza com o paulista na condição de melhor do País, no passado a história era bem diferente. Muito embora Charles Miller, o introdutor do esporte no Brasil, fosse paulistano da gema, o fato é que nos primórdios da bola tupiniquim era no Rio de janeiro que se disputava o mais equilibrado, organizado e emocionante campeonato regional

Por isso, nas primeiras décadas do século passado, cabia ao campeão fluminense a honra de se autodenominar “campeão brasileiro”. Isso se dava porque ainda não havia uma entidade em nível nacional capaz de organizar um torneio envolvendo, pelo menos, times também do Estado de São Paulo. Além disso, a arrogância sempre foi uma característica própria do futebol de lá.

Daí a importância da vitória obtida pelo Palestra Itália sobre o Vasco da Gama/RJ, em setembro de 1924. Além de ter sido o primeiro confronto entre ambos os clubes, o jogo valeu também como um tira-teima – se o Verdão não era o campeão paulista, até porque abandonara a competição daquele ano), o clube de São Januário ostentava as faixas de grande vencedor do Campeonato Carioca.

Diante do feito obtido, os vascaínos alardeavam aos quatro ventos que eram os melhores jogadores do País. De fato, tinham eles qualidades irrefutáveis, mas até a data do referido encontro ainda não haviam medido forças com nenhum grande time de São Paulo.

Em campo, o que se viu foi uma ampla e inquestionável superioridade alviverde. Ainda no primeiro tempo, o meia Coe marcou duas vezes e deixou o Palestra Itália bastante confortável para administrar o placar na etapa final. Ao final do encontro, o Verdão deixou a então capital da República como o grande vencedor e, também, como o novo dono do status de melhor time do Brasil.

AMISTOSO INTERESTADUAL/1924

0 x 2


28/09/1924


15h00


CAMPO DO ANDARAÍ, NO RIO DE JANEIRO/RJ

RENDA NÃO DIVULGADA

PÚBLICO NÃO DIVULGADO


LUIZ JOAQUIM DE ALMEIDA/SP

COE AOS 20 E AOS 30 MINUTOS DO PRIMEIRO TEMPO.

NÉLSON
-
LEITÃO
ESPANHOL
-
ARTHUR
CLAUDIONOR
BRILHANTE
-
PASQUAL
RUSSO
PAULA SANTOS
CECY
NEGRITO

PRIMO
-
BIANCO
NIGRO
-
SERAFINI
AMÍLCAR
XINGO
-
ANGELINO
COE
HEITOR
ANTÔNIO IMPARATO
MORGANTI

Quer opinar sobre este texto? Escreva para [email protected]

Obs.: Esta seção será atualizada em 20/05/2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>