CAP.11: A 1ª VITÓRIA A GENTE NUNCA ESQUECE

Relembre aqui como o time de futebol do Palestra Itália deu início à sua gloriosa existência nos gramados…

Conta a história que o médio-direito Sylvio Lagrecca não jogava lá grande coisa, mas compensava sua pouca técnica com um amor à camisa fora do comum. Durante toda a sua careira de jogador, defendeu apenas um clube – o São Bento da Capital-SP – mas fez parte de vários combinados, da Seleção Paulista e da Seleção Brasileira.

Uma bela história, sem dúvida, mas neste momento o amigo internauta certamente se pergunta: o que Sylvio Lagrecca tem a ver com o Palmeiras? A resposta é simples: coube a ele, então com somente 20 anos, ser o primeiro árbitro a apitar um jogo do nosso clube. Isso mesmo: ele também foi árbitro de futebol – aliás, após encerrar sua carreira de atleta, chegou a fazer parte, durante um bom tempo, do quadro de árbitros da Federação Paulista de Futebol.

Pois eram precisamente 15h00 quando Sylvio Lagrecca apitou o começo da partida entre Savoia e Palestra Itália. Apesar de se tratarem de duas equipes italianas e de o jogo ser um amistoso, o que se viu em campo não foram jogadas muito amigáveis. No primeiro tempo, um encontro muito equilibrado, em que os ataques, muito embora com muito mais integrantes do que as defesas (5 contra 2), não conseguiram a elas se sobrepor.

Imagem histórica: lance do primeiro jogo do Palmeiras

Veio a etapa seguinte e o fato de contar com jogadores que estavam na favoreceu o Palestra Itália. Atacando cada vez mais e com maior ímpeto, nossa equipe chegou ao primeiro gol, marcado por Bianco através de uma cobrança de pênalti. Pouco depois, foi a vez de o centroavante Alegretti fazer o segundo, após bater uma falta com precisão.

Quiseram os deuses do futebol, já naquela época presentes, que fossem vencedores os italianos do Palestra e não os italianos do Savoia, fato que levou à loucura todos os integrantes da comitiva paulistana. Um homem, porém, fugia à regra: de fora, acompanhando a festa dentro do gramado, estava Luigi Cervo, o fundador que mais lutou e mais defendeu a idéia de que uma partida de futebol seria a solução para que o clube não morresse poucos meses depois de ter nascido.

Olhos lacrimejantes, sabor de vitória a adoçar a boca e de dever cumprido a encher o peito de orgulho, ele sabia que, dali em diante, seria impossível acabar com o Palestra Itália. Dali em diante, o Palestra Itália pensaria grande, e o próximo passo seria a disputa do Campeonato Paulista.

Mas até que isso fosse possível, muita luta ainda teriam de enfrentar aqueles oriundis, como você irá conferir a partir do próximo capítulo de “Nossa História”.

Quer opinar sobre este texto? Escreva para [email protected]

Obs.: Esta seção será atualizada em 30/04/2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>