ZETTI: O GOLEIRO DO RECORDE

Prata-da-casa, ex-camisa 1 do Palmeiras detém a marca de maior invulnerabilidade de toda a nossa história.

Embora indiscutivelmente tenha vivido os melhores momentos de sua carreira no rival São Paulo/SP, foi nas categorias de base do Palmeiras que Zetti iniciou sua carreira. E foi também vestindo a camisa do Verdão que o goleiro viveu a primeira grande fase de sua vida profissional.

Reserva de Martorelli, o jogador soube muito bem aproveitar sua primeira real chance no time de cima. Infantilmente expulso durante uma partida contra o Guarani/SP (02/04/1987), o então titular da meta palmeirense cedeu seu lugar ao suplente imediato no jogo seguinte, contra o São Bento/SP, três dias mais tarde. E, mesmo com a derrota por 1 a 0, ganhou a posição e deu início a um recorde até hoje inigualado por goleiro algum no Palmeiras.

O centroavante Dino Furacão fez, aos 13 do primeiro tempo daquela partida, o gol da vitória do time de Sorocaba/SP, e a partir de então Zetti permaneceu nada menos do que 1.238 minutos sem levar um gol sequer.

Zetti no Verdão: orgulho tá na cara

Foram, ao todo, 12 partidas sem buscar uma só bola em suas redes, feito que só terminaria no dia 24 de maio seguinte, quando Luís Pereira (ele mesmo, o nosso Chevrolet) marcou o gol do Santo André/SP no empate por 1 a 1, aos 36 da etapa final.

Tal marca superou em muito ao recorde anterior, que pertencia a Leão que, em 1973, ficou 1.057 sem levar gol.

Diante deste começo, Zetti tinha tudo para se tornar mais um dos grandes craques da nossa camisa 1. Mesmo jogando em uma fase nada boa, ele conseguiu se destacar e se tornar ídolo da torcida, além de titular absoluto da posição. Até que o destino entrou em campo.

Em 17 de novembro de 1988, o Palmeiras jogava com o Flamengo/RJ, no Maracanã, quando o centroavante flamenguista Bebeto se chocou com o goleiro palmeirense que, por infelicidade, levou a pior, quebrando a perna. Quando se recuperou, Velloso já era a grande sensação do time e apontado por todos como o futuro titular da Seleção Brasileira.

Sem espaço para jogar e relegado à condição de segundo reserva (já que Ivan Izzo era a primeira opção para o banco), o goleiro foi inicialmente e emprestado ao São José/SP e, em seguida, conseguiu fundos para comprar seu passe. Pouco depois, aceitou uma proposta do time do Morumbi.

Mas, seja pelo recorde que estabeleceu, seja por seu nome de batismo, fica muito claro qual sempre foi o clube do coração de Zetti.

Ficha Técnica

Nome: Armelino Donizetti Quagliatto
Data e Local de Nascimento: 10/01/1965, em Porto Feliz/SP
Posição: Goleiro
Estréia: 22/01/1987 – Paulista/SP 1 x 2 Palmeiras
Despedida: 27/07/1989 – Palmeiras 1 x 0 Sel. Japão
Jogos: 100
Títulos Mais Expressivos
: Nenhum

Quer opinar sobre este texto? Escreva para [email protected]

One Response to ZETTI: O GOLEIRO DO RECORDE

  1. Eu estava no estadio Bruno Daniel no dia em que o Zetti perdeu a invencibilidade, foi o dia mais triste na minha vida como torcedor do Palmeiras.
    Valeu Zetti por tudo que você representa para o futebol Brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>