NÓS, DESCENDENTES “DELES”? DEUS NOS LIVRE!!!

“No último domingo, assistindo a um programa de TV, ouvi que o Palestra Itália teria surgido de um racha no Corinthians/SP, pois nosso clube teria sido criado por ex-sócios corintianos. Isso é verdade?”.

Enviada por Marcelo Duarte Iezzi, de São Paulo

Marcelo, esta é uma história antiga e que, durante um bom tempo, foi inclusive mantida por alguns historiadores do nosso maior rival. Mas ela é totalmente desprovida de qualquer fundo de verdade.

Todo o boato se deu por conta de duas situações. A primeira é que, até 1914, o Corinthians de fato contava com alguns italianos e seus primeiros descendentes entre seus sócios, mas nenhum deles foi um dos 46 homens que assinaram a ata de fundação da Società Palestra Itália. Aliás, após o surgimento do nosso clube, o que houve foi uma debandada geral dos “oriundis” para o nosso quadro associativo.

A segunda é que, para poder completar o nosso time com vistas ao jogo nº 1 de nossa história, contra o Savoia de Votorantim/SP, tivemos de solicitar ao alvinegro o empréstimo de cinco atletas – Bianco, Fúlvio, Américo, Police e Amílcar.

Estas duas situações criaram a tal mentira que, às vezes, ainda é contada por aí, como você mesmo pôde ver no tal programa de TV.

Tem alguma dúvida sobre o Verdão? Escreva para [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>