BALTAZAR: O ARTILHEIRO DE DEUS SÓ NÃO BRILHOU NO VERDÃO

Mesmo assim, centroavante marcou 25 gols e faturou o título do famoso “Torneio do Café”.

Indiscutivelmente um dos melhores centroavantes do Brasil no começo dos anos 80, Baltazar era certeza de gol em quase todos os jogos em que atuava. Havia sido assim no Atlético/GO, clube que o revelou, e no Grêmio/RS, onde se destacou, ganhou fama em todo o País e, com méritos, chegou à Seleção Brasileira. 

O ex-atacante Baltazar em foto atual

 

Foi com todo este status que o camisa 9 chegou ao Verdão pela primeira vez, em 1982, emprestado pelo Tricolor gaúcho, pelo qual se sagrara campeão brasileiro do ano anterior, com direito a gol na finalíssima. Inacreditavelmente, Baltazar não foi tão bem assim no Verdão.

Na verdade, tornou-se mais outra vítima dos tempos em que a equipe ficou longe dos títulos mais importantes. Devolvido ao time gaúcho, foi por este emprestado ao Flamengo/RJ e, claro, lá voltou a brilhar, faturando seu bicampeonato nacional em 1983.

Acreditando que o jogador merecia uma nova chance, em 1984 outra vez a diretoria palmeirense lhe contratou, só que então de forma definitiva. Ainda que tenha se sagrado campeão de um torneio no Paraná, Baltazar novamente não brilhou com a camisa palmeirense – por isso, em junho daquele mesmo ano, foi negociado com o Botafogo/RJ. Anos mais tarde, voltou a fazer história no futebol ao se destacar no Atlético de Madrid/ESP.

Hoje, aos 51 anos, é empresário e agente Fifa.

Ficha Técnica

Nome: Baltazar Maria de Moraes Júnior
Data e Local de Nascimento: 17.07.1959, em Goiânia-GO
Posição: Centroavante
Estreia: 25.08.82 – Palmeiras 2 x 0 Ferroviária/SP
Despedida: 16.06.84 – Palmeiras 2 x 1 Sel. Interior/SP
Jogos: 70
Gols: 25
Títulos: Torneio do Café/84

Quer opinar sobre este texto? Escreva para senhor [email protected]

Obs.: Esta seção será atualizada em 22.03.2011

2 Responses to BALTAZAR: O ARTILHEIRO DE DEUS SÓ NÃO BRILHOU NO VERDÃO

  1. priscila rondina

    Estreia 25.08.82 – Palmeiras 2 x 0 Ferroviária/SP preciso das fotos deste dia, eu era a mascote que entrou com o baltazar em campo. saiu na gazeta esportiva, onde consigo?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Priscila.

      O jornal A Gazeta Esportiva tem um arquivo que pode ser acessado pelo público.

      Ligue para 3170.5954 e se informe.

      Boa sorte. E seja bem-vinda a esta seção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>