CORINTHIANS/SP 2 x 4 PALESTRA ITÁLIA

Ganhar no campo “deles” é muito, mas muito mais gostoso!

Todo mundo sabe que o pseudoestádio que o Corinthians/SP possui não é capaz de sediar nem mesmo um mero amistoso, dadas as diminutas dimensões de suas arquibancadas e numeradas. Mas, num passado muito distante, nosso maior rival teve lá o seu campinho. E, deve-se admitir, era até que razoável para os padrões futebolísticos da época.

O referido local ficava numa região então chamada de Ponte Grande, hoje conhecida como Ponte das Bandeiras, próximo ao Centro da Capital paulista. E é justamente sobre a inauguração do Campo da Ponte Grande que falaremos nesta semana.

Rio Tamanduateí, onde antigamente se encontrava o Campo do Corinthians/SP, a Ponte Grande, em 1918

A fim de fazer uma grande festa e conseguir também muito espaço na incipiente mídia esportiva da época, o Corinthians/SP resolveu convidar o Palestra Itália para o jogo inaugural. E para dar maior atrativo ao encontro, colocou em disputa uma taça, que seria de posse definitiva do vencedor do jogo.

O clássico aconteceu no dia 17 de março de 1918. Os donos da casa chegaram a estar vencendo por 2 a 0 e por 3 a 1 mas, mostrando muita garra, os palestrinos conseguiram chegar ao empate. O resultado de 3 a 3 impedia que o troféu tivesse um dono, e assim se decidiu que uma nova partida seria realizada.

Esta aconteceu em 23 de março daquele ano, novamente no Campo da Ponte Grande, é claro. Só que então foi bem diferente: o Palestra Itália esteve mortal e, ainda no primeiro tempo, o ponta-direita Caetano, primeiro carrasco palestrino da história do Derby, faria dois gols. Para melhorar nossa situação, Heitor ampliaria para 3 a 0, deixando nossa equipe numa ótima situação. Na etapa final, o Corinthians esboçou uma reação, diminuindo para 3 a 2, mas Ministro, no final do clássico, fez o quarto gol alviverde e deu número finais ao jogo.

A taça em disputa, claro, ficou em ótimas mãos (ou seja, nas nossas), mas o mais gostoso, mesmo, foi dar a volta olímpica diante da torcida “deles”.

Ficha Técnica

Torneio de Inauguração do Campo da Ponte Grande/1918

Jogo: Corinthians/SP 2 x 4 Palestra Itália
Data: 23/03/1918 Horário: 15h45
Local: Campo da Ponte Grande, em São Paulo/SP
Árbitro: Godinho Cerqueira
Gols: Caetano (2), Heitor e Ministro (Palestra); Neco e Américo (Corinthians)

Escalações:

Pizzocaro; Adelino e César Nunes; Gano, Spesani e Ciasca; Américo, Amílcar, Bororó, Neco e Basílio.

Flosi; Bianco e Grimaldi; Pedretti, Picagli e Fabbi; Caetano, Ministro, Heitor, Imparato e Martinelli.

Quer opinar sobre este texto? Escreva para [email protected]

Obs.: Esta seção será atualizada em 18/03/2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>