A GENTE INVADIU A PRAIA DELES

Hoje, uma viagem de avião entre São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ leva cerca de 45 minutos. Se o trajeto for cumprido de carro, o tempo aumenta para cerca de 5 horas e meia. Mas até janeiro de 1951, quando foi inaugurada a Rodovia Presidente Dutra, gastava-se mais de 20 horas para se ir de uma cidade a outra, já que a estrada que as ligava, construída em 1928, era precária e repleta de curvas.

Todo o parágrafo acima se fez necessário para que tenhamos uma ideia da aventura à qual jogadores do Palestra Itália e do São Cristóvão/RJ tiveram de se submeter em 1918, quando disputaram dois amistosos, um em cada Capital. O detalhe interessante daqueles jogos é que eles foram os primeiros que o alviverde disputou contra uma equipe não paulista.

É verdade que o primeiro jogo não foi muito bom para nós. Atuando no bairro do Andaraí, onde hoje se encontra a sede do América Futebol Clube/RJ, nosso time perdeu por 4 a 3. A curiosidade da partida foi que o grande herói do jogo, autor dos quatro gols do time carioca, foi o centroavante com nome de goleiro – ou melhor, de futuro goleiro: Leão.

Mas ainda haveria a partida de volta, disputada em Sampa. O jogo aconteceu no dia 20 de janeiro de 1918, no Campo do Floresta e, para ficar com o troféu em disputa (isso mesmo: embora amistosos, os encontros daqueles tempos sempre reservavam algum prêmio aos seus vencedores), o Palestra teria de vencer por pelo menos dois gols de diferença.

Por isso nossa equipe partiu com tudo e, ao fim do primeiro tempo, já vencia por 3 a 0, gols de Ministro, Heitor e Caetano. Na etapa final, o grande artilheiro Heitor ampliou o placar e, já no fim do jogo, a “fera” Leão fez o gol de honra do São Cristóvão. Placar final: Palestra, 4 a 1. Ao apito do árbitro Sylvio Lagrecca, o capitão Bianco levantou a Taça Jornal do Commercio, sob intensos aplausos da torcida palestrina.

Abaixo, você confere os dados disponíveis deste jogo, que marcou a primeira vitória do nosso time sobre uma equipe de fora do Estado de São Paulo. Infelizmente, informações sobre o tempo dos gols ou mesmo a escalação do São Cristóvão/RJ não são conhecidas. Afinal, o jogo aconteceu há mais de 93 anos!

Ficha Técnica

Amistoso Interestadual/1918

Jogo: Palestra Itália 4 x 1 São Cristóvão/RJ
Data: 20/01/1918 Horário: 15h45
Local: Campo do Floresta, em São Paulo/SP
Árbitro: Sylvio Lagrecca
Gols: Ministro, Heitor e Caetano, no 1º; Heitor e Leão, na etapa final

Flosi; Bianco e Grimaldi; Bertolini, Picagli e Fabbi; Caetano, Ministro, Heitor, Imparato e Taurisano.

Quer opinar sobre este texto? Escreva para [email protected].

Obs.: Esta seção será atualizada em 11/03/2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>