PALESTRA 3 x 0 CORINTHIANS/SP – “ELES” JÁ COMEÇARAM PERDENDO

Uma rivalidade não começa por acaso, do nada, sem que algum motivo muito sério a tenha provocado, certo?

Nem sempre. Pelo menos à de Palestra Itália e Corinthians/SP tal frase não se aplica. Quando os dois clubes, pela primeira vez, se viram frente a frente, já não nutriam nenhuma simpatia recíproca.

Se oficialmente nada havia que explicasse tal rixa, extra-oficialmente ambas as equipes já travavam uma espécie de “Guerra Fria”, pois já desfrutavam de grande apelo popular. Daí a briga – velada, é verdade, mas também real -, para se saber quem, afinal, era o melhor time e consequentemente também o mais merecedor dos novos fãs do futebol.

E nada melhor para tanto que uma partida oficial, válida pelo Campeonato Paulista. A rivalidade teve início exatamente às 15h45 de um domingo ensolarado, 6 de maio de 1917, quando o árbitro Alfredo Gullo apitou, no Parque da Antarctica Paulista, o início do clássico.

Tendo em seu elenco o extraordinário atacante Neco, segundo melhor jogador do Brasil na época – só o superava Arthur Friedenreich – o Corinthians tinha certeza da vitória. Afinal, do outro lado estavam apenas alguns italianos recém-saídos das fraldas. Mas, logo de cara, viu-se que as coisas não seriam exatamente assim. O primeiro tempo, aliás, foi bastante equilibrado, e terminou sem gols.

Na etapa final, porém, tudo mudou. Logo aos 15 minutos, o ponta-direita Caetano abriu o placar para o Palestra Itália. Mais interessante, porém, foi o que aconteceu logo após : o Corinthians teve de partir para o ataque e buscar o empate, mas com isso abriu totalmente sua defesa. Caetano, mais uma vez, balançou as redes aos 25 minutos e, impossível, fez o terceiro aos 39 minutos, decretando o placar final.

Sim, meus amigos, logo na primeira vez que tiveram de nos enfrentar, “eles” levaram uma surra daquelas. E Caetano, desta forma, foi o escolhido pelos deuses do futebol para ser o primeiro herói dentre tantos outros que já inscreveram seus nomes na história deste derby.

Confira a Ficha Técnica da histórica partida:

Campeonato Paulista/1917 – 1º Turno

Jogo: Palestra Itália 3 x 0 Corinthians/SP
Data: 06/05/1917 – Horário: 15h45
Local: Parque da Antarctica Paulista, em São Paulo/SP
Árbitro: Alfredo Gullo
Gols: Caetano aos 15, aos 25 e aos 39 minutos do segundo tempo

Escalações

Flosi; Bianco e Grimaldi; Bertolini, Picagli e Fabbi; Caetano, Ministro, Heitor, Orlando e Martinelli.

Russo; Adelino e Casemiro; Ciasca, Plínio e César Nunes; Américo, Marconi, Amílcar, Apparício e Neco.

Obs.: Esta seção será atualizada em 25/02/2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>