Mesmo favorito, Palestra não fatura tri em 1928. Mas isso não significa que passou em branco…
Após se sagrar bicampeão paulista, todos esperavam que o Palestra Itália Itália partisse, célere, rumo ao tri em 1928. Afinal, a equipe era praticamente a mesma – o único nome de peso a deixar o clube foi o goleiro Primo, após quase 10 anos como dono da meta alviverde, que encerrou sua carreira. Além disso, dentre os nossos principais adversários não parecia haver nenhum que pudesse nos ombrear.
Mas o futebol, como sabemos, tem lá os seus caprichos, e eles sempre se fizeram presentes. Talvez por isso o Verdão, franco favorito à conquista da taça, tenha terminado o Campeonato Paulista daquele ano numa humilde 3ª colocação.
Enganam-se, porém, aqueles que pensam que nossa equipe passou em branco naquela temporada. Antes mesmo do início do Paulistão, mais uma vez a APEA – Associação Paulista de Esportes Atléticos – organizou uma espécie de tira-teima entre os campeões da Cidade, conhecido como “citadino”, e o do Interior do ano de 1927.
Explicando: do começo dos anos 20 até o início dos 30, existia no futebol paulista a chamada “Taça Competência”. Geralmente em uma única partida mas, também, algumas vezes disputada em dois jogos, ela marcava o encontro do campeão estadual contra o vencedor do torneio do Interior, que assim disputavam não só o troféu como, também, o status de melhor time de São Paulo, ao menos na teoria.
Campeão paulista em 1920, o Palestra Itália acabou surpreendido no início do ano seguinte, quando em pleno Parque Antarctica foi derrotado pelo Corinthians de Jundiaí/SP por 2 a 1, perdendo desta forma a chance de obter sua primeira “Taça Competência”. O troco veio em 1927 quando, por ter sido o campeão paulista de 1926, o Verdão disputou o titulo com o Elvira, de Jacareí/SP, e o massacrou:10 a 0!
O adversário em 1928 foi o Botafogo de Ribeirão Preto/SP, digno vencedor interiorano na temporada anterior. O jogo único aconteceu no 20 de maio, no Parque Antarctica, e nossa equipe não teve nenhuma dificuldade para golear a “Pantera” por 5 a 0, garantindo desta forma o bicampeonato da então tradicional disputa.
Abaixo, você confere os dados da partida:
Taça Competência/1927
Jogo: Palestra Itália 5 x 0 Botafogo/SP
Data: 20/05/1928 – Horário: 15h00
Local: Estádio do Parque Antarctica, em São Paulo/SP
Árbitro: Benjamin Bevilacqua/SP
Gols: Ministrinho aos 7, Heitor aos 25 e Perillo aos 35 minutos do primeiro tempo. Heitor aos 7 e Miguelzinho aos 11 da etapa final.
Equipes
Rabelo; Bianco e Miguel Paschoarelli; Xingo, Amílcar e Serafini; Ministrinho, Miguelzinho, Heitor, Lara e Perillo.
Joãozinho; Horácio Fracino e Zé de Paula; Córnea, Odylon e Perito; Cobra, Piquetote, Neves, Palito e Colette.
ATENÇÃO: ESTA É UMA OBRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, SENDO PROIBIDA SUA DIVULGAÇÃO TOTAL OU MESMO PARCIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. OS INFRATORES SERÃO RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE.