MALDITA COPA AMÉRICA!!!

Parada do Brasileirão foi péssima para o Palmeiras. E já são 5 jogos sem vencer…

Tenho mais de 30 anos de carreira no Jornalismo Esportivo, escrevi cinco livros tendo o futebol como tema principal ou secundário, assisti há mais de 1.500 partidas, tanto em estádios quanto pelo TV. E, mesmo assim, há coisas que ainda não consigo entender, e acredito que jamais conseguirei. Uma delas é como uma equipe que está muito mal consegue, como em um passe de mágica, melhorar de forma surpreendente, ou então como um time que vem extremamente bem, de repente, desaprende a jogar. Isso é um mistério, o qual apenas os deuses do futebol sejam capazes de explicar.

Obviamente, meus amigos, a última colocação se refere ao Palmeiras, o que é lamentável, claro. Antes da paralisação para a disputa da Copa América, vencemos nada menos do que 10 jogos seguidos. Depois de um breve período de descanso, entramos em campo sete vezes, ganhamos apenas uma, empatamos três, fomos eliminados da Copa do Brasil e não ganhamos há cinco partidas. E hoje, diante de nossa torcida e frente a um adversário que melhorou muito após passar a ser dirigido por Wanderley Luxemburgo, mas que ainda assim nos é infinitamente mais fraco, não só empatamos como, aliás, poderíamos tranquilamente ter perdido, já que foi o Vasco da Gama/RJ, e não o Palmeiras, quem mais perto esteve da vitória.

O que mais tem me preocupado nem é esta sequência já incômoda de insucessos, mas sim o futebol que não temos jogado. Não que antes, quando vinha ganhando, o Verdão enchesse os olhos de alguém, mas neste mês de julho a bola que a equipe tem apresentado é ridícula. Nossos laterais quase não apoiam, nossa zaga vira e mexe falha, nosso meio-campo praticamente não cria e nosso ataque não conclui – e não importa se quem compõe estes setores são titulares ou suplentes. Até porque, com todo o respeito que merece o time de São Januário devido à grandeza de sua história, o fato de termos poupado sete jogadores (Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez, Diogo Barbosa, Felipe Melo – este suspenso – Willian Bigode e Borja) não justifica o tropeço que sofremos.

Outro detalhe que me incomoda muito são as declarações do nosso velho treinador. Elas me fazem lembrar em muito tudo o que ele falava em 2012, quando foi o principal responsável pelo nosso rebaixamento. Numa hora, não sabe dizer o que acontece; noutra é evasivo e pouco esclarecedor nas respostas; e, pior ainda, quase sempre usa de ironia para rebater as críticas que recebe ou explicar os erros que comete, ação inerente a covardes e incompetentes.

De qualquer forma, pelo elenco que possuímos, este momento bastante complicado por que passamos pode acabar rapidamente com uma ou duas vitórias seguidas e convincentes. E, vale lembrar, os dois próximos jogos são contra Godoy Cruz/ARG e Corinthians/SP.

Chance melhor para dar um chute na bunda desta crise e voltar à normalidade não poderia haver.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 5,5
SATISFATÓRIO

JEAN – 5
REGULAR

ANTÔNIO CARLOS – 6
BOM

EDU DRACENA – 5,5
  SATISFATÓRIO

VICTOR LUÍS – 5
  REGULAR

THIAGO SANTOS – 4,5
  RUIM

BRUNO HENRIQUE – 5,5
  SATISFATÓRIO

GUSTAVO SCARPA – 5,5
SATISFATÓRIO

HYORAN – 6
  BOM

ARTHUR CABRAL – 4,5
RUIM

DUDU – 5,5
  SATISFATÓRIO

LUIZ FELIPE SCOLARI – 5,5
SATISFATÓRIO

RAPHAEL VEIGA – 5,5
SATISFATÓRIO

MATHEUS FERNANDES – 5,5
  SATISFATÓRIO

CARLOS EDUARDO – 5,5
  SATISFATÓRIO

Créditos Fotos: César Greco (Palmeiras/Divulgação)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

19 Responses to MALDITA COPA AMÉRICA!!!

  1. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO … eu assisti o video do Luxemburgo no vestiário do Vasco antes da partida e ele tem razão, dentro de campo são onze contra onze, homens contra homens. Opaaa !!! mas, vamos lá, homens que ganham até dez vezes mais que outros, devem mostrar o porque disso. Eu torço pelo Felipão, mas me desculpe, não esta na hora de poupar oito titulares numa partida que poderiamos perder a liderança. Deveria ter jogado no minimo com 7 titulares desde o inicio. Não temos três times como alguns contam, temos um e esse, ainda caiu de rendimento. Acho que falta mudança de postura. Amanhã iremos ganhar de 3×0 e contra “eles” chegaremos mais fortes, mas todos sabemos que la, a pegada é outra e nosso espirito de jogo deve ser estilo a do Felipe Melo, caso contrario, iremos perder novamente e virar piadinha.

    • Márcio Trevisan

      Vc tem razão, Ildebrando.

      Temos de ganhar bem do GC/ARG e, pelo menos, empatarmos no domingo.

      Se mais uma derrota vier no campo “deles”, a situação ficará muito complicada.

      E, vale lembrar, contra “eles” a arbitragem sempre costuma nos atrapalhar.

      Abs.

  2. bom dia marcio,o time está sem pegada, caiu muito depois da parada,jogadas manjadas pelo adversário, treinador sem opçoes táticas, e mau planejamento quanto escalaçoes time titular e alternativ.Este jogo contra o vaa co deveria ser time titular,e contra o ceará , time alternativo,dado o desgaste do joago anterior, enfim

    • Márcio Trevisan

      Concordo, Canuso.

      Creio que o time titular contra o Ceará/CE foi porque a CT queria dar uma resposta rápida após a eliminação na Copa do Brasil.

      Mas que foi um erro estratégico, foi.

      Abs.

  3. Esse desdém do Felipão com a torcida do Palmeiras vem desde os anos 90, mas como naquela época ele ganhava os jogos decisivos, essa falta de educação passava batida, diria até que era levada com bom humor pela torcida. Inacreditável a arrogância e soberba desse senhor, ele pesa o clima no clube, não tem outra jogada e insiste em fazer de conta que tá tudo normal e tranquilo. Um mês só de treinamento, em parte é bom pra derrubar aquela desculpinha desses treinadores de que o time não vai bem porque falta tempo pra treinar. Esqueçam 2019 se continuar com o Felipão. Quero só ver o próximo jogo e sabemos contra quem é…pra nós o maior rival, o jogo do ano…para os jogadores….é o mesmo que enfrentar o XV de Piracicaba…eles não se importam, não tão nem aí.

    • Márcio Trevisan

      Ed: apenas uma correção.

      Antes do jogo contra “eles”, teremos a partida diante do Godoy Cruz/ARG.

      Abs.

      • Bem lembrado Márcio, acabei esquecendo desse jogo da Libertadores…que semana tensa essa…quero nem ver !!!

        Abraços.

  4. Boa noite, Márcio.

    Por mais defeitos que tenha o Felipão – irônico com a imprensa, turrão, apático à beira do campo em momentos que precisam de maior envolvimento dele, aparente indiferença ao péssimo momento vivido e às cobranças da torcida, “paizão” de alguns que merecem um puxão de orelha, etc. – há de se reconhecer uma coisa: ele está tentando mexer no time e encontrar quem esteja disposto a jogar. O que mais ele pode fazer se ninguém joga? Ou será que ninguém quer jogar?

    Parafraseando o que disse o Borja após o jogo de ida contra o Godoy Cruz, ninguém esquece como se joga futebol. Nossos jogadores certamente não esqueceram, mas a queda de rendimento de todo o elenco é surpreendente.

    Só vejo uma explicação: o que estávamos vivendo no campeonato brasileiro era uma ilusão e um absoluto ótimo momento. O que estamos vivendo agora é, na verdade, a realidade do time do Palmeiras.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      É cedo para uma conclusão tão pessimista, Valter.

      Vamos dar tempo ao tempo, esperar o fim do Primeiro Turno do Brasileirão e ver o que acontece.

      Abs.

  5. Boa noite a todos!
    Maldita copa América nada.
    Malditos vagabundos pipoqueiros.
    Inadmissível oque esse time milionário tá jogando.
    O Artur Cabral não foi bem, mas eu duvido que o velho teimoso vai dar uma sequência pra ele.
    O RV sempre que entra não muda nada o jogo.
    TS, não acerta passear 1 metro.
    Só de bom foi a entrada do Matheus Fernandes.
    Merece mais oportunidades.

  6. Roberval Vicente Rosa

    Não ganha UMA !!!!!!!!! Tudo que o Márcio disse eu já havia dito em 22/07/2019: “Boa noite irmãos palmeirenses.

    Já notaram que toda vez que há uma parada no campeonato em que o time está disputando, ele fracassa? Ainda não é o caso por ter muitos jogos pela frente (Copa do Brasil já era !!!!), mas desde a parada para essa m…. de Copa América, não ganhou mais NENHUMA!!! Não que viesse jogando bem, ganhou cada jogo com as calças nas mãos, caramba !!!!!!”

    Hoje me recuso a comentar o técnico covarde e retranqueiro, pois a Galaxia sabe o que penso dele.

    Jogar com “reservas” não é desculpa, pois não diziam que o clube tinha TRÊS TIMES e que PODIA jogar TRÊS campeonatos simultâneos? Copa do Brasil e Paulistão já foram para o espaço !!!!!!!!

    Sei nãoooooo….estou com um mau pressentimento em relação a esse Godoy Cruzzzzzz !!!!!!!

    Abração, Márcio e amigos.

    Roberval

    • Márcio Trevisan

      Roberval: teremos de ser muito, mais muito incompetentes para perdermos a vaga para o GC argentino.

      Sinceramente, não acredito.

      Abs.

  7. Roberto Alfano

    Boa tarde, realmente não da para explicar, já está na hora de dar um basta e voltar a jogar um bom futebol, nossa imensa torcida não merece.

    Como você informou na sua crônica, caro Trevisan, maldita Copa América!!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: as respostas têm de vir na terça, pela Liberta, e no domingo, contra “eles”.

      Senão…

      Abs.

  8. Maldita Copa América. E o Verdão jogando com preguiça. Será que o Palmeiras está tendo problemas internos? Esse Ramires chegou (bichado) com salário acima dos demais, isso pode ser a causa do problema? E, por fim, hoje o Trevisan estava bonzinho, distribuiu notas para todo mundo. Eu daria ZERO para todos. Abraços.

    • Roberval Vicente Rosa

      Não ganha UMA !!!!!!!!! Tudo que o Márcio disse eu já havia dito em 22/07/2019: “Boa noite irmãos palmeirenses.

      Já notaram que toda vez que há uma parada no campeonato em que o time está disputando, ele fracassa? Ainda não é o caso por ter muitos jogos pela frente (Copa do Brasil já era !!!!), mas desde a parada para essa m…. de Copa América, não ganhou mais NENHUMA!!! Não que viesse jogando bem, ganhou cada jogo com as calças nas mãos, caramba !!!!!!”

      Hoje me recuso a comentar o técnico covarde e retranqueiro, pois a Galaxia sabe o que penso dele.

      Jogar com “reservas” não é desculpa, pois não diziam que o clube tinha TRÊS TIMES e que PODIA jogar TRÊS campeonatos simultâneos? Copa do Brasil e Paulistão já foram para o espaço !!!!!!!!

      Sei nãoooooo….estou com um mau pressentimento em relação a esse Godoy Cruzzzzzz !!!!!!!

      Abração, Márcio e amigos.

      Roberval

      Se a maioria do time teve atuação “satisfatória” por que o resultado do jogo NÃO foi SATISFATÓRIO? Satisfatório só se tivesse GANHADO !!!!!

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: o Ramires não tem nada a ver com a queda de rendimento. Até porque ninguém ganha mais do que o US$ 1 milhão que o Dudu recebe por mês.

      Todo time passa por isso, e de repente é até bom que conosco aconteça agora, pois temos muito tempo para nos recuperarmos.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>