CAP. 159 – O DIA EM QUE O ÁRBITRO GANHOU DO PALMEIRAS

“O Palmeiras está de luto. A televisão levou para todo o País a vergonha que é o futebol paulista. O diretor do Departamento de Árbitros da FPF houve por bem afrontar o Palmeiras. A máfia funcionou novamente”.

As frases acima bem poderiam ter sido ditas pelo presidente Maurício Galiotte, logo após a escancarada interferência externa no jogo final do Paulistão de 2018. Mas foram proferidas há quase 32 anos por Nélson Tatini Duque, supremo mandatário palmeirense naquela época, e se aplicam ao pós-jogo da primeira semifinal daquele torneio estadual, a qual perdemos para o Corinthians/SP por 1 a 0.

Ulysses Tavares da Silva Filho: o árbitro que “ganhou” do Palmeiras

Ulysses Tavares da Silva Filho, declarado torcedor do São Paulo/SP, foi o grande protagonista daquele derby. Fez o que pôde e o que não pôde para impedir que o Verdão saísse na frente na briga por uma vaga na grande final da competição. Foi tão escancarada a ajuda que deu à equipe de Parque São Jorge que, não à toa, dois dias mais tarde a revista “Placar” chegou às bancas com a seguinte manchete: “O Dia em que o Juiz Ganhou do Palmeiras”.

Os erros do citado árbitro foram tantos que seria necessário mais do que um capítulo para descrevê-los em sua totalidade. Por isso, nos atemos agora apenas aos mais significativos:

42’ do 1º tempo – Vágner Bacharel abre o placar, mas o juiz anula o gol alegando impedimento do zagueiro;

Intervalo – Após reclamar muito, o diretor de futebol Nicola Racciopi é expulso,

7’ do 2º tempo – O lateral-esquerdo Denys recebe um cartão amarelo, o meia Edu Manga cobra explicações e recebe o cartão vermelho;

28’ do 2º tempo – Mirandinha chuta, Edevaldo tira com a mão em cima da linha e o árbitro não marca o pênalti e nem expulsa o zagueiro alvinegro;

40’ do tempo – O lateral-direito Édson Boaro (que anos mais tarde defenderia o nosso clube) recebe, impedido na linha de fundo, cruza e o meia Cristóvão Borges (hoje treinador) marca aquele que seria o gol da vitória corintiana. Após muita reclamação dos palmeirenses, o meia Jorginho Putinatti recebe o cartão vermelho, mas diante da ameaça dos demais jogadores do Palmeiras em abandonar o gramado, Ulysses volta atrás em sua decisão e, para disfarçar, expulsa dois suplentes: o goleiro Zetti e o zagueiro Amarildo.

Em síntese, meus amigos: fomos roubados de forma descarada (confiram alguns destes lances no link https://www.youtube.com/watch?v=ZdlU_fJ_1e0) e perdemos a vantagem que tínhamos devido à melhor campanha que cumpríramos na fase de classificação. Agora, não nos restaria outra opção senão vencermos nosso maior rival na quarta-feira seguinte no tempo normal e, de quebra, pelo menos segurarmos o empate na prorrogação que, neste caso, aconteceria.

E será justamente sobre este tema que falaremos em nosso próximo encontro.

ATENÇÃO: ESTA É UMA OBRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, SENDO PROIBIDA SUA DIVULGAÇÃO TOTAL OU MESMO PARCIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. OS INFRATORES SERÃO RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>