CAP. 80 – O MAIOR DO BRASIL. E JÁ FAZ TEMPO…

Todo palmeirense sabe que nosso time tem quatro títulos brasileiros, ganhos em 1972, 1973, 1993 e 1994. Ainda que tardiamente, porém, a CBF se curvou à realidade dos fatos e passou a reconhecer também como conquistas nacionais as Taças Brasil e os Torneiro Roberto Gomez Pedroza, dos quais falaremos mais adiante. Mas ficaram faltando duas outras glórias que, infelizmente, provavelmente não terão o mesmo reconhecimento. Falamos do título de Campeão Honorário do Brasil, objeto de nosso assunto neste capítulo.

Da primeira conquista, em 1926, já falamos, e muito, nesta seção. Assim, seguindo a linha do tempo, relembramos agora o bicampeonato obtido pelo Verdão neste confronto entre os campeões paulista e carioca.

Por motivos que o longo passar dos anos fez questão de esquecer e também não registrar, tal partida entre o melhor de São Paulo e o melhor do Rio de Janeiro só voltou a acontecer 22 anos depois, quando a disputa envolveu o Palmeiras, campeão bandeirante do ano anterior, e Vasco da Gama/RJ, grande time brasileiro da época e que, devido a seu enorme talento, ficou conhecido como “Expresso da Vitória”. Nomes como o do goleiro Barbosa, do meia Jair Rosa Pinto (o famoso Jajá, que pouco tempo depois se tornaria palmeirense) e o centroavante Ademir, entre outros, eram os maiores craques do nosso futebol.

Eis que, pois, o tira-teima foi acertado. No primeiro jogo, disputado no Pacaembu em 7 de janeiro de 1948, o Verdão fez valer os fatores campo e torcida e faturou a equipe carioca por 2 a 1, com gols de Lula, o “Canhão do Parque Antártica”, e Canhotinho. A segunda partida aconteceu em São Januário, estádio de propriedade da equipe cruzmaltina, que também se valeu disso para devolver a derrota – 3 a 1. Nosso gol foi marcado pelo centroavante Bovio.

Foi preciso que uma “negra” acontecesse, pois estava em jogo a honra de ser a melhor equipe do futebol brasileiro. E a partida em questão foi disputada, novamente, no Pacaembu. Naquela noite de quarta-feira, 4 de fevereiro, a torcida esmeraldina pôde, mais uma vez, explodir de alegria. Com gols de Lima, o “Garoto de Ouro”, e Arturzinho, o Verdão venceu por 2 a 1 e, assim, colocou mais uma faixa de campeão do Brasil no peito.     

Como se vê, na prática o Palmeiras não é apenas octacampeão brasileiro, mas sim decacampeão!

ATENÇÃO: ESTA É UMA OBRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, SENDO PROIBIDA SUA DIVULGAÇÃO TOTAL OU MESMO PARCIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃODO AUTOR. OS INFRATORES SERÃO RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE.

 

Para ler os capítulos anteriores, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>